Rui Car
02/10/2017 17h40 - Atualizado em 02/10/2017 13h46

CBF é multada pela quarta vez nas Eliminatórias por cantos homofóbicos

Comportamento impróprio de torcedores na Arena do Grêmio

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O mau comportamento de torcedores em jogos da seleção brasileira rendeu mais uma punição da Fifa à CBF. A entidade máxima do futebol mundial divulgou nesta segunda-feira que a confederação brasileira recebeu uma advertência e foi multada em 10 mil francos suíços (R$ 32,5 mil) por cantos homofóbicos e uma cerimônia pré-jogo não aprovada na partida contra o Equador, no dia 31 de agosto, na Arena do Grêmio.

 

Cerimônia para receber jogadores em campo na Arena do Grêmio também foi punida (Foto: Alexandre Lozetti)Cerimônia para receber jogadores em campo na Arena do Grêmio também foi punida (Foto: Alexandre Lozetti)

Cerimônia para receber jogadores em campo na Arena do Grêmio também foi punida (Foto: Alexandre Lozetti)

 

A CBF já havia sido punida exatamente pela mesma infração (conduta imprópria de torcedores) em outras três oportunidades nas Eliminatórias, nas partida contra Colômbia (Arena da Amazônia), Bolívia (Arena das Dunas) e Paraguai (Arena Corinthians). Nestas ocasiões, as multas foram de 20 mil, 25 mil e 35 mil francos suíços, respectivamente – contra os paraguaios, houve também o uso de sinalizadores ou “artefatos incendiários”.

 

Outras federações também receberam punições pelo mesmo motivo, como a Argentina, que foi multada pelo mau comportamento de seus torcedores contra a Venezuela, tendo que pagar 35 mil francos suíços.

 

As punições fazem parte da política da Fifa de tentar banir dos estádios qualquer manifestação de discriminação e que vá contra o esporte. A entidade desenvolveu um sistema para vigiar o comportamento dos torcedores nas partidas das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 – observadores são designados a acompanhar cada partida e informar sobre casos de preconceito.

Justen Celulares