Rui Car
17/09/2020 10h33

Brusque perde em casa para o Ceará pela Copa do Brasil

Nos contra-ataques, time cearense abre grande vantagem para chegar às oitavas

Assistência Familiar Alto Vale
Fonte: NSC (Foto: Lucas Gabriel Cardoso, Brusque, divulgação)

Fonte: NSC (Foto: Lucas Gabriel Cardoso, Brusque, divulgação)

Delta Ativa

Três dias depois da final do Campeonato Catarinense, a cena incomum se repetiu: o Brusque foi derrotado no Estádio Augusto Bauer. O Ceará venceu por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (16), no jogo de ida da quarta fase da Copa do Brasil, e está a um passo das oitavas.

 

O confronto de volta será disputado na próxima quarta-feira (23), às 21h30, na Arena Castelão, em Fortaleza. O Brusque precisa vencer por três gols de diferença para se classificar no tempo normal. Se vencer por diferença de dois, leva a definição para os pênaltis. O Ceará se classifica com empate ou até derrota por um gol de saldo.

 

Torcedores acomodados em muros, janelas e até telhados vizinhos ao Augusto Bauer foram testemunhas de um Brusque insistente no primeiro tempo, contra um Ceará que repetiu a estratégia cautelosa que costuma adotar na Série A do Brasileirão. Mais uma vez, o Marreco sentiu a falta do goleador Edu, que sofreu grave lesão e só volta no ano que vem. E, a exemplo da final do Catarinense no domingo, teve pela frente um zagueiro chamado Luiz Otávio de atuação segura como o xará da Chapecoense.

 

Enquanto o domínio territorial catarinense era infrutífero, os cearenses abriram o placar na primeira chance criada, aos 38 minutos. O lance do gol começou numa saída errada do goleiro Zé Carlos. Com a marcação avançada, o Ceará roubou a bola. Ricardinho tocou para Sobral, este lançou Leandro Carvalho, que chutou cruzado: 1 a 0.

 

Com a mesma estratégia na etapa final, o Ceará quase ampliou aos 5, em contra-ataque. O veterano Rafael Sobis acertou o travessão de Zé Carlos. Foi a senha de um segundo tempo semelhante nas posturas, mas muito mais movimentado.

 

O Brusque teve chances de empatar, em chutes de Thiago Alagoano e Rodolfo que Fernando Prass defendeu e no arremate de Rodolfo Potiguar que desviou em Sobral e passou raspando a trave. No contragolpe, Sobral desperdiçou a bola do jogo, ao receber de Sobis livre na entrada da grande área e mandar por cima.

 

O Brusque era pura pressão e estava, literalmente, todo no ataque quando o Ceará liquidou o jogo, aos 46 minutos. A zaga afastou a bola da área e encontrou Vinicius Góes livre contra Zé Carlos, já na intermediária. O jogador do Ceará tirou o goleiro da jogada e, de longe, chutou para o gol vazio: 2 a 0. Uma desvantagem gigante para o Brusque reverter em Fortaleza.

 

Demais jogos da quarta fase

 

Ontem

Ponte Preta 2 x 2 América-MG

Fluminense 1 x 0 Atlético-GO

 

Hoje

16h – Juventude x CRB

19h – Botafogo x Vasco

 

Os jogos de volta serão na próxima semana.

 

Os cinco times que avançarem vão se juntar nas oitavas de final aos pré-classificados Flamengo, Santos, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Grêmio, Inter, Athlético-PR (representantes brasileiros na Libertadores), Fortaleza (campeão da Copa do Nordeste 2019), Cuiabá (campeão da Copa Verde 2019) e Bragantino (campeão da Série B 2019). Os confrontos serão definidos por sorteio.

 

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares