Rui Car
08/03/2023 10h46

Criciúma derrota o Atlético Catarinense e se garante na próxima fase do Estadual

Primeiro tempo ficou marcado pelas grandes defesas do goleiro Sidão

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Delta Ativa

O Criciúma venceu o Atlético Catarinense por 2 a 0 na noite desta terça-feira, no Estádio Heriberto Hulse, no Sul de Santa Catarina, e se garantiu na segunda fase do Campeonato Catarinense.

 

O JOGO

 

O Tigre tomou conta da partida desde os primeiros minutos do confronto, especialmente contando com o apoio dos laterais nas jogadas ofensivas.

 

Enquanto o Atlético Catarinense tentava sair trocando passes desde a grande área, o Criciúma pressionava a saída de bola.

 

O primeiro lance de perigo veio logo aos três minutos, após Fabinho finalizar dentro da área, mas o chute foi fraco e direto nas mãos do goleiro Sidão.

 

A resposta do CAC veio na sequência. Murilo Xavier cobrou uma falta pelo lardo esquerdo do ataque e Romarinho apareceu dentro da área para desviar com a cabeça, mas a defesa do Criciúma apareceu para mandar a bola para escanteio.

 

No entanto, os donos da casa só cresceram. Enquanto isso, o goleiro Sidão precisou trabalhar – e muito – para evitar o primeiro gol.

 

Um dos melhores lances surgiu após uma saída errada do arqueiro e Fellipe Matheus tentou encobrir o goleiro, mas que conseguiu se recuperar e espalmar a bola para escanteio.

 

Aos 40 minutos, mais um “milagre” do arqueiro. Após cobrança de falta pelo lado direito do ataque, Eder mergulhou para cabecear a bola e Sidão, mais uma vez, fez uma linda defesa. O goleiro ainda precisou sujar o uniforme em outras três ocasiões até o fim da primeira etapa.

 

Com a volta do intervalo, o Tigre iniciou as investidas por meio de cruzamentos e chutes de fora da área. Além disso, permaneceram com a pressão na saída de bola do CAC.

 

Foi exatamente através de uma jogada trabalhada pela lateral que saiu o gol da vitória. Aos 20 minutos da segunda etapa, Hélder fez uma bela jogada pela esquerda e cruzou na medida para Cristovam abrir o marcador.

 

Apesar do gol, o Tigre não desistiu de marcar a saída de bola do Atlético Catarinense, que errou muitos passes no setor defensivo.

 

Mesmo com as mudanças, o Tigre ainda acertou a trave com uma ótima jogada de Loham pelo lado direito aos 44 minutos. Na sequência, em mais um cruzamento pela esquerda, Arilson encontrou Felipe Mateus livre na segunda trave, que finalizou para o fundo do gol.

 

Com o placar, o Criciúma sobe para a 3ª colocação com 17 pontos. Enquanto isso, o Atlético Catarinense permanece na lanterna da competição com apenas um ponto e já rebaixado para a segunda divisão do estadual.

 

O próximo confronto do Tigre será contra o Avaí, no sábado (11), às 16h30, no estádio da Ressacada, em Florianópolis. O Atlético Catarinense recebe o Marcílio Dias, também no sábado e no mesmo horário, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.

 

FICHA TÉCNICA:

 

Criciúma: Gustavo; Cristovam (Claudinho), Rodrigo, Rayan e Hélder; Arilson, Marcelo Hermes (Marcinho), Fellipe Mateus e Crystopher (Italo); Fabinho (Alexandre Tam) e Éder (Loham). Técnico: Cláudio Tencati.

 

Atlético Catarinense: Sidão (João Guckert); Murilo Xavier, João Renato e João Consolaro;Vinícius Tsumita (Marcos Vinicius), Patrick, Arthur e João Vitor; Rikelmy, Andriw (Jean Belinho) e Romarinho. Técnico: Carlos Pereira.

 

Gols: Cristovam (21/2T) e Felipe Mateus (46/2T).

 

Cartões amarelo: Rayan (CRI) e Arilson (CRI); João Consolaro (CAC) e Vinicius Tsumita (CAC).

 

Arbitragem: Diego da Costa Cidal foi o responsável por apitar o jogo. Clovis Herdt e Laizi Silva foram os auxiliares.

 

Local: Estádio Heriberto Hulse, Criciúma (SC).

 

Data e horário: Terça-feira (7), às 20h.

 

Fonte: Marcos Jordão / ND+
Justen Celulares