Rui Car
29/08/2018 15h40 - Atualizado em 29/08/2018 13h39

Além da série invicta: defesa do Palmeiras está melhor em 2018; veja números

Time tem sofrido muito menos gols em comparação com a temporada anterior

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O ano passado parecia muito promissor ao então recém-campeão brasileiro Palmeiras. No fim das contas, porém, o time não confirmou as expectativas e terminou a temporada sem nenhum título. Em 2018, os números mostram que a equipe está mais equilibrada, a começar pelo sistema defensivo.

 

Desde a saída de Roger Machado, são nove partidas consecutivas sem sofrer gol, marca alcançada apenas outras três vezes na história do clube. Além de 1969 e 1973, quando houve série idêntica, o recorde até hoje é de 1987, com 12 jogos seguidos sem gol sofrido.

 

 

Isso por si só já se trata de um grande feito. Mas o desempenho no geral, considerando não apenas o período atual, sob comando da comissão técnica de Luiz Felipe Scolari, chama atenção. Ao todo, o Palmeiras não foi vazado em 25 dos 50 jogos oficiais do ano.

 

 

Dupla de zaga titular é formada por Antônio Carlos e Edu Dracena (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)Dupla de zaga titular é formada por Antônio Carlos e Edu Dracena (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

Dupla de zaga titular é formada por Antônio Carlos e Edu Dracena (Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

 

Em 2017, a equipe só não teve sua rede balançada em 21 dos 66 jogos oficiais. Foram 74 gols sofridos, uma média de 1,12 por jogo. Desempenho inferior ao desta temporada: até aqui, a média é de 0,62 gol sofrido por jogo (31 gols em 50 partidas).

 

Dono da melhor defesa do Campeonato Paulista, o Palmeiras é ainda o time menos vazado da Libertadores, ao lado do River Plate: três gols em seis jogos da fase de grupos e o duelo de ida das oitavas de final. A equipe tem também a terceira melhor defesa do Brasileiro, com 15 gols sofridos (contra 12 do Internacional e 11 do Grêmio).

 

Ultimamente, enquanto Antônio Carlos e Edu Dracena formam a dupla de zaga titular, a escalação alternativa que tem disputado a maioria dos compromissos pelo Brasileirão, igualmente ajudando o goleiro Weverton, conta atrás com Luan e o paraguaio Gustavo Gómez.

Justen Celulares