Rui Car
09/05/2022 11h20

Vó e Tita: Conheça as duas senhoras brusquenses que conquistaram milhões de visualizações no TikTok

Em 10 dias, brusquenses já somam mais de 6,5 milhões de visualizações na rede social de vídeos

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Wendel Rudolfo / O Município

Foto: Wendel Rudolfo / O Município

Delta Ativa

Em menos de 10 dias, as irmãs brusquenses Vó e Tita, 81 e 84 anos, conquistaram uma legião de fãs no TikTok, rede social de vídeos curtos. Rapidamente, a espontaneidade, o carisma e a alegria das duas irmãs “viralizaram”, como se costuma dizer quando um vídeo faz sucesso na internet, e hoje, as duas brusquenses são conhecidas em todo o Brasil, e por que não dizer, no mundo.

 

Até a manhã de sexta-feira (06), 10 dias após o primeiro vídeo ser publicado, a dupla contabilizava mais de 6,5 milhões de visualizações no TikTok. Um dos primeiros vídeos, publicado por uma das netas da Vó, no dia 26 de abril, tem 1,9 milhão de visualizações.

 

No vídeo, Vó e Tita falam o nome de algumas marcas de produtos e confundem a raça de cachorro Shi-tzu com Pitbull. Um prato cheio para os tiktokers, que se divertiram com o vídeo e fizeram ele viralizar.

 

Kaine Goedert Tormena Zandavali é uma das netas de Vó e conta que o primeiro vídeo foi gravado de forma despretensiosa. A irmã, Karol Tormena, viu um vídeo semelhante na rede social e deu a ideia de gravar Vó e Tita.

 

Assista ao vídeo mais famoso de Vó e Tita:

 

@voetita

#fy #tiktokbrasil #fyp

♬ som original – Vó & Tita

 

Nós já estamos acostumados com o jeitinho delas, para nós é normal. Foi uma brincadeira como sempre fazemos, a diferença é que a gente estava gravando”, conta.

 

Naquele dia, três vídeos foram gravados com elas falando o nome dos produtos. Eles foram publicados três dias depois no perfil de Karol no TikTok e também no Facebook da jovem.

 

Colocamos ali alguns produtos para elas falarem o nome. Elas se divertiram muito fazendo e minha irmã postou no TikTok dela e também no Facebook. Continuamos a vida normal. De repente, à noite, a minha irmã me manda mensagem falando que elas viralizaram”, lembra Kaine.

 

Tita, Kaine – uma das administradoras do perfil – e Vó | Foto: Bárbara Sales/O Município

O TikTok pessoal de Karol, que tinha cerca de 100 seguidores e quase não era usado, começou a ganhar muitos seguidores. Todos querendo mais vídeos de Vó e Tita. As netas, então, decidiram transformar o perfil de Karol, no perfil @voetita, que até domingo, tinha 80 mil seguidores.

 

Fomos acompanhando e começou a aumentar muito, do nada. Minha irmã, que tinha 100 seguidores no TikTok, pulou para 9 mil e foi então que decidimos transformar no TikTok da Vó e da Tita”.

 

Com o sucesso no TikTok, as netas criaram também um Instagram para a dupla, que já tem mais de 14 mil seguidores. Uma delas, inclusive, é a humorista Tata Werneck.

 

Rotina simples e alegre

 

A pedido da família, os nomes de Vó e Tita serão preservados. Por isso, elas são chamadas apenas pelo ‘nome artístico’. Em entrevista a O Município, as irmãs afirmam que estão surpresas com a repercussão dos vídeos e também felizes.

 

Uma amiga nossa que está lá na Alemanha passou pra mãe dela aqui em Brusque o nosso vídeo. Até na Alemanha estão assistindo”, conta Vó.

 

Apesar de todo o sucesso repentino nas redes sociais, elas mantêm a rotina normalmente. Kaine, inclusive, diz que esta é a intenção da família: fazer com que o sucesso na internet não altere em nada a vida simples da dupla.

 

As duas irmãs são muito companheiras. Moram uma ao lado da outra e não se desgrudam.

 

Nos vemos todos os dias. Brigamos, fazemos as pazes. As brigas não duram cinco minutos, porque logo uma tá lá cheirando a outra”, conta Tita, aos risos.

 

Tita é a mais velha. Completa 85 anos no próximo mês. Ela começou a trabalhar cedo, aos 14 anos, na antiga Iresa, atual RenauxView. Foram 30 anos trabalhando na indústria têxtil e, diferente da irmã, decidiu não se casar.

