Rui Car
29/10/2018 10h45 - Atualizado em 29/10/2018 08h24

Uma carta a mim mesma antes do meu diagnóstico de câncer de mama

“Você pode. Você é mais forte do que pensa”: Texto de Kim MacDonald

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Querida Kim antes do câncer de mama,

 

Você sabia que algo estava errado, não? Você estava acostumada a repetir exames depois de ultrassonografias e mamografias que mostravam que havia algo estranho. Um pânico leve era seguido pelo alívio sempre que isso acontecia. “É só um cisto,” eles concluíam. Foram tantos alarmes falsos que ficou difícil acreditar quando o problema realmente apareceu. Fico feliz por você ter lutado por respostas. Antes tarde do que nunca, certo?

 

Você foi diagnosticada com câncer de mama. Respire fundo. A Kim do futuro está digitando este texto, tomando um café e planejando ir a uma aula de ioga e trabalhar mais tarde. Você conseguiu! Eu pensei que seria melhor já contar o resultado final para aliviar a maior preocupação da sua vida.

 

Sei que você tem muitas perguntas. Você ouviu o plano do seu oncologista, que inclui oito sessões de quimioterapia, uma mastectomia e 25 sessões de radiação. Este é o procedimento normal. Muitas mulheres fazem a cirurgia primeiro, mas o seu tumor, do tamanho de uma bola de tênis, é grande demais. A quimioterapia vai ajudar a encolhê-lo, então você vai começar por ela.

 

Quimioterapia (Foto cortesia de Kim MacDonald)
 

A quimioterapia é ruim, mas a boa notícia é que ela não é tão ruim quanto você imagina. Você vai se sentir mal por cerca de três dias, a cada duas semanas. Você vai conseguir lidar com isso. Você não vai vomitar como acontece nos filmes, porque existem medicamentos poderosos para prevenir isso. Seu médico quer que tudo ocorra da forma mais suave possível para você, então, se sentir algum efeito colateral, ele vai receitar algo para aliviá-lo. A lista de possíveis efeitos é longa e variada, e muda de acordo com cada sessão, o que é estranho. Mas repito, você vai conseguir lidar com isso.

 

Você vai raspar a cabeça antes de perder o seu cabelo. Esta foi uma decisão inteligente. É mais fácil ver o cabelo curto caindo do que o comprido. Isso vai começar a acontecer logo depois da sua segunda sessão. Pouco a pouco, até que você fique completamente careca. Eu não vou mentir, esta parte do processo não é agradável, mas você não vai ficar tão feia quanto imagina. Você vai usar perucas, lenços e chapéus, e vai se sentir bem na maioria dos dias. Em alguns momentos você só vai querer chorar, e não há problema nisso. Não dá para ser forte e positiva o tempo todo.

 

Uma coisa que você não sabe é que a quimioterapia vai levá-la a uma menopausa precoce, e não há como voltar atrás. Prepare-se para os calores. Isso perderá a importância depois de um tratamento contra o câncer, mas é chato saber que você poderia ter vivido sem estes sintomas por alguns anos.

 

Antes que eu lhe diga o que você precisa saber sobre a cirurgia, vou dizer algo maravilhoso. O apoio e o amor que você vai receber durante todo este processo vão ser diferentes de tudo que você já experimentou na sua vida. Você decidiu tornar o seu diagnóstico público, e não se arrependeu nem por um minuto. Esta é uma analogia estranha, mas me acompanhe. É quase como estar no seu próprio funeral. As pessoas pensam que você pode morrer, então elas falam o que realmente sentem a seu respeito. Como você não está trabalhando, pode passar boa parte do seu tempo com as pessoas que mais ama. E isso vale para os dois lados: você também diz aos outros o que sente em relação a eles. Há muito carinho e amor neste processo. Neste mundo louco e atarefado, estes momentos não têm preço.

