Rui Car
07/02/2019 10h20 - Atualizado em 07/02/2019 08h48

Centralizado, recuado ou pelo lado: como Ricardo Goulart pode atuar no ataque do Palmeiras

Reforço tem preferência por jogar pelo meio, mas diz não escolher posição no Verdão

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Principal contratação do Palmeiraspara 2019, Ricardo Goulart está perto de ficar à disposição da comissão técnica alviverde para estrear pelo clube – ele foi regularizado no BID da CBF e vive expectativa de ficar com a última vaga do Verdão no Paulistão.

 

Na última quarta-feira, horas depois de ter sido apresentado na sede de uma das patrocinadoras do clube, o meia-atacante fez seu primeiro treino com bola com o restante do elenco na Academia de Futebol.

 

Mas, qual função o atleta vai desempenhar? Mesmo após ter reiterado ser meia-atacante, durante sua entrevista coletiva de apresentação, Goulart se colocou à disposição da comissão técnica para desempenhar outras funções no sistema ofensivo palmeirense.

 

 

Veja como o novo camisa 11 pode jogar no Palmeiras de Felipão:

Goleador na China

Na China, Goulart marcou 103 gols e deu 53 assistências em 157 jogos com a camisa do Guangzhou Evergrande. Ou seja, praticamente uma participação em gol por partida disputada, mesmo que não tenha atuado necessariamente como um autêntico camisa 9.

 

Sempre presente entre os principais artilheiros dos torneios disputados pelo clube chinês, Goulart, que foi comandado por Felipão de 2015 a 2017, foi a principal referência de gol do Guangzhou Evergrande enquanto esteve no clube chinês.

 

No Verdão, Borja e Deyverson disputam a vaga de 9. O primeiro tem sido chamado com frequência para a seleção colombiana e o segundo pode pegar até 12 jogos de suspensão por causa da cusparada em Richard, do Corinthians. Arthur Cabral, outra opção para o setor, não foi inscrito no torneio estadual e ainda se recupera de problemas físicos.

 

Goulart pode jogar como centroavante, com apoio de pontas e de um armador — Foto: GloboEsporte.comGoulart pode jogar como centroavante, com apoio de pontas e de um armador — Foto: GloboEsporte.com

Goulart pode jogar como centroavante, com apoio de pontas e de um armador — Foto: GloboEsporte.com

 
 

Como referência ao lado de Borja, Goulart deixaria armação para os pontas — Foto: GloboEsporte.comComo referência ao lado de Borja, Goulart deixaria armação para os pontas — Foto: GloboEsporte.com

Como referência ao lado de Borja, Goulart deixaria armação para os pontas — Foto: GloboEsporte.com

Mais à vontade no meio

Ricardo Goulart deixou claro que sua preferência é atuar como meia-atacante, função que ele acredita poder desempenhar melhor. Foi assim no Cruzeiro que ele brilhou na conquista do bicampeonato brasileiro, em 2013 e 2014, antes de se transferir para a China por 15 milhões de euros.

 

Em Minas, marcou 38 gols em 106 jogos. Ele tinha como característica jogar na linha atrás do centroavante, carregando a bola pelo meio, mas também com uma importante chegada na área adversária.

 

Para 2019, o Palmeiras conta com Lucas Lima, Raphael Veiga e Guerra como armadores. Gustavo Scarpa, Zé Rafael e Moisés também podem atuar centralizados, se houver necessidade.

 

Com Borja centralizado, Ricardo Goulart pode ficar com a vaga de Lucas Lima — Foto: GloboEsporte.comCom Borja centralizado, Ricardo Goulart pode ficar com a vaga de Lucas Lima — Foto: GloboEsporte.com

Com Borja centralizado, Ricardo Goulart pode ficar com a vaga de Lucas Lima — Foto: GloboEsporte.com

 

Mais opções pelo lado

Na necessidade, Goulart afirmou que já atuou como ponta. Mas, pelo menos neste momento, talvez seja a última opção de escalação para o camisa 11 no sistema ofensivo do Palmeiras.

 

Dudu é titular absoluto e tem lugar garantido, quase sempre aberto pela esquerda. Do outro lado, Felipão utilizou até agora Gustavo Scarpa, Carlos Eduardo, Felipe Pires e Zé Rafael – este último durante parte do duelo contra o Botafogo.

 

Em recuperação de uma cirurgia no joelho, Willian segue fora do time, enquanto Hyoran, fora da lista do Paulistão, ainda não estreou na temporada.

 

Pelo lado, Goulart ocuparia vaga aberta desde a lesão de Willian — Foto: GloboEsporte.comPelo lado, Goulart ocuparia vaga aberta desde a lesão de Willian — Foto: GloboEsporte.com

Pelo lado, Goulart ocuparia vaga aberta desde a lesão de Willian — Foto: GloboEsporte.com

Justen Celulares