Rui Car
23/05/2018 09h55 - Atualizado em 23/05/2018 09h07

Você não deve beber dois litros de água por dia, e a ciência explica o motivo

Quando precisamos nos hidratar, nosso cérebro libera um hormônio

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

Você tem aprendido que existem várias regras que devem ser seguidas, para que você tenha uma vida saudável: praticar esportes regularmente, ter uma dieta balanceada e beber dois litros de água por dia. Mas será mesmo necessário beber oito copos de água diariamente? A resposta é não, e a ciência já mostrou isso, repetidas vezes.

 

O primeiro especialista a recomendar a ingestão de oito copos de água por dia foi um nutricionista americano chamado Fredrick J. Stare, que publicou um livro em 1974 com a seguinte instrução: “Um adulto mediano [deve consumir] cerca de seis a oito copos a cada 24 horas, podendo ser na forma de café, chá, leite, refrigerante, cerveja, etc. As frutas e legumes também são uma boa fonte de água”.

 

Quando precisamos nos hidratar, nosso cérebro libera um hormônio que faz com que o rim reduza a segregação de fluidos e dispare a sensação de sede. Foto: Videoblocks
 

 

Mas Heinz Valtin, professor de Fisiologia e Neurobiologia da Faculdade de Medicina de Dartmouth, em New Hampshire, EUA, publicou em 2002 o artigo “Beba pelo menos oito copos de água por dia. Sério? Existe evidência científica para 8 x 8?“. Nele, o professor Valtin desfaz esse mito, explicando que essa quantidade de líquido é excessiva para um adulto saudável que não realiza esforços físicos constantes.

 

Outros especialistas e agências somaram-se à Valtin nos últimos anos: Em 2004, o Instituto de Medicina dos Estados Unidos publicou um manual sobre a ingestão alimentar saudável, indicando que “a grande maioria das pessoas cobre adequadamente suas necessidades diárias de hidratação, guiadas por sua própria sensação de sede“. E esse parece ser o segredo.

 

Nessa mesma direção, a Federação Espanhola de Sociedades de Nutrição e Dietética destaca um artigo publicado em 2011, explicando que, para uma pessoa saudável, “a sede é um guia adequado para a ingestão de água, exceto nos bebês, nos atletas e na maioria das pessoas enfermas e idosas. Nestes casos, é conveniente programar momentos para ingerir água“. Então você já sabe: seu próprio corpo dirá quando precisar se hidratar. (Yahoo!)

Justen Celulares