Rui Car
13/05/2022 16h50 - Atualizado em 13/05/2022 16h51

Avaí melhora desempenho físico e aumenta distâncias em intensidade nas partidas da Série A

Leão da Ilha tem destaque nos números percorridos contra o Coritiba

Assistência Familiar Alto Vale
Eduardo Barroca, técnico do Avaí, e Pedro Mohr nos treinos no CFA da Ressacada (Foto: Vivi Marques / Avaí)

Eduardo Barroca, técnico do Avaí, e Pedro Mohr nos treinos no CFA da Ressacada (Foto: Vivi Marques / Avaí)

Delta Ativa

Quem vê o desempenho do Avaí nos últimos jogos, o melhor início do clube na história da Série A de pontos corridos, talvez não saiba da atuação extracampo da comissão técnica do clube. Além dos trabalhos táticos do técnico Eduardo Barroca, a análise dos adversários e os treinamentos, o Leão da Ilha tem trabalhado com as tecnologias para melhorar a performance dos atletas.

 

O responsável pela coleta dos dados da equipe azurra é o fisiologista Pedro Mohr, que tem utilizado da plataforma de força, a aquisição mais recente do clube, além de GPS para o monitoramento dos jogadores.

 

Com a introdução das tecnologias e o feedback diário para os jogadores, o primeiro ponto é que criou uma competição interna maior. Os próprios jogadores, que são competitivos e interessados, acabam olhando os números, perguntam diariamente como eles estão, então isso elevou a qualidade de treino“, falou.

 

A plataforma é algo que poucos times têm, foi uma aquisição diferencial do clube. Junto com o departamento médico a gente tem usado para ver performance de jogador, força, carga, altura de salto, diferença de uma perna para outra. Tanto pelo lado da performance quanto da preparação física a gente consegue realizar trabalhos individualizados“, completou.

 

Os dados que são gerados a partir das tecnologias são repassados também para as demais áreas, como na nutrição, treinos e também no preparo físico dos atletas, como comentou o preparador físico, Felippe Capella.

 

É um trabalho que é feito em conjunto, não é apenas um departamento ou uma pessoa, são todos. A gente tem preparação física, área médica, fisiologia, nutrição, treinamento do Barroca, que é extremamente intenso, com nível de cobrança muito alto, e a consciência dos atletas virem aqui e entregarem o melhor deles“, disse.

 

Nos números registrados nas partidas na Série A até agora, a equipe avaiana tem tido melhor desempenho jogando em casa. Na última rodada, na virada sobre o Coritiba, o Avaí registrou as maiores distâncias em alta intensidade e sprint.

 

Dentro da competição, a gente tem observado um aumento nas variáveis físicas. Esse último jogo contra o Coritiba, foi o jogo com maiores dados, seja em distância, em intensidade, em velocidade. Durante a competição, a gente tá acompanhando uma evolução da equipe“, disse Pedro Mohr.

 

 

O resultado na Série A até o momento é de 66,7% de aproveitamento. São três vitórias, todas em casa, além de um empate e uma derrota.

 

A gente consegue perceber uma condição física dos atletas muito boa, realmente eles têm gerado números bastante interessantes nas partidas, tendo em vista que no último jogo tivemos as melhores métricas do grupo. Mas são diversos fatores envolvidos para ter a performance“, disse o preparador Felippe Capella.

 

Eles realmente têm essa troca com a gente. Saber os números de treinos e de jogos, e através do que é registrado eles conseguem validar as percepções deles ou não. A busca pelo desempenho é realmente alta“, completou.

 

A conferência e avaliação dos números é diária. Tudo é armazenado, analisado e estudado em busca da melhora.

 

Foi criado uma plataforma onde a gente acompanha dia a dia o jogador em sua posição, mas principalmente com ele mesmo. Quando a gente detecta, através de processos estatísticos, que houve uma baixa acentuada ou um aumento acentuado em determinada variável, a gente conversa e vê que tipo de rotina adotar, seja recuperação ou complemento físico, ou até em tempo real no treino mesmo“, finalizou Pedro Mohr.

 

A equipe comandada por Eduardo Barroca volta a campo no domingo, contra o Juventude, às 18h, na Ressacada, pela sexta rodada da Série A do Brasileiro. Para a partida, o Leão vai defender o tabu de nunca ter perdido para a equipe gaúcha jogando como mandante.

 

Por: Ronaldo Fontana / Globo Esporte SC


 

Justen Celulares