Rui Car
16/01/2019 10h20 - Atualizado em 16/01/2019 08h25

Bastidores da negociação: como o Palmeiras conseguiu contratar Ricardo Goulart depois de um ano

Tratamento, família e história na China contribuem para acerto

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Em dezembro de 2017, Ricardo Goulart disse ao GloboEsporte.comque havia comunicado ao Guangzhou Evergrande seu desejo de voltar ao Brasil. Naquela época, o Palmeiras já era favorito a repatriá-lo. A longuíssima negociação terminou na manhã da última terça-feira, quando foi assinado o contrato de empréstimo até dezembro.

 

A vontade de sua família, seu desempenho e até mesmo a lesão no joelho direito colaboraram para que o clube chinês topasse ceder o meia-atacante de 27 anos.

 

Ricardo Goulart é muito próximo de Alexandre Mattos, chefe do futebol do Palmeiras. Ambos ganharam dois títulos brasileiros no Cruzeiro, em 2013 e 2014. Os termos do acerto estavam costurados desde agosto.

 

 

Por isso, a negociação resistiu a assédios como o do Flamengo, que recorreu até ao meia Everton Ribeiro, outro protagonista daquele Cruzeiro, para tentar convencer Goulart.

 

O agente do jogador, Paulo Pitombeira, também recusou o contato de intermediários, em razão do acordo com o Palmeiras. Com bom trânsito no futebol chinês, ele trabalhou para que o Guangzhou aceitasse pagar boa parte dos salários. O apelo foi também emocional, em cima dos 103 gols marcados em 157 jogos na China, além de sete títulos.

 

Até a lesão no joelho direito ajudou. Em outubro do ano passado, Goulart enviou os exames para Mattos, que consultou Gustavo Magliocca, chefe do departamento médico do Palmeiras. O diagnóstico acabou sendo a necessidade de uma artroscopia, procedimento diferente do que havia sido sugerido na China.

 

 

Reencontro com Felipão foi um bônus na hora de fechar com o Palmeiras — Foto: Reprodução/InstagramReencontro com Felipão foi um bônus na hora de fechar com o Palmeiras — Foto: Reprodução/Instagram

Reencontro com Felipão foi um bônus na hora de fechar com o Palmeiras — Foto: Reprodução/Instagram

 

O procedimento de reparo na cartilagem foi realizado em 27 de outubro pelo cirurgião Gilberto Camanho, profissional indicado pelo Palmeiras e que opera todos os jogadores do clube. A partir daí, toda a recuperação foi supervisionada pelos profissionais do clube, tanto na Academia de Futebol quanto nas férias, em sua casa, em São José dos Campos.

 

A possibilidade de reencontro com Luiz Felipe Scolari foi só um bônus. Foi o treinador quem comandou Ricardo Goulart em sua melhor fase na equipe chinesa. Tratou-se de um trunfo para que o Palmeiras, mais de um ano depois das primeiras conversas, conseguisse, enfim, anunciar o reforço.

Justen Celulares