Rui Car
02/10/2017 10h20 - Atualizado em 02/10/2017 08h20

Com o Z-4 no retrovisor do Sport, Luxa critica número de rebaixados: “Injusto”

Ele mostra confiança na recuperação do Rubro-negro

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Vanderlei Luxemburgo decidiu criticar a fórmula do Campeonato Brasileiro, após ver seu time ser derrotado para o São Paulo, por 1 a 0, neste domingo. Com a mesma pontuação do Avaí, que abre a zona de rebaixamento com 30, e podendo entrar no Z-4, caso a Ponte Preta, que tem 28, vença o Flamengo, nesta segunda-feira, o treinador destacou o que, para ele, é injusto: o número de clubes que caem para a Série B.

 

– O Campeonato Brasileiro é muito difícil. O meu parecer não é só achar que está perto da zona da degola. O meu questionamento é se é justo cair 20% dos clubes. Sempre terá um clube grande caindo. Acho que é muito. Não sei se isso é por questões comerciais, mas eu não tenho que cuidar disso. Mas desde que iniciou a competição dessa forma, sempre tem um grande clube caindo. Ou você está na parte de cima ou lutando para cair – disse o treinador, questionando a fórmula iniciada em 2006.

 

 

Em relação ao momento do Sport, que não vence há nove jogos, Luxemburgo acredita que o time precisa de um pouco mais de sorte. Segundo o treinador, o Rubro-negro não tem vencido nem mesmo quando joga bem. Situação que o dá confiança para tirar o clube da má fase.

 

– A gente joga bem, mas não vence. Sabemos que temos condições. Contamos com os jogos da Ilha do Retiro. O que nos dá segurança é que vemos a equipe produzindo. Temos a preocupação normal, porque estamos perto, mas temos a confiança de que vamos sair.

 

Sobre o duelo contra o São Paulo, Luxemburgo acredita que o Sport conseguiu realizar um jogo equilibrado e que poderia sair de campo com um resultado favorável.

 

– O jogo estava equilibrado no primeiro tempo e acharam o gol numa bola que rebateu na defesa. No segundo tempo nós jogamos o São Paulo para trás e fomos melhores.

 

Ciente de que a saída de Anselmo, que vinha atuando bem, causou estranhamento entre os torcedores, Luxemburgo explicou que a saída do atleta para a entrada de Thomás foi motivada por cansaço.

 

– Ele cansou. Ele estava jogado bem, mas ele cansou. Não era a mudança que eu queria fazer.

Justen Celulares