Rui Car
03/09/2019 16h50

Conheça Vinícius Souza, o volante da base que enche os olhos de Jesus no Flamengo

Jovem de 20 anos e 1,87m de altura foi promovido aos profissionais após saída de Cuéllar

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

– Agora são mais importantes para mim Arão, Piris e o menino Vinícius que mandei subir do sub-20. Penso que com o tempo vai ser um jogador acima do que é normal.

 

A declaração acima é de Jorge Jesus, em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 0 em cima do Palmeiras, no último domingo, ao comentar sobre a saída de Cuéllar, vendido para o Al Hilal, da Arábia Saudita. Afinal, quem é esse garoto, ainda desconhecido por grande parte da torcida, mas que vem enchendo os olhos do técnico português e passou a ser uma aposta do “Mister” para o futuro?

 

Vinícius Souza, o Vinição, tem 20 anos, 1,87m de altura e é um volante conhecido para quem acompanha a base rubro-negra. Ele chegou ao clube em 2014, após ser aprovado em um teste pelo técnico Zé Ricardo – que já comandou o time principal do Flamengo e atualmente está no Fortaleza. Começou no sub-15 ao lado de nomes como Thuler e Lincoln e, desde então, enfileirou títulos.

 

 

Vinição com o troféu da Copinha do ano passado — Foto: DivulgaçãoVinição com o troféu da Copinha do ano passado — Foto: Divulgação

Vinição com o troféu da Copinha do ano passado — Foto: Divulgação

 

Ganhou o Carioca e a Copa da Amizade Brasil-Japão no sub-15; o Estadual no sub-16 e sub-17; a Copinha, o Carioca e a Taça OPG no Sub-20, e já foi campeão logo em sua estreia no profissional: ele entrou no fim e atuou os últimos sete minutos do empate do time reserva com o Vasco, na final da Taça Rio, conquistada nas disputas de pênaltis. É até hoje o seu único jogo no time principal.

 

Ele vinha fazendo parte da campanha do time no Brasileiro Sub-20, que era líder e invicto na competição quando foi “pinçado” por Jesus. Vinição chegou a ser relacionado pelo técnico e foi opção no banco contra Ceará e Palmeiras. Agora sem Cuéllar, o jovem ficará integrado em definitivo aos profissionais e pode começar a ser aproveitado em breve.

 

Habilidoso, brincalhão e rapa em Neymar

 

Volante ao lado dos empresários Xande Bastos, João Carlos e Flávio Chaves — Foto: DivulgaçãoVolante ao lado dos empresários Xande Bastos, João Carlos e Flávio Chaves — Foto: Divulgação

Volante ao lado dos empresários Xande Bastos, João Carlos e Flávio Chaves — Foto: Divulgação

 

Vinicius é de Padre Miguel, bairro da Zona Oeste do Rio de Janeiro, e surgiu em campeonatos na comunidade da Vila Vintém. Ele foi descoberto pelo empresário Xande Bastos, que o levou para o Flamengo, e atualmente mora com a família no Recreio dos Bandeirantes para ficar mais perto do Ninho do Urubu. Além do futebol, o agente se encantou pela personalidade do menino:

 

– Conheci ele em um projeto social e o colocamos para fazer teste no Flamengo. Uma coisa que admiro nele é a confiança, é um garoto que tem muita atitude e confiança para jogar, acredita muito no potencial dele. E é muito focado, vive futebol 24 horas por dia – elogiou Bastos.

 

É tanta vontade que certa vez pegou por engano a camisa de um companheiro no intervalo, voltou para o segundo tempo com o número errado às costas e tomou cartão amarelo. Lição aprendida para não se repetir e diversão dos companheiros. O volante, fã de funk e pagode, era considerado um dos jogadores mais descontraídos de toda a base rubro-negra e que animava o ambiente.

 

 

Mas em campo joga sério. E já sobrou até para o Neymar. Em 2017, Vinição foi chamado por Tite para completar os treinamentos da Seleção na Granja Comary, em Teresópolis (RJ), ao lado de outros três garotos: Mascarenhas (Fluminense), Helerson e Kanu (Botafogo). E ele deu um “rapa” no craque brasileiro. A tietagem ficou só no vestiário:

 

– Dei uma banda nele. Saiu no ar, no Globo Esporte. Só assim para parar o cara (risos). Acho que na hora ele ficou (chateado), depois pedi para tirar uma foto e ele ficou tranquilo. Nem pedi desculpa (risos) – lembrou o volante em entrevista para a “Fla TV” em 2017.

 
 

Vinição já foi convocado pelas seleções de base e chegou a disputar o famoso Torneio de Toulon. Engana-se quem pensa que, por seu tamanho, seja desengonçado. Ele nem sempre foi grande, era mais franzino e jogava como meia. Espichou recentemente, mas a habilidade continuou e aparece mesmo mais atrás. Veja no vídeo acima o drible que deu em um jogo contra o Cruzeiro em 2017.

 

E se deixar, ele também sabe atacar e fazer gol. Dá uma olhada na categoria do garoto para estufar a rede em um jogo contra o Bangu, também em 2017, no vídeo abaixo. Na base, ele era comparado internamente a Toninho Cerezo pelo porte físico e estilo de jogo. Mas sua inspiração é no volante francês Pogba, do Manchester United, da Inglaterra, e campeão da Copa do Mundo em 2018.

 
 

Nos últimos meses, Vinição renovou seu contrato até o fim de 2021. Na mesma entrevista para a “Fla TV”, o volante disse que seu sonho era estrear no profissional, ser campeão da Libertadores e fazer história no Flamengo. A primeira parte ele já realizou, faltam as outras. Quem sabe ele não ganhe uma mãozinha de Jorge Jesus para completar a lista de desejos?

Justen Celulares