Rui Car
18/12/2023 13h59

Zoo Pomerode implementa ações que visam o conforto dos animais durante verão

Medidas foram implementadas a partir de novembro, conforme as temperaturas subiram, afetando as atividades diárias dos animais no bioparque

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Bioparque Zoo Pomerode / Divulgação

Foto: Bioparque Zoo Pomerode / Divulgação

Delta Ativa

Já parou para pensar em como os zoológicos se preparam para cuidar dos animais durante o verão? Talvez você não imagine, mas os bichinhos, assim como os seres humanos, também sofrem com as altas temperaturas e todo o cuidado se faz mais do que necessário.

 

Pensando nisso, anualmente a equipe do Bioparque Zoo Pomerode se prepara para a temporada de verão, oferecendo o melhor para os animais nessa época. As ações ocorrem sempre que o calor aumenta e são implementadas com mais frequência a partir do mês de novembro.

 

Foto: Bioparque Zoo Pomerode/Divulgação

Foto: Bioparque Zoo Pomerode / Divulgação

 

zoológico disponibiliza ventiladores, condicionadores de ar, além de banhos de mangueira, sorvetes e tudo o que já está disponível no recinto, como os tanques, cachoeiras e abrigo do sol. Ele também possui um sistema de aspersores que funciona automaticamente quando a temperatura atinge 28º e eles são voltados tanto para os recintos, quanto para refrescar o passeio dos visitantes.

 

A importância do enriquecimento ambiental

 

Zoo Pomerode utiliza o enriquecimento ambiental para cuidar dos animais que vivem por lá. Essa abordagem é muito usada em zoológicos e aquários, por exemplo, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos animais sob cuidados humanos.

 

Foto: Bioparque Zoo Pomerode/Divulgação

Foto: Bioparque Zoo Pomerode / Divulgação

 

A prática envolve a criação de ambientes e atividades que estimulam o comportamento natural, a atividade física, o desafio cognitivo e a expressão de comportamentos típicos das espécies. O objetivo do enriquecimento ambiental é proporcionar um ambiente mais rico, que imite, na medida do possível, o ambiente natural dos bichinhos, para que eles exerçam suas habilidades naturais.

 

Segundo a equipe do bioparque, uma das adaptações nos enriquecimentos ambientais durante as altas temperaturas são os sorvetes, que podem ser feitos de frutas congeladas ou picadas, suco natural de frutas e também há opções para os animais carnívoros, feitos com carne triturada, sangue e até com peixes.

 

- Bioparque Zoo Pomerode/Divulgação

Foto: Bioparque Zoo Pomerode / Divulgação

 

Os profissionais explicam que os enriquecimentos trazem mais dinamismo para a rotina e fazem parte do programa de bem-estar animal do zoológico. Eles variam de acordo com as particularidades de cada espécie.

 

Por isso, o time do Zoo Pomerode avalia em qual período do dia uma espécie é mais ativa, quais são seus hábitos, alimentação, entre outros. Os enriquecimentos podem ser caracterizados como alimentar, sensorial, ambiental, social e cognitivo com a possibilidade de ter mais de uma característica.

 

Inclusive os visitantes podem acompanhar essas atividades, sempre que o clima permite. Cada animal do parque recebe enriquecimentos ambientais aproximadamente duas vezes durante a semana. Nos fins de semana, o zoológico avisa sobre os enriquecimentos – principalmente os temáticos – em suas redes sociais.

 

Foto: Bioparque Zoo Pomerode/Divulgação

Foto: Bioparque Zoo Pomerode / Divulgação

 

Então para quem quer aprender ainda mais sobre os animais e observar essas ações durante o passeio, é só ficar de olho no Instagram do Zoo Pomerode e se programar para a visita.

 

Se você deseja saber mais sobre o funcionamento do zoológico e sobre as espécies que fazem parte do bioparque, acesse o site: www.zoopomerode.com.br.

 

Fonte: Branded Studio / ND+
Justen Celulares