Rui Car
18/09/2018 14h18

10 pontos que ainda linkam (ou não linkam mais) Valdivia ao Palmeiras

Meia chileno, com duas passagens pelo clube brasileiro na carreira, enfrentará o ex-time pela primeira vez

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Impossível falar do chileno Valdivia no Brasil sem se lembrar do tempo em que defendeu o Palmeiras. Nesta quinta-feira, em Santiago, o meia pela primeira vez estará do lado oposto em um jogo. Ele é o atual camisa 10 do Colo-Colo, adversário nas quartas de final da Libertadores.

 

Depois de duas passagens (de 2006 a 2008 e de 2010 a 2015) e três títulos (Campeonato Paulista de 2008, Copa do Brasil de 2012 e Série B do Campeonato Brasileiro de 2013), Valdivia ainda guarda forte identificação com o Palmeiras.

 

Alguns laços, porém, foram obviamente desfeitos. Fato que traz o palmeirense que é seu fã – nem todos são, dadas algumas polêmicas – à realidade: nesta quinta-feira, o chileno será apenas mais um adversário na tentativa de conquistar a Libertadores.

 

Pontos que o linkam (ou não) ao clube:

1 – Google
O buscador não deixa dúvidas. Quando se escreve “Jorge Valdivia”, a palavra “Palmeiras” está imediatamente associada como sugestão para se completar a pesquisa no campo de digitação.

 

Busca no Google por Valdivia sugere Palmeiras como complemento — Foto: ReproduçãoBusca no Google por Valdivia sugere Palmeiras como complemento — Foto: Reprodução

Busca no Google por Valdivia sugere Palmeiras como complemento — Foto: Reprodução

 

2 – Apartamento perto da arena
Valdivia tem um apartamento a poucos passos da arena do Palmeiras, em São Paulo. De uma das janelas, é possível avistar o estádio, como ele próprio já mostrou em uma fotografia publicada nas redes sociais. O imóvel está alugado.

 

3 – Camarote na arena
Um dos camarotes do estádio já lhe pertenceu – não pertence mais. O chileno o garantiu quando o local ainda passava por modernização, no período em que o Palmeiras precisou mandar suas partidas em Barueri ou no interior paulista.

 

4 – Feliz aniversário!
Valdivia segue nutrindo respeito pelo Palmeiras, a despeito de algumas polêmicas e da arrastada renovação de contrato que não aconteceu na segunda passagem. No mais recente aniversário do clube, em agosto deste ano, o jogador escreveu uma mensagem carinhosa no Twitter.

View image on Twitter
 
 

5 – Processo na Justiça
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Apesar do carinho, o chileno briga com o Palmeiras judicialmente. Na mais recente ação, ele cobra R$ 1,4 milhão do Palmeiras pelo não pagamento de uma comissão à uma empresa dele, que teria feito a intermediação da própria contratação. O processo segue em andamento.

 

6 – Amizade e recepção
Antes da segunda partida do Colo-Colo contra o Corinthians, maior rival do Palmeiras, ele e todo o elenco do clube chileno treinaram na Academia de Futebol. Valdivia foi muito bem recepcionado e pôs o papo em dia com amigos de longa data. Dos funcionários aos jogadores e a Luiz Felipe Scolari, técnico com quem foi campeão.

 

Valdivia cumprimenta segurança do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Divulgação/TwitterValdivia cumprimenta segurança do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Divulgação/Twitter

Valdivia cumprimenta segurança do Palmeiras na Academia de Futebol — Foto: Divulgação/Twitter

 

7 – Tchau, Corinthians
No dia seguinte ao treino, Valdivia foi um dos destaques de sua equipe na partida que, mesmo com derrota, eliminou o Corinthians em Itaquera. Muitos torcedores, é claro, aproveitaram para tirar sarro do maior rival, usando memes, vídeos e declarações do ex-palmeirense.

 

 

Meia comemorou muito a classificação do Colo-Colo contra o Corinthians — Foto: Marcos RibolliMeia comemorou muito a classificação do Colo-Colo contra o Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Meia comemorou muito a classificação do Colo-Colo contra o Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

 

8 – Negócios à parte
Com Colo-Colo e Palmeiras classificados, a relação com Valdivia será deixada de lado. Ele próprio disse, após o jogo em Itaquera, que gostaria de enfrentar Felipe Melo. Pelo menos no jogo de ida, porém, esse duelo não ocorrerá. O volante foi expulso contra o Cerro Porteño e corre risco de pegar gancho ainda maior do que a suspensão automática.

 
 

9 – No topo do ranking
Valdivia é o segundo estrangeiro que mais partidas disputou com a camisa do Palmeiras: 241, uma a menos do que o ex-lateral-direito Arce. Mas está à frente do paraguaio em vitórias: 122 contra 115.

 

10 – Maior 10 estrangeiro?
Neste ano, no Dia da Imigração, o Palmeiras divulgou nas redes sociais uma espécie de maior escalação de estrangeiros de sua história. O chileno foi o camisa 10 do time.

View image on Twitter
 
Justen Celulares