 

Radiação (Foto cortesia de Kim MacDonald)
 
 

Voltando à cirurgia. Você tem bastante tempo para pensar nesta parte antes que ela realmente aconteça, o que é bom e ruim ao mesmo tempo. Você vai decidir fazer uma dupla mastectomia e não vai querer fazer uma cirurgia de reconstrução. Você vai continuar satisfeita com esta decisão um ano e meio depois. Estas escolhas serão feitas com base na agressividade do seu câncer. Você não tem muito controle, mas acredita que pode mitigar alguns riscos com estas ações. Seus médicos nem sempre vão concordar com as suas escolhas. Eles vão aceitá-las, então continue insistindo no que você realmente quer.

 

A cirurgia não é muito dolorosa, e você sairá do hospital no dia seguinte. Depois de um ou dois dias, só um Tylenol basta para a dor. Os drenos pendurados no seu corpo estarão presentes por algumas semanas, e você não vai gostar deles. Tudo isso faz parte do processo. Você vai ficar bem.

 

O aspecto mental é mais desafiador. Você vai ter dificuldade com isso. Muita dificuldade. Não ajuda nada ouvir ‘Shape of You’ tocando no rádio a cada meia hora. Depois tudo fica mais fácil. Basta imaginar-se aos 11 anos de idade, e esta será você novamente. Tudo parece perfeitamente normal, com a ajuda de próteses ou seios de tricô. Você não terá mais que se preocupar com a gravidade, e isso é bom. À noite você vai colocar a mão sobre o seu peito e conseguirá sentir o seu coração bater como nunca sentiu antes. Esta é uma lembrança de que você ainda está viva. Lembre-se de comemorar isso.

 

Seu cabelo vai começar a crescer novamente assim que você terminar a quimioterapia, mas o processo será mais lento do que você gostaria. Não se esqueça de que você está começando do zero. Agora, enquanto escrevo isso, seu cabelo é grosso e tem um corte bob curtinho. Você se parece consigo mesma outra vez, e isso te faz feliz. O que eu posso dizer? Nós somos vaidosas com o nosso cabelo. Seja paciente. O tempo voa, mesmo quando você não está se divertindo, e seus fios vão voltar.

 

Foto cortesia de Kim MacDonald
 

Você tem cerca de oito semanas para se recuperar da cirurgia antes de começar a radiação. Este é, de longe, o menos árduo dos três grandes tratamentos contra o câncer de mama, mas não é uma festa. É incrível que você tenha passado por tanta coisa até chegar a este ponto, então a sua percepção do que é difícil mudou drasticamente. Você vai fazer as suas primeiras tatuagens por causa da radiação. Eles precisam fazer duas tatuagens minúsculas no seu peito para saber exatamente onde devem mirar os raios. Elas se parecem com qualquer outra sarda presente no seu corpo, então você nem vai notá-las.

 

Você vai se deitar em uma mesa enquanto os profissionais ajustam o seu posicionamento. Todos vão sair do quarto durante a sessão, enquanto uma música toca no ambiente. Não é demorado e nem doloroso, mas você terá uma certa dificuldade emocional para lidar com a situação. Você vai se sentir um pouco como um pedaço de carne deitada naquela mesa, com suas cicatrizes e seu peito expostos daquele jeito. Todo mundo é gentil e atencioso, e eles não têm a intenção de fazer você passar por isso. A maioria das pessoas não tem dificuldade com a radiação, mas você terá. Talvez você fique com uma queimadura solar terrível, mas como todo o resto, ela também vai sarar. Você vai ter que ir ao hospital cinco dias por semana durante cinco semanas, então quando tudo terminar, você será invadida por uma grande sensação de alívio.

 

Estes são os pontos principais. Você vai visitar a sala de quimioterapia a cada três semanas, durante um ano, para receber infusões de Herceptin. Este é um medicamento milagroso e não é preciso se preocupar com ele. Você vai se familiarizar com agulhas, ressonâncias magnéticas, cintilografias ósseas, ultrassonografias e exames de raios X. Será preciso fazer duas pequenas cirurgias além da operação principal, mas você não vai nem piscar.

 

Você vai conseguir. Você é mais forte do que imagina. Isso vai mudar a sua vida para sempre, mas você encontrará um propósito nesta luta. Não tenha medo.

Justen Celulares