Rui Car
26/08/2021 16h17 - Atualizado em 26/08/2021 16h23

Catarinense Jorginho é eleito o melhor jogador da Europa

Jogador natural de Imbituba venceu a Champions League e a Euro neste ano

Assistência Familiar Alto Vale
Jorginho é eleito o melhor jogador da Europa na temporada (Foto: UEFA)

Jorginho é eleito o melhor jogador da Europa na temporada (Foto: UEFA)

Delta Ativa

RECEBA NOTÍCIAS NO SEU WHATSAPP

CLIQUE AQUI

 

O volante brasileiro naturalizado italiano Jorginho, do Chelsea, foi eleito o melhor jogador da Europa da temporada passada. Vencedor da Champions pelo seu clube e da Eurocopa defendendo a Azzurra, o catarinense de Imbituba ganhou o prêmio nesta quinta-feira (26), durante a cerimônia do sorteio dos grupos da Liga dos Campeões.

 

Jorginho superou na votação, feita por um júri especial da Uefa (entenda mais abaixo ), o belga Kevin De Bruyne, do Manchester City, e o volante francês Kanté, seu companheiro no Chelsea. Não pôde comparecer ao evento na Turquia por causa das restrições da pandemia de covid-19, mas agradeceu em mensagem por vídeo no telão do auditório onde foi feito o sorteio.

 

Obrigado a todos, infelizmente não posso estar aí pelas restrições. Mas estou muito feliz com essa premiação, não posso não agradecer a todos que contribuíram para isso ter acontecido. O agradecimento é para todos que me ajudaram nessa temporada, aos torcedores, aos jogadores, ao técnico e todas as pessoas que não acreditaram em mim, porque vocês me motivaram a trabalhar mais“, disse Jorginho.

 

Jorginho disputou 43 jogos pelo Chelsea em 2020/21, fez oito gols e contribuiu com duas assistências. Na Eurocopa, disputou os sete jogos da campanha vitoriosa da Azzurra.

 

Classificação final da votação de melhor jogador da Uefa:

 

1 – Jorginho (ITA) – Chelsea – 175 pontos
2 – De Bruyne (BEL) – Manchester City – 167
3 – Kanté (FRA) – Chelsea – 160
4 – Messi (ARG) – Barcelona – 148
5 – Lewandowski (POL) – Bayern de Munique – 140
6 – Donnarumma (ITA) – Milan – 49
7 – Mbappé (FRA) – PSG – 31
8 – Sterling (ING) – Manchester City – 18
9 – Cristiano Ronaldo (POR) – Juventus – 16
10 – Haaland (NOR) – Borussia Dortmund – 15

 

Tuchel é eleito o melhor técnico da Europa

 

O técnico alemão Thomas Tuchel, vencedor da Champions com o Chelsea assim como Jorginho, levou o prêmio de melhor treinador da Europa. Depois de substituir o ídolo inglês Lampard no meio da temporada passada, superou o catalão Pep Guardiola, do Manchester City, na final e também na eleição da Uefa, além do italiano Roberto Mancini, ganhador da Euro com a seleção de seu país.

 

É a segunda vez seguida que um técnico alemão ganha o prêmio. Na temporada passada, Hansi Flick, do Bayern de Munique, levou o troféu.

 

Prêmios por posição: Haaland é eleito o melhor atacante

 

Nas premiações individuais, nas quais só eram levados em conta apenas os desempenhos na Champions (não contando Eurocopa, por exemplo), o goleiro senegalês Edouard Mendy, do Chelsea, foi eleito o melhor da temporada passada. O português Rúben Dias, do Manchester City, ganhou a eleição entre os zagueiros, e o volante francês Kanté, do Chelsea, faturou como melhor meio-campista.

 

Artilheiro da última Champions com 10 gols, o fenômeno norueguês Erling Haaland, de apenas 21 anos, superou o polonês Lewandowski, do Bayern de Munique, e o francês Mbappé, do PSG, e levou o prêmio de melhor atacante.

 

Muito feliz por esse prêmio. Mal posso esperar pela próxima Liga dos Campeões“, disse Haaland.

 

Rúben Dias, por sua vez, deixou para trás dois adversários justamente do campeão europeu Chelsea: o alemão Rudiger e o espanhol Azpilicueta. Enquanto isso, Kanté superou os outros dois adversários no prêmio de melhor jogador da temporada, Jorginho e De Bruyne.

 

Entenda como foi feita a votação da Uefa

 

O júri da Uefa foi composto pelos 24 técnicos das seleções que disputaram a última Eurocopa e os 80 treinadores das equipes que estiveram na fase de grupos da Champions League e da Liga Europa em 2020/21. Além deles, mais 55 jornalistas representantes dos países de cada associação que faz parte da Uefa.

 

Cada votante teve de apresentar uma pequena lista com três nomes e as respectivas posições. O primeiro colocado ganharia cinco pontos, o segundo três pontos, e o terceiro do pódio um ponto. Os técnicos não puderam votar em atletas dos próprios times. O somatório desses pontos definiu o vencedor.


FONTE: GLOBO ESPORTE

SIGA AS REDES SOCIAIS DA RÁDIO EDUCADORA: INSTAGRAMFACEBOOK YOUTUBE.
Justen Celulares