Rui Car
09/08/2017 15h40 - Atualizado em 09/08/2017 14h13

Artilheiro do Inter, Nico López perde posto para Damião e vira “reserva de luxo”

Gringo fica fora do time após chegada do centroavante

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Nico López percebe o espaço, irrompe nas costas da zaga e usa a velocidade e habilidade habitual para se desvenciliar da marcação e cruzar na medida para Cláudio Winck estufar as redes. O lance pontual descreve a construção da jogada do segundo gol do Inter na vitória por 2 a 0 sobre o Guarani, no último sábado, no Brinco de Ouro, pela 19ª rodada da Série B. Mas também serve como retrato do novo momento vivenciado pelo uruguaio, após perder a titularidade para Leandro Damião, mesmo como artilheiro do elenco, com 13 gols. De contratação badalada em 2016 a “reserva de luxo”, o camisa 7 vira arma letal de Guto Ferreira para a segunda etapa das partidas.

 

Como ocorreu no triunfo em Campinas, o terceiro seguido da equipe em sua melhor fase na competição. Nico ingressou em campo aos 27 do segundo tempo, na vaga de Leandro Damião, que havia perdido quatro chances claras no decorrer da partida. O gringo deu, claro, nova característica ao ataque, com mais mobilidade e verticalidade para cavocar espaços na defesa rival, já desgastada.

 

Nico marcou golaço contra o Ceará  (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)Nico marcou golaço contra o Ceará  (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)

Nico marcou golaço contra o Ceará (Foto: Ricardo Duarte / Inter, DVG)

 

A alteração deu resultado bem evidente com o gol de Cláudio Winck e amplia ainda o leque de Guto Ferreira para o decorrer das partidas. A opção por Damião como titular não tem a ver com o “carteiraço” do reforço contratado recentemente para ser a referência do ataque. Com o jogador, a equipe ganha presença de área para aproveitar os cruzamentos recorrentes e combatividade para enfrentar os duelos físicos mais ríspidos da série B. O centroavante ainda é capaz de prender dois defensores para evitar sua movimentação dentro da área. Não à toa, foi mantido na equipe titular no treino de terça-feira.

 

– Cada jogador que entra vai te trazer algo de novo, de benefício. Caso do Leandro é estatura. É muito alto, muito forte. Você ganha na primeira disputa de bola, atinge meta. É jogador importante. Consegue segurar dois jogadores adversários. Tem sempre a preocupação com ele. Chegamos bem pelos lados. Desde o começo do ano, sempre fomos uma equipe que cruza bastante. Ter um jogador como ele facilita. E o Nico pode entrar pegando uma equipe mais cansada. Te traz mais mobilidade. Pode entrar e aproveitar o que tem de melhor, que é a movimentação – avalia Uendel.

 

A atuação no último sábado serve ainda para fazer Nico dissipar quaisquer rumores de que está infeliz no Inter. Na estreia de Damião, contra o Goiás, o uruguaio virou baixa da equipe e “facilitou” a escolha de Guto Ferreira devido a um desconforto muscular. Os murmúrios acerca da instatisfação do atleta com a reserva logo começaram a pipocar nos bastidores colorados – sempre negados pelo estafe do atleta e pela diretoria colorada. O nome do atacante chegou a ser vinculado ao Palmeiras, em uma troca por Felipe Melo, mas o próprio gringo usou o Instagram para garantir que está “‘100% focado” no Inter.

 

 

De acordo com o que apurou o GloboEsporte.com, a presença da família e as visitas constantes do filho em Porto Alegre, além da parceria de outros gringos, como Víctor Cuesta, D’Alessandro e Felipe Gutiérrez, são pilares da felicidade do uruguaio no Inter. O atacante, inclusive, se mostra mais participativo e “ligado” em treinamentos e jogos, numa comparação aos primeiros dias, de timidez.

 

Em paralelo ao bom bomento na capital gaúcha, Nico trabalha diariamente com Guto Ferreira para ajustar algumas “dificuldades”. A velocidade e a “frieza” de Nico para finalizar as jogadas são trunfos do jogador, artilheiro do Inter na temporada, com 13 gols, e vice-goleador na Série B, com cinco tentos, um a menos que Pottker.

 

– É uma relação tranquila, de respeito e de trabalho. Não muda nada em termos do que a gente pensa em termos de oportunidade. À medida que tenha prioridade de jogar, vai jogar. Quando tiver prioridade de esperar, ele vai esperar. Sempre buscando aproveitá-lo da melhor maneira possível e ciente do que ele tem de bom para nos ajudar. É um jogador de frieza muito grande na definição das jogadas. Tem habilidade e velocidade, mas o diferencial é a frieza. A precisão. Eu não vou ficar contando as dificuldades. Eu aponto diariamente, mas eu não tenho que expor isso. Tenho que trabalhar para que melhore – afirma o treinador.

 

 

Damião treinou entre os titulares nesta terça-feira (Foto: Eduardo Deconto)Damião treinou entre os titulares nesta terça-feira (Foto: Eduardo Deconto)

Damião treinou entre os titulares nesta terça-feira (Foto: Eduardo Deconto)

 

Nico López chegou ao Inter nos últimos instantes da janela de transferências internacionais da metade do ano passado, após se destacar pelo Nacional na Libertadores, inclusive como algoz de Palmeiras e Corinthians. Chegou com quilate de artilheiro, numa transação girou na casa dos US$ 11 milhões, (aproximadamente R$ 35,86 milhões à época), com contrato de quatro anos.

 

O negócio por Nico López foi viabilizado com o aporte do investidor Delcir Sonda, do grupo DIS, antigo parceiro colorado nas contratações de nomes como Aránguiz e D’Alessandro. O empresário emprestou um montante pelo negócio. Longe de deslanchar, o atacante disputou 14 partidas, com apenas um gol anotado ao longo de sua primeira temporada no clube. Algo que mudou em 2017. O gringo tem 35 partidas no ano, com 13 gols anotados.

 

O Inter retoma os treinamentos na manhã desta quarta-feira e tem a semana livre para trabalhos até o sábado, quando abre o returno contra o Londrina, às 16h30, no Beira-Rio, pela 20ª rodada da Série B. O Colorado ocupa atualmente a vice-liderança da competição, com 33 pontos – três a menos que o líder América-MG.

Justen Celulares