Rui Car
25/05/2021 16h02 - Atualizado em 26/05/2021 10h20

Avaí pode ser campeão catarinense pela 1ª vez longe de Florianópolis

Todas as 17 taças conquistadas pelo Leão na competição até hoje foram ganhas na Capital de Santa Catarina

Assistência Familiar Alto Vale
Jogadores do Avaí comemoram o gol de Vinícius Leite, anotado aos 49 do segundo tempo (Foto: Antônio Carlos Mafalda / Mafalda Press / Divulgação)

Jogadores do Avaí comemoram o gol de Vinícius Leite, anotado aos 49 do segundo tempo (Foto: Antônio Carlos Mafalda / Mafalda Press / Divulgação)

Delta Ativa

Após a vitória sobre a Chapecoense no jogo de ida da final do Campeonato Catarinense, o Avaí joga para fazer história nesta quarta-feira (26) na Arena Condá, em Chapecó. Além de poder igualar o número de conquistas do maior rival, Figueirense, com 18 taças, o Leão pode ser campeão catarinense pela primeira vez longe de Florianópolis.

 

Todos os outros 17 títulos estaduais da equipe Azurra foram conquistados na Capital de Santa Catarina, segundo os registros históricos do clube. Nas duas vezes em que foi campeão como visitante, os títulos aconteceram contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli.

 

Um empate basta aos comandados de Claudinei Oliveira para que o Leão volte a conquistar a principal competição do Estado, título que não vem desde 2019, coincidentemente contra a mesma Chapecoense.

 

Relembre os outros títulos do Leão:

 

2019: Avaí 1(4) x 1(2) Chapecoense – estádio da Ressacada

 

Betão, o capitão, levanta a taça de campeão catarinense para o Avaí em 2019. Equipe foi campeã após bater a Chapecoense nos pênaltis por 4 a 2. No tempo normal, 1 a 1 na Ressacada.] – Foto: Arquivo/Flávio Tin/ND

Betão, o capitão, levanta a taça de campeão catarinense para o Avaí em 2019. Equipe foi campeã após bater a Chapecoense nos pênaltis por 4 a 2. No tempo normal, 1 a 1 na Ressacada.] Foto: Arquivo / Flávio Tin / ND

O último título do Leão veio em 2019 com vitória nos pênaltis sobre a Chapecoense, rival desta quarta-feira, após o 1 a 1 no tempo normal.

 

2012: Figueirense 1×2 Avaí – estádio Orlando Scarpelli

 

Avaí campeão em 2012 em pleno Orlando Scarpelli – Foto: Gazeta Press/Reprodução

Avaí campeão em 2012 em pleno Orlando Scarpelli (Foto: Gazeta Press / Reprodução)

O Avaí passeou contra o Figueirense nos dois jogos em 2012 e foi campeão em pleno Orlando Scarpelli. No jogo de ida, um elástico 3 a 0 no estádio da Ressacada.

No jogo de volta, no Orlando Scarpelli, nova vitória por 2 a 1, construída ainda no primeiro tempo e título conquistado na casa do rival.

 

2010: Avaí 2×0 Joinville – estádio da Ressacada

 

Avaí campeão catarinense de 2010 – Foto: reprodução/Revista Avaí

Avaí campeão catarinense de 2010 (Foto: Reprodução / Revista Avaí)

O Avaí venceu o Joinville por 2 a 0 na Ressacada e conquistou o biampeonato estadual em 2010. No primeiro jogo no Norte do Estado, outra vitória do Leão da Ilha: 3 a 1.

2009: Avaí 6×1 Chapecoense – estádio da Ressacada

 

Avaí é campeão em 2009 após golear a Chapecoense – Foto: reprodução Revista Avaí

Avaí é campeão em 2009 após golear a Chapecoense (Foto: Reprodução / Revista Avaí)

Após perder o jogo de ida para Chapecoense por 3 a 1, o Avaí chegou em desvantagem para a decisão de 2009. A missão ficou ainda mais complicada quando Rômulo abriu o placar para o Verdão logo aos dez minutos da primeira etapa.