 

Minha mãe era muito doente, então só o pai trabalhava. Ele trabalhava na Iresa. Quando eu fiz 14 anos ele foi arrumar serviço pra mim lá e logo comecei a trabalhar. Fiquei 30 anos. E faz 40 anos que estou aposentada. Não me conformo que já vou fazer 85 anos. O tempo passou muito rápido”, afirma.

 

Vó, por outro lado, sempre ajudou mais no serviço da casa, enquanto o pai e a irmã trabalhavam. Aos 15 anos ela casou e aos 17 anos teve o primeiro filho. Ao total foram cinco filhos, que lhe deram cinco netos. Agora, ela já anseia pelos bisnetos.

 

Eu fazia o serviço de casa. Lavava roupa no ribeirão. De vez em quando vinha piava barrigudinha na roupa. Eram outros tempos. Cuidei dos filhos, dos netos e agora quero bisnetos”, diz.

 

Tita gosta de bordar e assistir televisão. Adora acompanhar o programa do Datena e também reality shows como Big Brother e A Fazenda. Vó é mais ligada nas redes sociais. Tem Instagram, Facebook e WhatsApp. Também faz caça-palavra e monta quebra-cabeça pelo celular. Um dos passatempos preferidos é fazer chamadas de vídeo com os filhos e os netos. “Eles falam que enxergam mais o teto do que eu”, diz.

 

Já Tita não gosta de celular. “Vejo uma vez por dia só pra ver se tem alguma mensagem. Não sei mexer. Aperto os botões e nem sei o que fazer”, conta.

 

Outro passatempo de Vó é assistir programas de culinária e também o Animal Planet, no Discovery Chanel. “A minha televisão é de pobre, só tem parabólica. A dela é de rico, tem tudo que é canal”, brinca Tita.

 

As irmãs também fazem parte de um grupo de idosas, que sempre se reúnem para jogar bingo e tomar café. Antes da pandemia, o grupo sempre viajava e fazia excursões, algo que Vó e Tita gostam muito.

 

Em um dos vídeos, Vó e Tita são questionadas sobre onde gostariam de morar. Vó responde Joinville, pois tem filhos morando na cidade. Já Tita responde que gostaria de morar em Blumenau, porque “acha a cidade muito linda”.

 

Outro passeio que as duas adoram é shopping. “Sempre vamos no Stop Shop e gostamos de ir na Havan também”, diz Vó.

 

Com mais de 80 anos, as duas têm energia e alegria que contagiam qualquer um. Não é à toa que em tão pouco tempo conquistaram tantos fãs pelo Brasil afora.

 

Novos vídeos

 

Para as duas, gravar os vídeos para as redes sociais se transformou em um novo passatempo. Kaine conta que Tita é mais empolgada, já Vó é mais quietinha, mas aos poucos vai se soltando.

 

A neta destaca que todos os vídeos são feitos respeitando muito o tempo das duas idosas. “Eu e minha irmã sempre conversamos, trocamos ideias sobre os vídeos. Queremos fazer algo legal, mas também que elas se divirtam. Elas dão risada, se divertem mesmo. Quando não estão tão afim de gravar a gente respeita. Quando estão mais animadas, aí gravamos um monte”, diz.

 

Elas estão animadas com a repercussão na internet (Foto: Wendel Rudolfo / O Município)

A ideia é continuar gravando os vídeos das marcas, receitas e também dos famosos, sempre respeitando a rotina delas. “A gente conta os números e elas ficam muito surpresas, porque para elas não está chegando tudo isso, elas seguem vivendo normalmente. Uma ou outra amiga que viu e comenta”, diz a neta.

 

Vó e Tita dizem que a maioria dos familiares aprova a participação delas nos vídeos. “Uma filha minha não gostou muito, disse que é perigoso, mas a gente gosta. Eu penso que minha neta não ia fazer nada para me prejudicar. Ela sempre diz que sou a melhor vó do mundo”, afirma.

 

Por isso, os fãs podem esperar muitos novos vídeos das brusquenses. “Vendo o quanto as pessoas gostam, é muito bom. Eu convivo com as duas e me divirto todo dia. Poder compartilhar essa alegria, o exemplo de jovialidade delas, apesar da idade, é muito legal”, destaca Kaine.

 

Fonte: Bárbara Sales / O Município
Anderle Telhas e Acessórios