Rui Car
21/03/2018 16h10 - Atualizado em 21/03/2018 13h51

Veja o que acontece com o seu corpo quando você está feliz

Só vantagens!

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Hoje é o Dia Internacional da Felicidade *emoji sorridente* e, apesar de sabermos que não é possível se sentir feliz num estalar de dedos, essa é uma boa oportunidade para celebrar alguns dos benefícios que a felicidade oferece à saúde.

 

De acordo com uma pesquisa, as pessoas felizes são menos propensas a doenças, mais propensas a alcançar seus objetivos e a ganhar uma média maior de dinheiro do que aqueles que nunca levantam da cama com o pé direito.

 

Quem prefere ver o lado positivo das coisas chega a viver, em média, sete anos e meio a mais do que aqueles que sempre enxergam o copo metade vazio (é semelhante ao efeito que não fumar poderia ter na sua vida!)

 

Claro que sabemos que a felicidade tem um efeito positivo para a nossa saúde mental, mas há muitas outras formas despercebidas de influenciar outros aspectos do nosso corpo…

 

Sua pele

Quer saber o seu nível de felicidade? Repare na sua pele. “A pele é o órgão mais sensível do corpo para avaliar a felicidade de uma pessoa”, aconselha o Dr. Andrew Affleck, dermatologista e consultor nos hospitais BMI Fernbrae e BMI Albyn, na Escócia.

 

“Se você estiver feliz e relaxado, sua pele também ficará feliz, com o fluxo sanguíneo ideal (nem pálida nem muito avermelhada) e sem o suor em excesso que se costuma sentir quando está estressado ou ansioso.”

 

O Dr. Anton Alexandroff, dermatologista e consultor do BMI The Manor Hospital em Bedford, concorda com essa afirmação.

 

“Quando as pessoas estão felizes, elas produzem hormônios chamados endorfinas – há evidências de que as endorfinas estão envolvidas no fortalecimento da barreira cutânea, têm um efeito anti-inflamatório e promovem a cicatrização de feridas”, explica ele.

 

“Então, quando você está feliz, pode-se dizer que você também está menos propenso a sofrer de dermatite e psoríase e terá mais chances de uma melhor e mais rápida cicatrização.”

 

Em contrapartida, o Dr. Affleck afirma que a sensação de infelicidade pode agravar muitos distúrbios da pele através de mecanismos neuroimunológicos e endócrinos. Em outras palavras, humor ruim é sinônimo de pele ruim. Poxa!

 

 A felicidade pode ter alguns impactos bastante positivos no corpo [Foto: Getty]
 
 

Seu cérebro

“A alegria e a felicidade reduzem os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, aumentando a produção de endorfinas e serotonina, que também é conhecida como o hormônio da felicidade”, explica David Brudö, CEO e fundador adjunto do aplicativo de bem-estar mental e desenvolvimento pessoal chamado Remente.

 

“Os hormônios da felicidade criam uma sensação de contentamento, o que, por sua vez, faz com que o cérebro funcione em sua plena capacidade”.

 

Seu coração

Quando está feliz, você sorri. E o sorriso tem um impacto positivo na sua saúde, incluindo a saúde cardíaca. “A liberação de endorfinas através do sorriso, aumenta o fluxo sanguíneo e reduz a pressão sanguínea”, explica Susannah Schaefer, CEO da Instituição de Caridade Infantil Smile Train. “Isso significa que você pode diminuir o risco de doenças cardíacas e outros problemas cardiovasculares – apenas com um belo sorriso no rosto!”

 

Suas rugas

Quem diria que a felicidade pode espantar as rugas? “A felicidade pode manter a aparência jovem por mais tempo”, diz Rana Das-Gupta, cirurgiã plástica e consultora do The Meriden Hospital, em Coventry.

 

Dra. Rana diz que a felicidade pode influenciar o envelhecimento da pele, reduzindo o encurtamento observado nos telômeros (as capas de proteína nas extremidades dos cromossomos do nosso DNA, que se encurtam à medida que envelhecemos). “Esta pesquisa promete mostrar uma ligação celular entre a felicidade e a juventude”, diz ela.

 

Sua pressão sanguínea

“A felicidade e o contentamento podem reduzir a pressão arterial”, explica o Dr. Robin Northcote, cardiologista e consultor dos hospitais Ross HallKing’s Park e Carrick Glen, na Escócia.

 

E isso, por sua vez, pode ter um efeito indireto. “Comemos menos e de forma mais saudável, bebemos menos e fumamos menos”, continua o Dr. Northcote. “Todas essas coisas resultam na redução de doenças cardíacas, diabetes e derrames, ao mesmo tempo em que aproveitamos a liberação de endorfina, o que nos deixa ainda mais felizes!” Só vantagens!

 

Seu estômago

Você já deve ter ouvido falar que é possível encontrar o caminho para felicidade comendo os alimentos certos, mas o seu nível de contentamento também influencia a saúde do seu estômago. “Quando você está feliz, seu corpo tem mais facilidade de engolir, digerir e processar cuidadosamente diferentes alimentos, sem nenhum efeito nocivo, refluxo ácido ou indigestão”, explica Ewen Griffiths, consultor geral e cirurgião gastrointestinal do The Edgbaston Hospital, em Birmingham.

 

“Curiosamente, uma mente infeliz e o estresse podem afetar consideravelmente o trato gastrointestinal”, continua o Dr. Griffiths. “Por exemplo, a síndrome do intestino irritável, a indigestão e o refluxo são famosos por piorar quando você está estressado ou ansioso”. Se estiver preocupado com isso, ele sugere que você procure um médico e faça os exames necessários.

 

Do seu coração ao seu cérebro, a felicidade pode ter enormes benefícios à saúde [Foto: Getty]
 

Seu sistema imunológico

Tem se sentido indisposto? Hora de trazer um sorriso de volta ao seu rosto. “O riso e o sorriso estimulam a liberação de serotonina”, explica Susannah Schaefer. “Assim como as endorfinas, a serotonina é um neurotransmissor que contribui para a felicidade e o bem-estar de uma pessoa. A serotonina tem muitos benefícios – um deles é estimular o sistema imunológico.”

 

Seus níveis de estresse

“A felicidade traz mudanças físicas reais para o corpo”, explica o Dr. Simon Taggart, clínico geral e especialista em tórax no The Alexandra Hospital, em Manchester.

 

“Níveis mais baixos de cortisol, o hormônio do estresse, e de adrenalina, promovem um calor que irradia dentro do corpo e que aquece nossos pés e nossas mãos. A felicidade cria um estado mental mais relaxado e se irradia, como uma perda do excesso de tensão muscular em nossos rostos.”

 

Sua expectativa de vida

Um simples sorriso é capaz de prolongar a sua vida! “Estudos mostram que a felicidade pode ter um impacto poderoso na saúde de uma pessoa, incluindo a expectativa de vida”, explica Susannah Schaefer.

Justen Celulares