 

O Leão conseguiu o empate somente aos 31 minutos, com gol de Evando. Na segunda etapa, o Avaí marcou mais duas vezes com Léo Gago e Marquinhos. Com isso, a partida foi para a prorrogação.

 

No tempo extra, um passeio da equipe de Florianópolis. Um 3 a 0 no placar, coroando a goleada, com direito a um pênalti isolado pelo goleiro Eduardo Martini já no fim da partida.

 

1997: Avaí 2×0 Tubarão – estádio da Ressacada

 

Avaí campeão catarinense de 1997 – Foto: Divulgação/Avaí F.C

Avaí campeão catarinense de 1997 (Foto: Divulgação / Avaí FC)

O atacante Jacaré foi o grande herói da noite ao marcar os dois gols do Leão sobre o Tubarão no dia 22 de junho de 1997, coroando mais um título catarinense para o Leão. Aproximadamente 22.850 torcedores lotaram a Ressacada na ocasião.

 

1988: Avaí 2×1 Blumenau – estádio da Ressacada

 

Avaí Campeão Estadual 1988 – Foto: acervo digital

Avaí Campeão Estadual 1988 (Foto: Acervo digital)

O Avaí foi campeão catarinense em 1988 após liderar o hexagonal final da competição. Participaram desta fase os campeões dos turnos Marcílio Dias e Criciúma, além de Avaí, Brusque, Blumenau e Joinville que se classificaram por índice técnico.

 

Todos jogaram contra todos em turno e returno e o Leão da Ilha sagrou-se campeão catarinense após somar 16 pontos em 10 jogos, com sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

 

Na partida decisiva, mais de 25 mil lotaram a Ressacada esperando o título estadual após 13 anos de tabú. O Leão venceu o Blumenau por 2 a 1, com gols de Adílson Heleno e Marcos Severo. Fechando o hexagonal, o Leão da Ilha ainda derrotou o Brusque por 2 a 1 na entrega oficial de faixas.

 

1975: Figueirense 0x1 Avaí – estádio Orlando Scarpelli

 

Avaí foi campeão em 1975 após bater o Figueirense por 1 a 0 – Foto: Reprodução/ND

Avaí foi campeão em 1975 após bater o Figueirense por 1 a 0 (Foto: Reprodução / ND)

A final de 1975 foi disputada em melhor de três jogos, com as partidas sendo disputadas nos dias 12, 15 e 17 de agosto, no estádio Orlando Scarpelli.

 

O Leão perdeu o primeiro jogo para o Figueirense pelo placar de 3 a 2. No segundo jogo, a equipe reagiu e venceu o rival pelo placar de 3 a 0. Na partida decisiva, vitória com gol de Juti aos 23 minutos do segundo tempo e novo título para o Avaí.

 

1973: Avaí 2×1 Juventus – estádio Adolfo Konder

 

Em Pé: Jorge Ferreira, Rubão, Souza, Vilela, Orivaldo, Rogério I, Ari Prudente e o goleiro Joceli.Agachados: Lico, Balduíno, Toninho, Zenon, Jaíco e João Carlos Cueca. – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Em Pé: Jorge Ferreira, Rubão, Souza, Vilela, Orivaldo, Rogério I, Ari Prudente e o goleiro Joceli.Agachados: Lico, Balduíno, Toninho, Zenon, Jaíco e João Carlos Cueca (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

O Avaí foi campeão em 1973 ao bater o Juventus pelo placar de 2 a 1 na última rodada do quadrangular no dia 17 de dezembro em jogo disputado no estádio Adolfo Konder. O Juventus, de Jaraguá do Sul, foi o vice, seguido por Figueirense e Caxias.

 

Rogério e Balduíno marcaram os gols do Leão na ocasião.

 

1945: Avaí 7×2 Caxias (2 a 0 na prorrogação) – estádio Adolfo Konder

 

Avaí campeão catarinense em 1945 – Foto: Reprodução/Redes Sociais

Avaí campeão catarinense em 1945 (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

O Avaí perdeu para o Caxias, em Joinville, pelo placar de 2 a 0, no primeiro jogo da decisão de 1945. No entanto, goleou o rival na final pelo placar de 7 a 2 no tempo normal e 2 a 0 na prorrogação, garantindo dessa maneira o tretacampeonato catarinense, feito inédito até então em Santa Catarina.

