Rui Car
10/01/2023 14h07

Árbitra de SC é escalada para a Copa do Mundo de Futebol Feminino

Neuza Inês Back, de 38 anos, também atuou na Copa do Mundo do Catar entre novembro e dezembro de 2022

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Ina Fassbender / AFP

Foto: Ina Fassbender / AFP

Delta Ativa

A catarinense Neuza Inês Back, de 38 anos, de Saudades, na região Oeste de Santa Catarina, está escalada para trabalhar na equipe de arbitragem da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2023.

 

A competição acontece entre julho e agosto deste ano, na Austrália e na Nova Zelândia. Todas as 33 árbitras e 55 auxiliares escaladas para o Mundial são mulheres. Apenas no VAR haverá homens – 13 dos 19.

 

Vale ressaltar que Neuza também trabalhou na Copa do Mundo masculina, em 2022, no Catar.

 

Além da catarinense, o Brasil também estará representado pela árbitra Edina Alves, pela auxiliar Leila Moreira da Cruz, e pela árbitra de vídeo Daiane Muniz dos Santos.

 

O critério usado foi o da qualidade. As escolhidas representam o melhor da arbitragem mundial”, declarou o chefe do comitê de Árbitros da Fifa, Pierluigi Collina.

 

De Saudades para o mundo

 

Neuza Inês Back é natural de Saudades, no Oeste catarinense, e iniciou a carreira na FCF (Federação Catarinense de Futebol). Ela é formada em educação física.

 

Após ter se formado pela ECAGN (Escola Catarinense de Arbitragem Gilberto Nahas) em 2008, ela atuou na FCF por mais de 10 anos. Atualmente ela atua pela FPF (Federação Paulista de Futebol).

 

A árbitra assistente atuou em 2019 na França na semifinal da Copa do Mundo Feminina entre Estados Unidos e Inglaterra.

 

Na carreira ela também possui a marca de ser a primeira assistente feminina a atuar em um jogo internacional fora do Brasil. Ela foi árbitra assistente do jogo da Copa Sul-Americana entre Peñarol (URU) e Vélez Sarsfield (ARG), em Montevidéu, no Uruguai.

 

Fonte: ND+
Justen Celulares