Rui Car
05/01/2022 11h32

Conheça os técnicos dos 12 times do Campeonato Catarinense 2022

Estadual começa no próximo dia 22, enquanto o campeão será conhecido em 3 de abril

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Globo Esporte SC / TV Globo

Foto: Globo Esporte SC / TV Globo

Delta Ativa

Doze times estarão na disputa pelo título do Campeonato Catarinense 2022. Atual campeão, o técnico Claudinei Oliveira teve o contrato renovado e permanece no comando do Avaí. Quer conhecer os outros treinadores que estarão no estadual? Confira abaixo o levantamento do ge.

 

Avaí – Claudinei Oliveira

 

Claudinei Oliveira tentará levar o Avaí ao bicampeonato — Foto: Leandro Boeira/Avaí F.C.

Claudinei Oliveira tentará levar o Avaí ao bicampeonato (Foto: Leandro Boeira / Avaí FC)


Ex-goleiro, Claudinei Oliveira tem 51 anos e mais de 170 jogos no comando do Leão da Ilha. Ele assumiu o time na reta final da Série B de 2020 e, por isso, é o terceiro com mais tempo de trabalho à frente de um time que estará na Série A do Brasileiro. A permanência dele foi selada após uma boa temporada em 2021 com o título do Catarinense e o acesso à elite nacional.

 

Barra – Matheus Costa

 

Matheus Costa comandará o Barra — Foto: Tiago Winter

Matheus Costa comandará o Barra (Foto: Tiago Winter)


Campeão da Série B do Catarinense 2021, o Barra aposta no técnico Matheus Costa. O profissional de 34 anos inicia a segunda passagem por Santa Catarina. Em 2018, ficou por 10 jogos no comando do Joinville. Ele também esteve no Paraná, Confiança, Paysandu e Operário-PR.

 

Brusque – Waguinho Dias

 

Waguinho Dias Brusque — Foto: Jefferson Alves/Brusque FC

Waguinho Dias Brusque (Foto: Jefferson Alves / Brusque FC)


Waguinho Dias seguirá no comando do Brusque em 2022. Em dezembro, o time do Vale do Itajaí anunciou a prorrogação de contrato com o técnico até o fim do Campeonato Catarinense. Pelo Quadricolor, ele tem no currículo o título da Série D do Brasileiro, conquistado em 2019 e que abriu caminho para a chegada do clube à Série B.

 

Camboriú – Luan Carlos

 

Luan Carlos vai comandar o Camboriú — Foto: Tiago Winter/Camboriú Futebol Clube

Luan Carlos vai comandar o Camboriú (Foto: Tiago Winter / Camboriú FC)


Ainda em novembro de 2021, o Cambura confirmou o nome de Luan Carlos, de 29 anos, para o comando técnico. Natural de Ipameri (GO), Luan começou a carreira no Grêmio Anápolis e acumula passagens por Uniclinic, Goianésia e Brasiliense. Em 2021, ele foi auxiliar do técnico Jerson Testoni no Brusque.

Chapecoense – Felipe Conceição

 

Felipe Conceição é o técnico do Verdão do Oeste — Foto: Márcio Cunha / ACF

Felipe Conceição é o técnico do Verdão do Oeste (Foto: Márcio Cunha / Chapecoense)


Felipe Conceição foi o escolhido pela Chapecoense para comandar o time no estadual. Aos 42 anos, ele tem como principal trabalho o América-MG, em 2019. Ele pegou o clube na lanterna da Série B e conduziu até a briga pelo acesso. O treinador ainda tem passagens por Bragantino, Guarani, Cruzeiro e Remo. Será o primeiro trabalho dele em Santa Catarina.

 

Concórdia – Itamar Schülle

 

Itamar Schülle é o técnico do Concórdia — Foto: Ricardo Artifon/CAC

Itamar Schülle é o técnico do Concórdia (Foto: Ricardo Artifon / Concórdia AC)


Catarinense de Ituporanga, Itamar Schülle, de 55 anos, será o comandante do Galo do Oeste na elite estadual de 2022. Conhecido pelas passagens por clubes como Criciúma, Chapecoense, Brusque, Juventus, Joinville e Figueirense, ele é a aposta da diretoria para que o time faça uma boa campanha visando a sequência da temporada que ainda terá a Série D do Brasileiro.

