Rui Car
14/02/2023 10h50 - Atualizado em 14/02/2023 10h51

Campeonato Catarinense 2023 tem a pior média de gols dos últimos três anos

Estadual deste ano apresentou uma média de 10 gols ao longo das sete rodadas disputadas

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Fabiano Rateke / Avaí

Foto: Fabiano Rateke / Avaí

Delta Ativa

Campeonato Catarinense 2023 chamou atenção por conta da falta de rede balançando nos jogos iniciais. Com isso, o ND+ fez um levantamento que aponta que o estadual deste ano tem a pior média de gols nas sete rodadas dos últimos três anos, ou seja, desde que o novo formato foi implementado.

 

Ao longo dos 42 jogos, o campeonato deste ano registrou 72 gols, ou seja, uma média de 10 por rodada. Além disso, oito terminaram sem balançar as redes.

 

Pode ser uma imagem de texto que diz "Confira o número de gols nas sete rodadas de 2023. Gols 18 16 14 12 10"

 

Chama atenção ainda para os cinco gols que foram registrados na 2ª rodada. Na ocasião, três deles foram do Avaí na vitória contra o Camboriú. Os outros dois foram do Hercílio Luz contra a Chapecoense e do Criciúma contra o Barra. Os outros três confrontos terminaram em empates sem movimentar o barbante.

 

No entanto, essa não foi a rodada mais “pobre” de rede balançando dos últimos três anos. A estreia do catarinense de 2022 contou com apenas três, enquanto os outros jogos da rodada terminaram empatados.

 

Veja como foi:

 

Foto: FCF / Reprodução

 

A temporada anterior já contou com uma queda no rendimento do setor ofensivo das equipes do estadual. Na época, foram 82 tentos, sendo 10 a menos em relação ao Campeonato Catarinense de 2021.

 

Confira o número de gols registrados em sete rodadas dos últimos três estaduais:

 

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Com isso, o estadual de 2021 apresentou uma média de 13 gols por rodada e o de 2022 11,7. Ou seja, maiores que o registro deste ano nas sete já disputadas.

 

Procurada pelo Arena ND+, a FCF (Federação Catarinense de Futebol) informou que avalia o atual formato como atrativo em decorrência da disponibilidade de datas que as competições estaduais possuem.

 

Além disso, ressaltou que o modelo foi discutido e aprovado pelos clubes em Conselho Técnico, em novembro de 2022, e tem validade de dois anos. Dessa forma, uma alteração pode ocorrer apenas no Campeonato Catarinense de 2025.

 

Até lá será feita a avaliação e, conforme a vontade dos clubes, poderemos alterar a formatação da competição em 2025”, complementa a FCF, por meio de nota.

 

O Conselho Técnico aconteceu em 10 de novembro do ano passado e foi confirmado que o formato seria de todos os times jogarem entre si em turno único.

 

Os oito melhores avançam para a segunda fase, que é definida por meio de cruzamento olímpico com partidas de ida e volta. Porém, a diferença é quem em caso de igualdade nos dois duelos, o vencedor será conhecido na disputa de pênaltis.

 

O prêmio da competição será um carro zero quilômetro. Assim como duas vagas para a Copa do Brasil e três na Série D de 2024. Enquanto isso, os dois últimos são rebaixados para a Série B do Campeonato Catarinense 2024.

 

Confira a nota da FCF na íntegra:

 

Pela disponibilidade de datas que as competições estaduais possuem, acreditamos que seja um formato atrativo. Esse formato foi discutido e aprovado pelos clubes em Conselho Técnico, em novembro de 2022, e tem validade de dois anos.

 

Um novo formato só será possível em 2025. Até lá será feita a avaliação e, conforme a vontade dos clubes, poderemos alterar a formatação da competição em 2025.

 

Fonte: Marcos Jordão / ND+
Justen Celulares