Rui Car
30/01/2022 13h41

Avaí vence o Barra pelo Catarinense e espanta “má fase” na temporada

Leão da Ilha venceu equipe de Balneário Camboriú pelo placar de 2 a 0 e respirou no ano e na tabela

Assistência Familiar Alto Vale
Copete vibra com o primeiro gol do Avaí no estadual (Foto: Frederico Tadeu / Avaí FC)

Copete vibra com o primeiro gol do Avaí no estadual (Foto: Frederico Tadeu / Avaí FC)

Delta Ativa

Avaí bateu o Barra, em duelo válido pela 3ª rodada do Campeonato Catarinense. O jogo aconteceu no estádio da Ressacada, em Florianópolis, e representou a primeira vitória do time na temporada.

 

Com o resultado o Leão da Ilha chega aos 4 pontos, dá um fôlego para o (já) pressionado Claudinei Oliveira e acalma um pouco os ânimos no Sul da Ilha.

 

Foram três jogos, até aqui, em 2022: o suficiente para que o Leão da Ilha, único representante de Santa Catarina na elite do futebol brasileiro, entre pressionado.

 

O problema é que, além de não ter vencido na competição (empate com o Marcílio e derrota para Chapecoense), o Avaí perdeu o título da Recopa Catarinense, de virada, para o seu maior rival, dentro de casa.

 

Se o título pouco importa o resultado do encontro com o Figueirense é vital, sobretudo, para o torcedor, o grande e principal patrimônio de qualquer clube.

 

O jogo

 

Não há nada mais futebol que, no quarto jogo da temporada, pouco depois de ascender a elite da modalidade nacional, um treinador chegue pressionado.

 

É a realidade de Claudinei Oliveira, a frente do comando técnico do Avaí. Isso, além de jamais alcançar a unanimidade em Florianópolis, vem de três resultados negativos na temporada.

 

Além de chegar para o jogo sem vencer na temporada, o Avaí contabilizou uma derrota para a Chapecoense dentro da Ressacada, um empate com o Marcílio Dias, e o pior dos piores: derrota, de virada, para o rival Figueirense dentro de casa em jogo válido pela Recopa.

 

Todos os ingredientes foram suficientes para que apupos fossem lançados pelas arquibancadas logo após o nome de Claudinei soar nos alto-falantes.

 

Em campo o Avaí, perto do que apresentou nos primeiros três jogos, foi superior.

 

Prova disso foi o gol de Copete, aos 12′ da primeira etapa. Jogada pela direita onde a bola foi cruzada para Renato escorar para o meio da pequena área onde Copete, agora com a 10, mandar para dentro da rede.

 

O Leão da Ilha, apesar de não fazer muita força, ainda teve mais chances de ampliar o placar mas pecou nas finalizações.

 

Segundo tempo

 

O jogo melhorou na segunda etapa. Depois de um duelo monótono, em dados momentos, o jogo ganhou em movimentação na segunda etapa.

 

Douglas, goleiro do Avaí, chegou a ser o destaque com pelo menos duas grandes intervenções no ataque barrense.

 

Mas foi o goleiro do time visitante, experiente Bruno Grassi, que protagonizou o principal episódio do segundo tempo.

 

Bruno Silva recebeu a bola, de fora da área, e arriscou: ela não ganhou força, mas Bruno Grassi viu ela resvalar por baixo das pernas e entrar mansamente.

 

Próxima parada

 

O Avaí vai jogar em Jaraguá do Sul, na próxima quarta-feira (02), às 21h30. Já o Barra recebe o Concórdia, no mesmo dia, mas mais cedo: às 16h, em Itajaí, onde o clube está mandando os seus jogos.

 

Ficha técnica

 

Avaí: Douglas; Matheus Ribeiro, Alemão, Arthur Chaves e Diego Matos; Eduardo (Raniele), Bruno Silva, Lourenço (Muriqui) e Vinícius Leite (Matheus Lucas); Renato (Rômulo) e Copete (Paulo Baya). Técnico: Claudinei Oliveira.

 

Barra: Bruno Grassi; Lenon, Cleyton, Fredson (Renan Luís) e Dudu Paraíba; Arthur, Luiz Otávio (Pereira), Renatinho (Vitinho) e Dudu Silva (Gabriel Pires); Diego Ceará (Wallace) e Dudu Beberibe. Técnico: Matheus Costa

 

Cartões amarelos: Arthur Chaves, Bruno Silva (AVA); Luiz Otávio (BAR)

 

Gol: Copete (12/1T)

 

Arbitragem: Ramon Abatti Abel apita a partida, auxiliado por  José Roberto Larroyd e Guilherme Costa Gonçalves

 

Local: estádio da Ressacada, em Florianópolis

Fonte: Diogo de Souza / ND+
Justen Celulares