 

Figueirense – Júnior Rocha

 

Júnior Rocha está à frente do Figueirense — Foto: Patrick Floriani/FFC

Júnior Rocha está à frente do Figueirense (Foto: Patrick Floriani / Figueirense FC)


Júnior Rocha, de 40 anos e gaúcho de São Leopoldo, assumiu o comando do Alvinegro na vaga de Jorginho, que não teve o contrato renovação após o título da Copa Santa Catarina. O técnico iniciou a carreira pelo Luverdense, em 2013, e dirigiu o Ypiranga-RS na temporada 2020. O treinador ainda trabalhou em clubes como Aimoré, Novo Hamburgo, Novorizontino, Santa Cruz, CRB, Votuporanguense e Barra.

 

Hercílio Luz – Raul Cabral

 

Raul Cabral segue no comando do Leão do Sul — Foto: Patrícia Amorim/Hercílio Luz

Raul Cabral segue no comando do Leão do Sul (Foto: Patrícia Amorim / Hercílio Luz FC)


Raul Cabral, de 40 anos, começou a carreira de técnico no Avaí, onde comandou a base e também o profissional. Tem passagens pelo sub-20 do Grêmio, Mirassol, Tombense, entre outros clubes do futebol brasileiro. No Catarinense 2021 esteve à frente do Juventus antes de ser demitido mesmo com o time na vice-liderança.

 

Joinville – Paulo Massaro

 

Paulo Massaro está no comando do Joinville — Foto: Divulgação / JEC

Paulo Massaro está no comando do Joinville (Foto: Divulgação / Joinville EC)


Natural de Ribeirão Preto (SP), Massaro, de 40 anos, foi atleta profissional e ainda atuou como auxiliar antes de assumir como treinador à frente de Metropolitano e Carlos Renaux,. Ele concluiu o curso de Licença A da CBF e tem passagem como auxiliar por CRAC, Sertãozinho e Prudentópolis. Em 2019 comandou as equipes sub-20 e sub-23 do Santa Cruz, onde permaneceu até a temporada seguinte e conquistou a Copa Pernambuco.

 

Juventus – Paulo Foiani

 

Paulo Foiani comanda o Moleque Travesso — Foto: Reprodução

Paulo Foiani comanda o Moleque Travesso (Foto: Reprodução)


Paulo Foiani tem 44 anos e é natural de Miraselva, no Paraná. Na temporada passada, ele esteve no comando do Marcílio Dias durante a Série D do Brasileiro. O treinador ainda tem passagens por Sergipe, Boa Esporte, FC Cascavel, ASA, Jacuipense, Toledo, Camboriú e Frei Paulistano.

 

Marcílio Dias – Fernando Tonet

 

Fernando Tonet assina com o Marinheiro  — Foto: Bruno Golembiewski / CNMD

Fernando Tonet assina com o Marinheiro (Foto: Bruno Golembiewski / CN Marcílio Dias)


Natural de Caxias do Sul (RS), Tonet tem 51 anos e teve bons trabalhos em 2021 pelos piauienses 4 de Julho e Altos.Ele ainda tem passagens também por Parnahyba, Alecrim, Globo e Santa Cruz de Natal. O contrato dele o Marinheiro é válido até o término da Série D do Campeonato Brasileiro.

 

Próspera – Emerson Cris

 

Emerson Cris acertou com o Próspera — Foto: Divulgação

Emerson Cris acertou com o Próspera (Foto: Divulgação)


Natural de Curitiba (PR), mas radicado no Oeste de Santa Catarina, Emerson Cris, de 43 anos, tenta consolidar a carreira de treinador após passar por um período de cinco anos como auxiliar na Chapecoense. No ano passado, ele esteve no comando do Concórdia.

 

Fonte: Globo Esporte SC
Justen Celulares