Rui Car
12/11/2021 16h21

Com Catarinense definido, JEC planeja a temporada 2022

Expectativa de "herdar" vaga na Série D foi frustrada e Tricolor deve antecipar reapresentação e pré-temporada

Assistência Familiar Alto Vale
Próspera confirmou participação e frustrou expectativa tricolor (Foto: Fernando Ribeiro / FCF)

Próspera confirmou participação e frustrou expectativa tricolor (Foto: Fernando Ribeiro / FCF)

Delta Ativa

As pequenas chances que o JEC tinha de “herdar” uma vaga na Série D de 2022 ficaram ainda menores após o Congresso Técnico do Campeonato Catarinense, realizado na terça-feira (09). Por que? A possibilidade de desistência do Próspera, que poderia inviabilizar sua presença no Campeonato Brasileiro, foi por água abaixo quando o time de Criciúma confirmou participação no Estadual.

 

Com condições financeiras tão ou mais delicadas que as do Tricolor, o Próspera dava indícios de que poderia declinar da participação, no entanto, a parceria fechada com a As Sports pode ter mudado o rumo do time e, consequentemente, das esperanças da torcida tricolor.

 

Depois de desembarcar em Blumenau, onde fez parceria com o Metropolitano no Campeonato Catarinense deste ano, no qual o time foi rebaixado, a empresa do ex-jogador André Santos fechou com o time de Criciúma. O suporte financeiro da As Sports dá condições para que o Próspera dispute o Estadual, maior receio da torcida do time do Sul antes da confirmação.

 

Com isso, a competição terá os 12 times previamente projetados e mantém a mesma fórmula de disputa de 2021. Jogos em turno único com todos os times se enfrentando em busca de oito vagas. A partir das quartas de final, as disputam passam a ser com jogos de ida e volta. O campeonato inicia no dia 23 de janeiro e o último jogo da final está prevista para 3 de abril.

 

JEC, Avaí, Barra, Brusque, Camboriú, Chapecoense, Concórdia, Figueirense, Hercílio Luz, Juventus, Marcílio Dias e Próspera se enfrentam em busca do título.

 

Assim, o JEC tem a missão de fazer um bom campeonato para garantir calendário em 2023 e, depois de apresentar Paulo Massaro como técnico e Ramirez como gerente de futebol, o time trabalha nos bastidores na montagem do elenco.

 

Antes prevista para meados de dezembro, a reapresentação deve acontecer ainda em novembro. A data estimada é 29, mas pode ser antecipada.

 

A expectativa é para a montagem do elenco. Dos 11 jogadores que têm contrato para a próxima temporada, alguns devem deixar o time seja por propostas de continuidade de temporada em outros clubes, seja por opção do próprio time por questões técnicas, de perfil e, claro, financeiras, afinal, o Tricolor terá um orçamento ainda mais limitado em 2022.

 

Enquanto o departamento de futebol trabalha para chegar a um consenso, um nome conhecido caiu no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) novamente. O atacante Alison, emprestado ao Floresta (CE), caiu novamente no informativo com seu contrato em definitivo com o JEC na quarta-feira (10).

 

Agora, resta ao time equacionar quem pode ser aproveitado, quem se encaixa nas contas e nos objetivos do clube. O JEC tem um calendário curto, mas um caminho longo e difícil pela frente.

Fonte: Drika Evarini / ND+
Justen Celulares