Rui Car
17/05/2017 15h10 - Atualizado em 17/05/2017 13h42

Veja por que uma noite mal dormida lhe deixa com fome

Não dormir o suficiente pode causar estragos em seus hormônios da fome

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo

Yahoo

Delta Ativa

Dormiu mal á noite? Dá para ver pelos olhos inchados, mau humor e reclamações. Mas você já percebeu que uma noite mal dormida pode fazer um estrago em seus níveis hormonais também?

 

O sono tem sido um tema importante. De acordo com o Instituto Nacional da Saúde, mais de um terço dos adultos não dorme o número recomendado de 7-8 horas por noite. E isso pode estar atrapalhando muito a sua vida.

 

Mas enquanto muitas coisas sobre os efeitos da falta de sono têm sido bem documentadas – como por exemplo perda de memória, produtividade baixa e lentidão – uma noite mal dormida tem também um impacto sobre sua fome.

 

Como parte de um estudo para o ‘The Truth About Sleep’ (BBC 1), ou seja, em tradução livre “A verdade Sobre seu Sono”, o apresentador Michael Mosley apontou o olhar da ciência na relação entre a fome e o sono. Os resultados são bastante interessantes.

 

Sob a orientação da Dra. Eleanor Scott, da Universidade de Leeds, dois grupos de voluntários foram recrutados para participar de uma pesquisa sobre a privação do sono.

 

Eles foram solicitados a ficar duas noites seguidas sem dormir, e durante a experiência, os pesquisadores mediram seus níveis de açúcar no sangue e solicitaram que os participantes monitorassem o quanto eles se sentiam com fome.

 

A equipe de pesquisadores descobriu que não apenas houve um pico de açúcar no sangue dos participantes depois de duas noites de privação de sono, mas também o desejo deles por alimentos açucarados, como biscoitos, era grande.

 

Sabemos que a privação de sono altera os hormônios do apetite, fazendo com que a pessoa se sinta com mais fome e com a sensação de estômago vazio. Sabemos também que a privação de sono leva à busca por alimentos doces, disse Dra. Scott à BBC.

 

“Além disso, quando você está acordado na hora que não deveria estar, você produz mais do hormônio do estresse, cortisol, e isso influencia seu nível de glicose, também, no dia seguinte.”

 

A Dra. Scott explicou que agora existem muitas evidências em estudos sobre o sono, que sugerem que, as pessoas que dormem menos de 7 horas por noite podem se tornar obesas e desenvolver diabetes tipo 2.

 

Nesse estudo, realizado recentemente por pesquisadores do King’s College of London, descobriu-se que pessoas que têm privação de sono, consomem em média 385Kcal a mais, por dia.

 

A falta de sono nos faz desejar mais alimentos açucarados [Foto: Pixabay via Pexels]
 
 

O problema não é apenas o aumento no nível de açúcar no sangue, e os hormônios da fome estarem desbalanceados quando você não dorme o suficiente. Pesquisas recentes revelaram que certas áreas do seu cérebro, relacionadas às recompensas, também se tornam mais ativas quando você está privado de sono. Ou seja, você está mais motivado a comer coisas que gosta muito (junk food), em vez de alimentos saudáveis.

 

Então, o que podemos fazer quando sua privação de sono atrapalhar suas #metascorporais? Na próxima vez que seu sono estiver fora de controle, tente ser mais esperto que o seu cérebro e seus hormônios, e faça uma escolha consciente por alimentos saudáveis.

 

E se ainda estiver difícil dormir adequadamente, tente ouvir um som agradável (pink noise) – isso lhe ajudará a dormir melhor, o que fará com que você se sinta melhor. É recompensador.

 

 

Marie Claire Dorking

Yahoo Style UK

Justen Celulares