Rui Car
30/04/2019 14h50

Craque do Ajax teve problemas com drogas e álcool com a morte do pai e foi salvo por ex-jogador

O meia Hakim Ziyech, que é holandês, mas tem nacionalidade marroquina

Assistência Familiar Alto Vale
Extra

Extra

Delta Ativa

Um dos grandes destaques do Ajax, que entra em campo hoje contra o Tottenham, no pelo primeiro duelo das semifinais da Liga dos Campeões, é Hakim Ziyech. O meia-atacante de 26 anos, que nasceu em Dronten, na Holanda, é filho de marroquinos e quase ficou fora do futebol porque se envolveu com drogas, álcool e ainda entrou para o crime ainda na adolescência. Tudo isso após a morte do pai, quando tinha 10 anos, em 2003.

 

O mais novo de oito irmãos, Ziyech teve uma vida turbulenta sem a figura paterna em casa. O meia viu dois irmãos serem presos por roubo e enveredou por um caminho de álcool e drogas que poderia ter destruído a sua vida. Tudo isso se não fosse Aziz Doufikar, ex-jogador marroquino que foi um dos seus primeiros treinadores.

 

“A morte do seu pai o levou conduziu ao crime, mas eu o ajudei o máximo que pude para o manter no trilho certo. Eu era o seu mentor e de certa forma a figura paterna”, contou Doufikar, em uma entrevista há dois anos, declarações que foram agora recuperadas por causa do jogo.

 

“Ele bebia, fumava muito e usava drogas. Teve problemas com a lei. Notei que tinha medo de jogar futebol e a única hipótese que tive para que ele jogasse foi inscrevê-lo em torneios de futsal. Com muita sorte, eu consegui colocá-lo no mundo do futebol”, acrescentou o técnico.

 

Embora continuasse com problemas de disciplina nas categorias de base, Ziyech estreou como profissional pelo Heerenveen em 2012. Os bons desempenhos valeram-lhe a transferência para o Twente, onde esteve permaneceu de 2014 e 2016. Dois dos irmãos mais velhos de Hakim tentaram a sua sorte no futebol, sem sucesso.

 

“Ele era a última hipótese da família. Pôde ver pelo exemplo dos irmãos o que não fazer”, acrescentou Aziz.

 

O meia chegou ao Ajax em 2016/2017 e está no seu terceiro ano pelo clube holandês. Só esta temporada, ele já marcou 20 gols e fez 20 assistências em 44 jogos. Já se fala no interesse de clubes como Manchester United, Manchester City, Liverpool e Bayern Munique.

Justen Celulares