Rui Car
26/02/2019 08h56

Após reclamação de Tetê, Renato dá recado a jovens no Grêmio: “Prova que tem condições”

Vendido ao Shakhtar, atacante reclama de falta de chances

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O Grêmio vendeu nesta segunda-feira o atacante Tetê, de 19 anos, sem sequer uma partida no profissional. O jogador, em entrevista coletiva, se disse chateado pela falta de oportunidades. Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Veranópolis, na Arena, foi a vez de Renato Gaúcho falar. O treinador justificou a ausência de oportunidades para o garoto e afirmou que ninguém vai subir “no grito” ou por pedido de “empresário”.

 

O treinador foi questionado na entrevista coletiva depois da vitória a razão de não ter dado chances a Tetê no elenco principal. Renato deu o recado claro de que não vai promover ninguém por conta de “status” ou convocações para a seleção brasileira de base. Mais cedo, Tetê havia dito que, após o chamado para o Sul-Americano sub-20, iria subir para o profissional.

 

– Isso não serve só para o Tetê. Enquanto eu for treinador, jogador da base vai chegar no profissional no momento que demonstrar que tem condições. Não adianta empresário vir tumultuar, amiguinho vir falar. Vai estar no profissional quando der conta do recado lá embaixo. Tem que fazer por onde para estar no grupo principal. Não é porque foi para a seleção, comigo tem que jogar. No grito, no papo, não cola. Foi assim com todos os garotos, Luan, Everton, Pedro Rocha, pergunta se não sofreram. Um jogador é convocado para a sub-20, isso não quer dizer nada, com respeito a ele (Tetê). Desejo toda sorte. Agora, “só fico se for profissional”… Boa viagem. Serve para qualquer jogador da base, prova lá embaixo que tem condições de receber chance. Nem a pedido do presidente vou aceitar. Tem que fazer por onde. Tem que valorizar onde está. É só fazer as coisas certas que a gente começa a trazer. Agora comigo não cola, não – declarou Renato.

 
 

Renato aprovou venda de Tetê — Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.comRenato aprovou venda de Tetê — Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com

Renato aprovou venda de Tetê — Foto: Tomás Hammes/GloboEsporte.com

 

Tetê viajou na noite desta segunda-feira rumo a Europa. Antes, concedeu entrevista coletiva para se despedir. Em meio a juras de retorno ao Grêmio no futuro, criticou a ausência de chances para ele no profissional. A venda rendeu R$ 42 milhões à vista ao Tricolor, além de 15% de uma futura venda do atacante – há, também, previsão de 3% do mecanismo de solidariedade em negociações internacionais.

 

– Tem coisas que é hierarquia, eu sou treinador, foge de mim. Eu sou empregado do clube. Mas apoiei a venda. Um jogador que não está nos profissionais, tem uma oferta destas, tem que fazer negócio. Agiu muito bem, foi bom para o jogador e para o clube. Não pode pensar duas vezes, não. O clube depende da venda de um ou outro jogador. Tem formado, tem vendido, porque todo mundo quer jogar no Grêmio. Pode ser que saía mais um, mas o Grêmio compra. Não queremos ninguém insatisfeito – explicou em outra resposta o treinador gremista.

 

Com a vitória na noite desta segunda, o Grêmio está classificado para as quartas de final do Gauchão. É o líder com 20 pontos ganhos e bateu o Veranópolis por 2 a 0 sem maiores dificuldades na Arena. O Tricolor se reapresenta na tarde de quarta-feira no CT Luiz Carvalho.

Justen Celulares