Rui Car
30/03/2021 09h40

Criciúma alcança marca negativa de 170 dias sem vencer em partidas oficiais

Tigre ultrapassa período sem vitórias da sequência negativa do final dos anos 80

Assistência Familiar Alto Vale
Criciúma segue sem vencer na temporada (Foto: Celso da Luz / Criciúma)

Criciúma segue sem vencer na temporada (Foto: Celso da Luz / Criciúma)

Delta Ativa

Após o revés por 1 a 0 para o JEC pela sexta rodada do Campeonato Catarinense, no último domingo, o Criciúma completou, nesta terça-feira, 170 dias desde a última vitória, o triunfo de 2 a 1 sobre o Londrina, no dia 11 de outubro de 2020, pela primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro. São 15 partidas, seis derrotas e nove empates. É o maior tempo em que o clube ficou sem vencer jogos oficiais desde 1978*.

 

Em número de partidas consecutivas sem vencer, a péssima sequência só fica atrás da temporada de 1988 e 1989, quando o Criciúma chegou a 17 confrontos seguidos sem um único triunfo. Foram 135 dias da vitória por 1 a 0 contra o Atlético-MG, pela Série A daquele ano, até voltar a vencer em 2 de fevereiro de 1989, diante do Ferroviário-SC, por 1 a 0, pelo Catarinense.

 

Depois da derrota para o Joinville, o técnico Hemerson Maria falou sobre a angústia que o clube vive pela sucessão de resultados negativos.

 

— Precisamos de uma vitória com muita urgência. Passou da hora. Até para elevar o nível de confiança dos atletas e tranquilizar o torcedor que está angustiado, nós também, muito angustiados. Sabemos a responsabilidade de defender a camisa do Criciúma — falou.

 

Neste século, a pior sequência do Criciúma em jogos oficiais havia sido em 2009, com 13 partidas sem vitórias: nove derrotas e quatro empates. Mais recente, em 2014, o time também teve uma sequência ruim: perdeu oito e empatou duas das últimas 10 rodadas do Brasileirão. A má fase não se estendeu em 2015 porque o clube venceu a estreia no Catarinense.

 

grafico

Na temporada de 2021, o Tigre avançou de fase na Copa do Brasil, diante do Marília, após o empate em 0 a 0. O clube tinha a vantagem por ser melhor ranqueado na CBF. No Campeonato Catarinense, são apenas três pontos em seis jogos, ocupando a 11ª e penúltima colocação, na zona de rebaixamento, e o pior início de estadual desde 1978*. O primeiro time fora da degola do Catarinense é o Figueirense, com cinco pontos, 10º colocado.

 

Nesta edição, classificam-se para a fase mata-mata os oito melhores times. Atualmente, o Criciúma está a quatro pontos do Concórdia, o oitavo. Restam cinco partidas na primeira fase para evitar o rebaixamento e buscar avançar na competição.

 

Veja a tabela do Criciúma no estadual:

 

  • 7ª rodada – Criciúma x Próspera – 31/03, às 21h30
  • 8ª rodada – Marcílio Dias x Criciúma – 04/04, às 16h
  • 9ª rodada – Criciúma x Metropolitano – ainda não foi marcado
  • 10ª rodada – Concórdia x Criciúma – ainda não foi marcado
  • 11ª rodada – Criciúma x Avaí – ainda não foi marcado

 

* Há registro de partidas oficiais a partir da temporada de 1978.


POR: RONALDO FONTANA – GLOBO ESPORTE SC

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

 

Justen Celulares