Rui Car
18/12/2020 09h44 - Atualizado em 18/12/2020 09h45

Brusque está a cinco jogos do histórico acesso à Série B

Quadricolor precisa garantir, pelo menos, a segunda colocação do grupo para fazer história e se unir a outros catarinenses na segunda divisão

Assistência Familiar Alto Vale
Brusque pode fazer história e conseguir o segundo acesso consecutivo, chegando pela primeira vez à Série B (Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC)

Brusque pode fazer história e conseguir o segundo acesso consecutivo, chegando pela primeira vez à Série B (Foto: Lucas Gabriel Cardoso/Brusque FC)

Delta Ativa

Campeão da Série D em 2019 e a cinco passos da Série B em 2021. A trajetória do Brusque anima o torcedor quadricolor que está perto do tão sonhado acesso à segunda divisão.

 

O Brusque pode fazer história ao “emendar” um acesso no outro e, para isso, precisa deixar para trás Ituano, Santa Cruz e Vila Nova. Na verdade, a vice-liderança do grupo C já carimba o passaporte para a série B.

 

Diferente de 2019, a segunda fase da Série C deste ano foi dividida em dois grupos com quatro equipes, as duas melhores de cada grupo garantem vaga na segunda divisão de 2021 e o líder de cada grupo faz o único mata-mata da competição: a grande final.

 

Para conquistar o segundo acesso consecutivo, o Quadricolor precisa voltar a fazer a ótima campanha do início do campeonato, quando embalou na competição. Nas 12 primeiras rodadas, o Brusque perdeu apenas uma partida. Em contrapartida, nos sete últimos confrontos da primeira fase foram três empates e quatro derrotas, com direito a uma goleada que abalou as estruturas do Augusto Bauer – 8 a 1 para o Volta Redonda.

 

Líder isolado no início do campeonato, a queda brusca de rendimento do Brusque preocupou os torcedores e levantou inúmeros questionamentos, entre eles, possíveis problemas financeiros e políticos dentro do clube. O desempenho do Quadricolor na segunda metade da primeira fase colocou em risco uma classificação que parecia certa. O resultado foi um quarto lugar conquistado na última rodada e 53% de aproveitamento.

 

Campanha do Brusque na primeira fase teve queda brusca e quase custou a classificação – Foto: CBF/Divulgação

Campanha do Brusque na primeira fase teve queda brusca e quase custou a classificação (Foto: CBF/Divulgação)

Agora, a briga é outra. O Ituano esteve no mesmo grupo B e ficou com a vice-liderança, mas com os mesmos 53% de aproveitamento. Vila Nova e Santa Cruz estava no grupo A, com 57% e 68%, na terceira e primeira posição, respectivamente.

 

Em uma segunda fase de turno e returno, o Brusque terá seis jogos para brigar pelo acesso. Em um quadrangular como esse, a média de pontos que garantem a classificação costuma ser de 10 a 11 pontos.

 

O mesmo formato foi utilizado na primeira fase da Champions League deste ano. O segundo colocado que menos pontuou foi o Borussia Mönchengladbach-ALE, classificado com oito pontos, enquanto o Barcelona avançou com 15.

 

Na primeira rodada, empate contra o Santa Cruz no último domingo (13), no Augusto Bauer. O próximo desafio do Quadricolor será na segunda-feira (21), às 20h, contra o Ituano, que venceu o Vila Nova na “estreia”.

 

Confrontos:

 

Segunda-feira (21), às 20h – Ituano x Brusque

Sábado (26), às 21h – Brusque x Vila Nova

Sábado (02), às 17h – Vila Nova x Brusque

Segunda-feira (11), às 20h – Brusque x Ituano

Domingo (17), às 18h – Santa Cruz x Brusque


FONTE: ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares