Rui Car
10/06/2017 08h32 - Atualizado em 10/06/2017 08h33

Andorra quebra jejum de 66 jogos e vence em torneio oficial após 13 anos

Pequeno país derrotou a Hungria por 1 a 0

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Andorra é o 15º menor país do mundo. Com apenas 453km² de extensão, o principado localizado entre a Espanha e França ainda engatinha no futebol. Disputou sua primeira partida oficial em 1996 e, desde 1998, participa de torneios na Europa. Apenas um mero coadjuvante nas Eliminatórias para a Copa do Mundo, o time conseguiu um feito histórico nesta sexta-feira: venceu a Hungria por 1 a 0, encerrando um jejum de quase 13 anos e um total de 66 partidas oficiais sem vitórias. A última vez que isso havia acontecido tinha sido contra a Antiga República Iugoslava da Macedônia, em outubro de 2004, também por 1 a 0.

 

 

Com um gol do volante Marc Rebés aos 26 minutos do primeiro tempo, Andorra se segurou como pôde para garantir a vitória e os três pontos. O resultado ainda tirou a equipe da lanterna do Grupo B das eliminatórias. Com quatro pontos, a equipe ultrapassou a Letônia, que soma apenas três. A Hungria estacionou nos sete pontos e fica no terceiro lugar, na chave que tem Suíça e Portugal como líderes e protagonistas.

 

O ano de 2017 já pode ser considerado o melhor da história de Andorra no futebol. Em fevereiro, a equipe bateu San Marino, fora de casa, por 2 a 0, em amistoso, e havia encerrado o jejum de 86 partidas no total sem vitórias. Agora, chega ao seu segundo triunfo no mesmo ano, algo que jamais havia acontecido. O próximo compromisso da equipe é contra a Suíça, em 31 de agosto, pelas Eliminatórias.

 

Suíça bate Ilhas Faroe e segue na liderança

A Suíça segue sua campanha de 100% de aproveitamento nas Eliminatórias da Copa do Mundo. Pelo Grupo B, os helvéticos derrotaram nesta sexta-feira as Ilhas Faroe por 2 a 0, fora de casa, em duelo disputado em gramado sintético. Xhaka, em bela jogada individual, e Shaqiri, fizeram os gols da partida, que mantiveram a equipe na liderança com 18 pontos em seis jogos. Portugal, que bateu a Letônia por 3 a 0, é o vice-líder, com 15 pontos.

 

Shaqiri bate na saída do goleiro e faz o segundo gol da Suíça sobre as Ilhas Faroe (Foto: AP )Shaqiri bate na saída do goleiro e faz o segundo gol da Suíça sobre as Ilhas Faroe (Foto: AP )

Shaqiri bate na saída do goleiro e faz o segundo gol da Suíça sobre as Ilhas Faroe (Foto: AP )

Justen Celulares