Rui Car
15/06/2018 11h30 - Atualizado em 15/06/2018 09h15

Você provavelmente toma seu primeiro café do dia cedo demais

Se você evitar o último cappuccino do dia, pode ter uma injeção de ânimo natural

Assistência Familiar Alto Vale
Yahoo!

Yahoo!

Delta Ativa

Se você é como a maioria da população e precisa de uma xícara de café assim que acorda para começar a funcionar, é bem possível que uma passada no Starbucks esteja no topo da sua agenda diária. Afinal, quem quer entrar numa reunião às 9 horas da manhã se sentindo cansado e sem a menor capacidade de concentração?

 

No entanto, assim como um velho amigo muito sábio faria, estou aqui para lhe dizer que se esta é a sua rotina diária, você está cometendo um erro. De acordo com a especialista em saúde Dra. Sarah Brewer, não vale a pena tomar café antes das 10 horas da manhã, pois ele não terá o efeito desejado.

 

Crédito da imagem: NBC
 

Uma pesquisa conduzida pelo Time 4 Sleep descobriu que a maioria das pessoas toma sua primeira xícara de café antes das 8h30 da manhã, mas a Dra. Brewer tem uma forma muito simples de explicar por que isso é ineficiente.

 

“Não é uma boa ideia tomar um café logo depois de acordar,” disse ela. “Entre as 8 e as 9 horas da manhã o seu corpo é naturalmente inundado de cortisol – um hormônio do estresse que tem um efeito de alerta e mobiliza energia depois do jejum do período da noite”.

 

“Os seus níveis de cortisol no sangue ficam mais altos entre meia hora e duas horas depois de acordar,” ela explica. “Quando o seu cortisol está no patamar máximo, este é o pior momento para tomar café, porque a cafeína imita a resposta do estresse e faz com que os níveis de cortisol aumentem ainda mais. Isso perturba o seu biorritmo e leva a uma intolerância à cafeína, por isso ela é menos eficaz em outros horários do dia”.

 

Crédito da imagem: Getty Images
 
 

Seu corpo é inteligente e libera naturalmente o mesmo hormônio que a cafeína gera todas as manhãs, como um mecanismo para fazê-lo se levantar. No entanto, ao desencadear a liberação de mais cortisol com uma xícara matinal de café, você acaba criando uma intolerância a esta reação, e depois de um período de tempo, seu café praticamente não fará efeito.

 

No entanto, tomar seu café às 10 horas da manhã garantirá que seus níveis de cortisol tenham caído o suficiente para que a cafeína tenha um impacto.

 

De acordo com a Dra. Brewer, “a quantidade de tempo que a cafeína passa no corpo varia muito,” e o tempo necessário para que os níveis de cortisol no sangue caiam pela metade variam significativamente de pessoa para pessoa. Aparentemente, podem ser necessárias de 2 horas e 40 minutos até 10 horas para que tudo seja removido do seu sistema, dependendo da forma como seu corpo funciona.

 

Crédito da imagem: Giphy.com
 

Por esta razão, a Dra. Brewer não recomenda que a última xícara de café do dia seja tomada depois das 17 horas. “Se você sentir que está caindo de produção às 17 horas, pode tomar uma terceira xícara se o seu corpo metaboliza a cafeína rápido, pois assim ela não vai interferir no seu sono,” aconselhou. No entanto, se você metaboliza a cafeína devagar, ela ressalta que tomar um café às 17 horas pode fazer com que você fique “virando de um lado para o outro na cama à noite”.

 

Também vale ressaltar que nossos corpos experimentam naturalmente “um terceiro aumento, muito menor, no cortisol” no fim da tarde, entre as 17h30 e as 18 horas. Por isso, se você evitar o último cappuccino do dia, pode ter uma injeção de ânimo natural no início da noite.

 

Catriona Harvey-Jenner

Cosmo

Justen Celulares