Rui Car
26/12/2020 09h24

Com quase 450 jogos, Figueirense e Avaí jogam pela 1ª vez na semana do Natal

Figueirense e Avaí reúnem a maior e mais antiga rivalidade de Santa Catarina, onde terão a primeira oportunidade de presentear - ou não - seus torcedores

Assistência Familiar Alto Vale
Avaí e Figueirense: quase 450 jogos em 96 anos de história (Foto: Flávio Tin/ND/arquivo)

Avaí e Figueirense: quase 450 jogos em 96 anos de história (Foto: Flávio Tin/ND/arquivo)

Delta Ativa

Restando poucas horas para o maior e mais antigo clássico de futebol de Santa Catarina, Figueirense e Avaí, já se enfrentaram quase 450 vezes ao longo de suas existências. Apesar da divergência de cinco jogos entre as respectivas contagens, a verdade é que se trata de um embate com muita, mas muita história.

 

São quase 100 anos de Avaí e Figueirense, Figueirense e Avaí. Desde 1924 os times de maior torcida de Santa Catarina já contaram as mais variadas histórias.

 

Por se tratar de futebol, esse esporte que é especialista em dizimar a teoria e a obviedade, é a primeira vez que os dois times vão se enfrentar em um período natalino.

 

É bem verdade que o jogo será realizado no dia 26 de dezembro, um dia depois do nascimento de Jesus Cristo, mas a rodada número 31 da Série B, foi diluída nesse canto da semana e, assim, é tratada como a rodada da Natal da competição.

 

Conforme apurado pela reportagem, é a primeira vez que os coirmãos se encontram no período referente ao Natal. Alvinegros e Azurras jamais jogaram nos dias 24, 25 e 26 de dezembro.

 

É a oportunidade ideal para que repórteres e cronistas, já ansiosos por mais um duelo entre as duas equipes, poderão fazer alusão ao jogo como um presente para as respectivas torcidas.

 

Expectativa para saber quem será contemplado como a mais pedida das surpresas: a vitória.

 

Presente duplo

 

Jogar clássico é muito bom e isso trata-se de uma verdade universal dentro de um vestiário de rendimento. Mas vencer o clássico é muito melhor.

 

Em situações opostas na tabela, a vitória para cada um dos lados, além de fundamental, trará, de quebra, a interferência direta no objetivo alheio.

 

Figueirense x Avaí: muita história para contar em Santa Catarina – Foto: Marco Santiago/ND

Figueirense x Avaí: muita história para contar em Santa Catarina (Foto: Marco Santiago/ND)

O Figueirense, por exemplo, entra em campo no Z4 da Série B, mais precisamente na 18ª posição com 32 pontos e um jogo menos que o Náutico (16º) que já jogou e já venceu na rodada: 2 a 0 sobre o Cuiabá.

 

Uma vitória, além de, mais uma vez, tirar o Furacão da zona maldita, freia a ascensão do Avaí de Claudinei Oliveira. Mais que isso, pode ser crucial para que o Leão da Ilha não alcance “um lugar ao Sol” e tenha o direito de jogar a elite em 2021.

 

Com 44 pontos na 9ª posição, o Avaí é um dos três times do top-10 que ainda não atuaram na rodada, logo, tem um jogo a menos que seus concorrentes. O Juventude, 4º colocado, soma 49 pontos e, devido a essa distância, o triunfo do Leão, dentro do estádio Orlando Scarpelli, poderá ser fundamental para a manutenção da briga por uma das vagas.

 

Clássico em 31 de dezembro

 

Além da enciclopédia denominada Spyros Diamantaras, presidente do Conselho Deliberativo do Avaí, historiador e um banco interminável de dados, a reportagem teve a oportunidade de conversar com o professor e historiador, Felipe Matos.

 

Jornal do dia 31 de dezembro de 1950 com o destaque para o encontro entre os rivais da capital – Foto: Jornal O Estado/arquivo/ND

Jornal do dia 31 de dezembro de 1950 com o destaque para o encontro entre os rivais da capital (Foto: Jornal O Estado/arquivo/ND)

Ele lembra duelos incontáveis em feriados, sexta-feira Santa, dia do Trabalhador, dentre outros, mas nada sobre o Natal.

 

Dois jogos, na verdade, aconteceram próximos da data. Um deles foi em 23 de dezembro. Outro, um amistoso em 1950, foi registrado em 31 de dezembro, placar de Avaí 1 a 2 Figueirense, no estádio Adolfo Konder, ainda na região da Beira-Mar, onde atualmente se encontra o shopping.

 

Enguiça, a atração

 

Como bem pontuado pelo jornal o Estado, um jogo com “bastante atrativos para levar ao estádio uma grande assistência!”. Um dos nomes esperados para o encontro era do carioca Enguiça, contratado pelo Figueirense junto ao Bonsucesso (RJ).

 

Enguiça (fluminense) e Dolly (Flamengo). Os dois foram comprados pelo Figueirense, inclusive nesse clássico do dia 31 de dezembro, estiveram m campo – Foto: Raphael Cavaco/arquivo/ND

Enguiça (fluminense) e Dolly (Flamengo). Os dois foram comprados pelo Figueirense, inclusive nesse clássico do dia 31 de dezembro, estiveram m campo (Foto: Raphael Cavaco/arquivo/ND)

A ocasião, como bem pontua o periódico, um centroavante “muito perigoso, possuidor de um ótimo arremesso e de grandes recursos técnicos”.

 

FICHA TÉCNICA

 

Avaí 1 x 2 Figueirense

Local – Adolfo Konder/Florianópolis

Horário – 16h

Motivo – Amistoso

Árbitro –

Gol – Enguiça e Betinho para o Figueirense e não encontrado autor do gol do Avaí

Avaí – Adolfinho, Guido e Danda; Minela, Boos e Jair; Bolão, Nizeta, Tião, Amorim e Saul – Técnico – Manoel Tourinho

Figueirense – Dolly, Chinês e Marcos; Romeu, Bráulio e Geraldo; Meireles, Nede, Betinho, Enguiça e Gil – Técnico – Carlos Dantas


POR: DIOGO DE SOUZA – ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares