Rui Car
16/03/2018 10h15 - Atualizado em 16/03/2018 10h17

Aos 36 anos e após vencer câncer, Neto se aposenta do futsal para virar palestrante

Defensor terá partida de despedida de julho

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Os últimos dias foram de muitas reflexões para o fixo Neto. Com propostas de clubes brasileiros e do exterior, o fixo de 36 anos resolveu seguir a sua intuição depois de conversar com a família sobre o futuro. Herói do heptacampeonato mundial da seleção brasileira na Tailândia em 2012, Neto decidiu dar um ponto final à vitoriosa carreira. A partir de hoje, o mineiro de Uberlândia vai se dedicar exclusivamente à sua nova paixão: dar palestras, contando a sua história de superação vivida no último ano.

 

Neto descobriu um tumor no cérebro em janeiro do ano passado, quando defendia o Kairat Almaty, do Cazaquistão. O jogador sofreu uma inesperada convulsão durante um treinamento, o que o levou a ser submetido a exames mais detalhados. Semanas depois, ao ser submetido a cirurgia para a retirada do tumor no cérebro, os médicos descobriram outro tumor no organismo do jogador. O local dessa vez era o pulmão.

 

Neto em ação pelo Sorocaba, seu último clube (Foto: Danilo Camargo/Magnus Futsal)Neto em ação pelo Sorocaba, seu último clube (Foto: Danilo Camargo/Magnus Futsal)

Neto em ação pelo Sorocaba, seu último clube (Foto: Danilo Camargo/Magnus Futsal)

 

A partir de então, Neto iniciou um tratamento via medicação oral. Com o apoio de familares e amigos, o defensor conseguiu vencer o câncer. No fim de maio, superada a fase mais difícil do tratamento, Neto anunciou que estava liberado para voltar ao futsal. No meio do ano, o fixo acertou com o Sorocaba, clube que defendeu até o final de 2017. Pela equipe do craque Falcão, Neto conquistou a Liga Paulista em final diante do Corinthians.

 

Terminado o contrato, Neto retornou para Uberlândia para ficar com a família. Após analisar propostas, ele optou por deixar o futsal para rodar o país e o mundo contando toda a sua saga pela sobrevivência. O defensor, inclusive, ganhará biografia em breve. Segundo a assessoria de imprensa do jogador, já está acertada uma partida de despedida em julho em Uberlândia.

 

Neto deixa o futsal com um currículo extremamente vitorioso. Seu ápice foi em 2012, quando foi campeão mundial com a seleção brasileira, marcando o gol do título nos segundos finais da prorrogação da final contra a Espanha. Por conta do seu desempenho na Copa do Mundo da Tailândia, Neto ganhou a Bola de Ouro Fifa daquele ano – o prêmio é dado de quatro em quatro anos sempre após os Mundiais.

 

 

Neto é abraçado por Ari e Rodrigo após balançar a rede no Mundial de 2012 (Foto: Getty Images/Fifa)Neto é abraçado por Ari e Rodrigo após balançar a rede no Mundial de 2012 (Foto: Getty Images/Fifa)

Neto é abraçado por Ari e Rodrigo após balançar a rede no Mundial de 2012 (Foto: Getty Images/Fifa)

 

O herói do hetpa é casado desde janeiro de 2013 com Juliana Azambuja. Em 2017, o casal ganhou a primeira filha, Manoela. Na última semana, o agora ex-jogador foi homenageado no Congresso Brasileiro de Futsal, em Brasília. Neto pretende fazer o anúncio oficial da sua aposentadoria em suas redes sociais nos próximos dias.

Justen Celulares