Rui Car
19/06/2018 15h10 - Atualizado em 19/06/2018 14h11

Vídeo: Camelos podem comer cactos

O animal do vídeo pode ser um dromedário

Assistência Familiar Alto Vale
HypeScience

HypeScience

Delta Ativa

Confesso que o vídeo abaixo me deu muita aflição. Muito embora as bocas desses animais sejam adaptadas para comer coisas como cactos, não me pareceu nada agradável.

 

Antes de mais nada, vale lembrar que, enquanto a filmagem afirma que se trata de um camelo, o animal do vídeo pode ser um dromedário. É fácil confundi-los, uma vez que eles são similares e pertencem à mesma família. A principal diferença é que os camelos possuem duas corcovas, e os dromedários apenas uma.

 

De qualquer maneira, segundo os zoologistas, ambos os animais têm a capacidade de consumir alimentos espinhosos.

 

Isso porque possuem papilas em forma de cone dentro de suas bocas, e essas saliências são parcialmente queratinizadas. A queratina é a matéria dura da qual suas unhas são feitas. Essas papilas semirrígidas ajudam a proteger a boca dos camelos e dromedários de danos internos como arranhões e abrasões, bem como direcionam a comida para dentro do corpo dos animais.

 

 

Apetite arriscado

Conforme reportado na plataforma reddit, os animais geralmente não comem cactos como este na natureza. Em vez disso, preferem arbustos de acácia – que também são espinhosos, vale mencionar.

 

E, mesmo que possuam ferramentas para tal alimentação, os camelos e dromedários podem de fato sentir alguma dor ou desconforto ao comer essas coisas, já que partes das suas bocas – particularmente os lábios – são muito sensíveis, apesar das papilas protegidas.

 

Interior da boca de um camelo

 

Sendo assim, é um pouco estranho que camelos e dromedários tenham um apetite voraz por plantas espinhosas; com certeza, há algo nessas plantas que realmente os agrada para compensar o perigo.

 

E eles sequer são os únicos do reino animal que gostam de alimentos arriscados. Os mesmos tipos de estruturas papilares evoluíram independentemente em diferentes espécies, notavelmente dentro das bocas e gargantas das tartarugas-de-couro. As tartarugas usam essas estruturas para evitar picadas de suas presas, as águas-vivas, bem como para empurrar essa comida em direção ao seu estômago. [BoingBoing]

Justen Celulares