 

A decisão ocorreu no dia 17 de fevereiro de 1946, no estádio Adolfo Konder.

 

1944: Avaí 5×3 Marcílio Dias – estádio Adolfo Konder

 

A final do Campeonato Catarinense foi disputada entre Avaí e Marcílio Dias. Em Navegantes, o Leão fez 2 a 1 no jogo de ida.

 

Na volta, conquistou o tricampeonato estadual ao vencer o Marinheiro no estádio Adolfo Konder por 5 a 3 no dia 25 de fevereiro de 1945.

 

1943: Avaí 7×3 América (7×0 na prorrogação) – estádio Adolfo Konder

 

Avaí campeão estadual de 1943 – Foto: Reprodução: livro O Time da Raça. 90 anos

Avaí campeão estadual de 1943 (Foto: Reprodução: Livro O Time da Raça. 90 anos)

Avaí e América de Joinville ficaram frente a frente para a disputa do título catarinense de 1943. Após perder o primeiro jogo em Joinville por 3 a 1, o Avaí goleou o rival em Florianópolis, com o final da partida apontando o placar de 7 a 3 para a equipe Azurra.

 

Como cada equipe venceu um jogo, foi necessária uma prorrogação e o novo massacre avaiano aconteceu, dessa vez pelo placar de 7 a 0.

 

1942: O Avaí goleou o Hercílio Luz por 6 a 1 e enfrentaria o América de Joinville na final, que após confirmar presença na decisão, não compareceu ao estádio Adolfo Konder, alegando que três jogadores seus estavam de sobreaviso no Exército, devido à 2ª Guerra Mundial e não poderiam disputar a partida naquele 4 de outubro de 1942.

 

Como o América desistiu da partida, o Avaí venceu por W.O a 0 e se tornou campeão catarinense.

 

1930: Avaí 6 x 2 Marcílio Dias – estádio Adolfo Konder

 

A final do Campeonato Catarinense de 1930 foi disputada entre Avaí e Marcílio Dias.

 

O jogo decisivo aconteceu no Estádio Adolfo Konder no dia 29 de março de 1931. O Avaí goleou o Marcílio Dias por 6 a 2, com gols de Barbi, Candinho(duas vezes), Ruy (duas vezes) e Periquito.

 

1928: Avaí 4×1 Brasil – Campo da Liga

 

A final do Campeonato Catarinense de 1928 foi disputada no dia 3 de março de 1929, contra o Brasil de Blumenau.

 

O Leão goleou o rival pelo placar de 4 a 1, confirmando, na época, uma hegemonia do clube em Santa Catarina, com quatro títulos em cinco anos de disputa do Campeonato Catarinense.

 

1927: Avaí 3×2 Brasil – Campo da Liga

 

A final do estadual de 1927 foi disputada no dia 15 de janeiro de 1928. Vitória avaiana por 3 a 2 sobre o Brasil de Blumenau com gols marcados por Octávio e Acciolly (o outro gol não foi encontrado o autor pelos registros históricos do clube).

 

1926: Avaí 3×2 Internato – Campo da Liga

 

O Campeonato Citadino de 1926 foi válido também pelo Campeonato Estadual. Participaram da competição as seguintes equipes: Avaí, Clube Atlético Florianópolis, Externato, Figueirense, Internato e Trabalhista.

 

Os jogos foram disputados no Gymnásio Catharinense (atual Colégio Catarinense) e no Campo da Liga. O turno foi disputado por todos os participantes e o returno pelos três melhores colocados na primeira fase.

 

Classificaram para o returno o Avaí, o Atlético Florianópolis e o Internato. No jogo de desempate, vitória do Leão sobre o Internato por 3 a 2.

 

1924: Avaí 3×1 Trabalhista – Gymnásio Catharinense

 

O Avaí se sagrou campeão no primeiro Campeonato Catarinense da história. A competição foi disputada em turno único. O Leão tornou-se campeão invicto com quatro vitórias e um empate. Fez dez gols e sofreu cinco.


POR: IAN SELL – ND+

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOKYOUTUBE E SOUNDCLOUD.
Justen Celulares