Rui Car
01/08/2019 08h53

Conheça o grupo que pediu para camisa alusiva a Marielle deixar o memorial do Corinthians

Fiéis Escudeiros pressionaram por saída de Rosenberg e foram citados em escândalo na eleição

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Na última terça-feira, o Corinthiansretirou de seu memorial a camisautilizada pelo ex-armador Gustavinho no título da Liga Ouro de 2018, que continha a frase “quem matou Marielle?” A peça faz alusão ao assassinato da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, em março do ano passado – 504 dias depois, os mandantes do crime ainda são desconhecidos.

 

A decisão foi tomada pelo presidente Andrés Sanchez, após forte pressão de conselheiros do clube. Os principais articuladores da medida foram os membros da chapa Fiéis Escudeiros, que na última segunda-feira enviaram uma carta a Sanchez solicitando “a imediata exclusão de quaisquer alusões de cunho político, religioso ou de outra natureza não relacionadas às conquistas ou sua história no âmbito esportivo” do memorial do clube.

 

 

A Fiéis Escudeiros foi a segunda chapa com mais votos (274) na última eleição, em março do ano passado.

 

A força política do grupo ficou comprovada não apenas neste episódio da retirada da camisa do memorial, mas também na queda do ex-diretor de marketing Luis Paulo Rosenberg, em fevereiro.

 

Conheça abaixo quem são os fiéis escudeiros e como eles atuam nos bastidores do Timão.

 

Gustavinho, do Corinthians, com camisa alusiva a Marielle Franco — Foto: Divulgação/CorinthiansGustavinho, do Corinthians, com camisa alusiva a Marielle Franco — Foto: Divulgação/Corinthians

Gustavinho, do Corinthians, com camisa alusiva a Marielle Franco — Foto: Divulgação/Corinthians

 

Centrão

A Fiéis Escudeiros conta com 25 conselheiros, como todas as chapas, mas trata-se de um grupo bem maior, formado por conselheiros vitalícios e outros associados corintianos que costumam frequentar o Parque São Jorge.

 

Na eleição, os escudeiros não apoiaram abertamente nenhum candidato à presidência, embora sejam mais ligados a Paulo Garcia, que foi o segundo colocado no pleito, com 401 votos a menos do que Andrés Sanchez.

 

– Teve integrante da chapa que votou em outro candidato, embora a afinidade maior seja com o Paulo – afirma Antônio Jorge Rachid Júnior, conselheiro vitalício do Timão e um dos organizadores da Fiéis Escudeiros.

 

O grupo é muito influente nos bastidores, tendo representantes na mesa do Conselho e nas comissões do órgão. Além disso, o presidente do Conselho de Orientação (CORI), Roberson Medeiros, também é membro da chapa.

– É importante destacar que não temos ninguém na diretoria, o que mostra nossa independência. Nós mesmos financiamos nossa campanha – comenta Rachid.

 

Embora a chapa não se coloque como parte da situação nem da oposição, os escudeiros costumam apoiar a gestão Andrés Sanchez nas principais votações do conselho, como aprovação de balanços e orçamentos.

 

Por outro lado, também adotam postura crítica em relação a alguns temas. Foi assim no início do ano, quando o grupo protestou contra a campanha de marketing Corinthianismo, que apresentava elementos religiosos, além de outras ações do ex-diretor Luis Paulo Rosenberg. Os fiéis escudeiros assinaram uma carta com duros ataques a Rosenberg, que acabou pedindo exoneração do cargo dias depois.

 

A atuação destes conselheiros faz com que eles sejam comparados com o “centrão” da política nacional por membros de outras correntes do clube.

 

No Facebook, a chapa se define como “um grupo independente, acima de tudo defensores e escudeiros do Corinthians, que não precisam e não vivem do clube, mas o tem como uma paixão e querem se dedicar ao seu desenvolvimento, utilizando o conhecimento adquirido em diferentes áreas de competências.” O grupo diz ser formado por advogados, contadores, dentistas, empresários, publicitários e profissionais de outras áreas.

 
 

Carta dos Fiéis Escudeiros pedindo a retirada da camisa alusiva a Marielle Franco — Foto: ReproduçãoCarta dos Fiéis Escudeiros pedindo a retirada da camisa alusiva a Marielle Franco — Foto: Reprodução

Carta dos Fiéis Escudeiros pedindo a retirada da camisa alusiva a Marielle Franco — Foto: Reprodução

 

Escândalo

A chapa esteve ligada ao escândalo de compra de votos na última eleição. Em um áudio enviado num grupo de WhatsApp com membros da Fiéis Escudeiros, Rachid prometeu regularizar sócios que estivessem inadimplentes em troca de votos:

 

– Bom dia, amigos, fiéis escudeiros. Vocês todos já devem saber que a diretoria lá mudou a regra do jogo, né? Na última hora. Então é o seguinte: se algum de vocês, na relação de votos tem alguns inadimplentes, que com certeza votarão na nossa chapa, eu vou ficar no clube lá até mais ou menos umas duas horas. Deve terminar lá pelas quatro, não sei, para tentar colocar alguém em dia. Quem achar que isso vale a pena. Mas com certeza de voto, né? Porque não vão pagar para os outros votar (sic) em inimigo, não é verdade? Então, quem achar que dá, que vale a pena, vai me passando WhatsApp. Eu vou fazer o possível para colocar o maior número – declarou na gravação.

 
 

Na ocasião, Rachid afirmou que falava em nome de Paulo Garcia.

 

Por conta do episódio, a comissão eleitoral do Corinthians pediu a impugnação da candidatura de Garcia, que conseguiu reverter a decisão na Justiça.

 

A comissão também sugeriu que Rachid, então secretário geral do clube, fosse investigado pela Comissão de Ética alvinegra. O conselheiro vitalício não sofreu nenhuma sanção.

 

Quem são?

Veja abaixo o nome dos 25 membros da chapa Fiéis Escudeiros:

  • Alfredo de Oliveira Filho
  • André Gustavo Jorge Rachid
  • Angelo Maria Camara de Sá Jr.
  • Antonio Pauçlo de Souza
  • Cleber Metta
  • Denis Nieto Piovezan
  • Dilma Costa Rozante
  • Domenico Carnevale
  • Douglas Fernando Gomes
  • Edimilson Parra Navarro
  • Eudes Pascoal Trimbole
  • Flavio Martins Capitão
  • Hélio Castanheira Junior
  • João Roberto de Souza
  • José Eduardo Miguel Matheus
  • José LUiz Pereira Bouços
  • Joseph Mouaoud
  • Marcelo Acursi
  • Marcos Costa Linguitte
  • Mario Julio de Carvalho
  • Pedro Luis Soares
  • Renato Rocha Viana
  • Roberson de Medeiros
  • Ronie Neto Piovesan
  • Wilson Missao Yoshimoto
Justen Celulares