Rui Car
31/12/2020 09h44

2020 do Avaí fecha com mais derrotas que vitórias

Apesar das promessas pontuadas ainda em 2019 de time forte e títulos, temporada do Avaí ficou aquém do esperado; foram quatro treinadores e um aproveitamento de pouco mais de 45%

Assistência Familiar Alto Vale
Derrota do Avaí para o CRB, dentro da Ressacada, praticamente sepultou as chances do Leão de jogar a Série A em 2021. Ano para esquecer (Foto: Eduardo Valente/Ishoot/Estadão Conteúdo)

Derrota do Avaí para o CRB, dentro da Ressacada, praticamente sepultou as chances do Leão de jogar a Série A em 2021. Ano para esquecer (Foto: Eduardo Valente/Ishoot/Estadão Conteúdo)

Delta Ativa

Restando poucas horas para o término do ano, a quarta-feira (30) foi de reflexão no Sul da Ilha. Com mais uma derrota na Série B, a 14ª na competição, o Avaí já digere e ideia de trabalhar um grupo para a Segundona 2021.

 

O final do ano traz a reboque um sentimento de reflexão misturado com expectativa. Saber o que passou e de como foi feito para encontrar o êxito no ano seguinte e não repetir erros.

 

A sociedade, basicamente, se comporta assim. O Avaí, como instituição de futebol e alimentada por milhares de fanáticos torcedores, inevitavelmente segue essa espécie de rito.

 

O fato é que assim como o planeta, de uma maneira geral, o 2020 no Sul da Ilha não foi bom. Não foi nada bom. Com o revés para o CRB na abertura da 32 rodada da Série B, o Avaí fecha o ano com mais derrotas que vitórias e um aproveitamento de 45,19%. Foram 45 jogos, 18 vitórias, 8 empates e 19 derrotas.

 

Com quatro treinadores diferentes e uma legião de idas e vindas dentro do plantel, o Leão da Ilha termina um ano para esquecer. Ou, no caso, para lembrar para sempre como uma forma de não repetir.

 

Bruno Silva e Ralf; dois nomes de “peso”, no Avaí, que não vingaram – Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC

Bruno Silva e Ralf; dois nomes de “peso”, no Avaí, que não vingaram (Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC)

Outro dado que vai contra a campanha 2020 está no saldo de gols que termina negativo: foram 45 gols marcados e 54 gols sofridos.

 

Campeões de tudo

 

Depois da derrota pelo placar de 1 a 0 para o CRB, dentro do estádio da Ressacada, passou a pipocar nas redes sociais uma entrevista do ex-jogador Marquinhos Santos, já na condição de gerente de futebol, no final de 2019, em discurso de preparação “para um grande ano”.

 

Marquinhos Santos, homem forte do Avaí: planejamento para 2020 não se concretizou. – Foto: André Palma Ribeiro/Avaí/ND

Marquinhos Santos, homem forte do Avaí: planejamento para 2020 não se concretizou (Foto: André Palma Ribeiro/Avaí/ND)

Na ocasião, com o Avaí rebaixado após uma campanha lamentável na Série A, Marquinhos, em uma entrevista concedida no auditório da Ressacada, prometeu “um time forte” para conquistar “tudo”.

 

“2020 especial é aquilo: levantar a Recopa, o título Catarinense, passar quatro fases da Copa do Brasil, até pela situação financeira que é importante, dar um caixa e conquistar o título da Série B”.

 

Passados 363 dias do ano e a realidade passou completamente distinta. Vice na Recopa Catarinense, derrota para o Brusque no estádio da Ressacada, eliminação na primeira fase da Copa do Brasil, queda nas quartas de final do estadual e bem distante do G4 da Série B, onde não passou sequer perto da disputa pelo título.

 

Reta final de Série B

 

Com uma remota chance de acesso – precisa vencer os seis jogos restantes e torcer por resultados paralelos – o Avaí deve seguir remando para terminar o ano.

 

Gastón Rodriguez foi o artilheiro do Avaí em 2020. Deixou o clube por opção própria. Foto: Roberto Zacarias/Mafalda Press/Estadão Conteúdo

Gastón Rodriguez foi o artilheiro do Avaí em 2020. Deixou o clube por opção própria (Foto: Roberto Zacarias/Mafalda Press/Estadão Conteúdo)

Após a derrota para o CRB, somente o técnico Claudinei Oliveira, em entrevista protocolar pós-jogo, falou sobre “a pior partida do Avaí” desde a sua chegada.

 

Sem mais integrantes da comissão técnica, fala-se nos bastidores em “limpa” no elenco que custou caro e, simplesmente, não entregou.

 

Gastón Rodríguez, antes da bola rolar, foi o “primeiro” a se despedir. O uruguaio terminou como o artilheiro do Avaí em 2020 com seis gols, ao lado do meia Valdívia.

 

O técnico Claudinei Oliveira revelou que o centroavante, após a derrota para o clássico, comunicou os companheiros do adeus e, dessa forma, “não havia muito o que fazer”.

 

Próximo jogo

 

O Avaí volta a Série B já na outra semana, na sexta-feira (8), diante do Brasil, em Pelotas (RS). O jogo está agendado para às 16h.

 

Números do Avaí em 2020

 

45 jogos: 18 vitórias, 8 empates e 19 derrotas; marcou 45 gols e sofreu 54.

 

Artilheiros: Gastón Rodríguez e Valdívia – 6 gols

 

Garçom: Valdívia – 7 assistências


POR: DIOGO DE SOUZA – ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares