Rui Car
09/04/2023 11h56

Criciúma vence o Brusque novamente e conquista o título Catarinense após 10 anos

Tigre repetiu placar do jogo de ida e assegurou o título Estadual

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Léo Piva / Criciúma EC

Foto: Léo Piva / Criciúma EC

Delta Ativa

O Criciúma venceu o Brusque por 1 a 0 e conquistou o título do Campeonato Catarinense 2023. O time do Sul do Estado havia vencido em casa o jogo de ida pelo mesmo placar. No confronto deste sábado (8), disputado no Estádio Augusto Bauer, o lateral Hélder saiu do banco para marcar o gol da vitória na segunda etapa, o que garantiu a festa da torcida carvoeira.

 

A 11ª conquista do Criciúma no Campeonato Catarinense ocorre 10 depois da última vez em que o Tigre ergueu o troféu do Estadual, em 2013.

 

O jogo deste sábado foi novamente marcado pelo equilíbrio. Mesmo jogando com a vantagem do empate, o Criciúma começou pressionando. Logo aos dois minutos, o atacante Éder caiu na área e a equipe do Tigre pediu pênalti, não anotado pelo árbitro Ramon Abatti Abel. Aos 13, Felipe Matheus cabeceou no meio do gol, para a defesa de Matheus Nogueira. No lance seguinte, o goleiro do Brusque novamente salvou a equipe, defendendo chute forte de Claudinho após jogada ensaiada de escanteio.

 

O Brusque também levou perigo ao gol adversário na busca pelo gol que poderia dar o título à equipe. Na melhor chance, o meia Jhemerson fez bela jogada individual e chutou de dentro da área. A bola chegou a passar pelo goleiro Gustavo, mas o lateral Marcelo Hermes salvou praticamente em cima da linha. Um minuto depois, Éverton Alemão cabeceou em cruzamento da esquerda, mas novamente Gustavo evitou o gol brusquense.

 

Na segunda etapa, Guilherme Queiroz, do Brusque, chegou a acertar a trave em um chute dentro da área, após cruzamento da esquerda. O castigo veio aos 33 minutos. O lateral Hélder, em jogada pela esquerda, avançou até a grande área e bateu cruzado. A bola chegou a bater na trave esquerda do goleiro do Brusque e foi parar no fundo da rede. No restante da segudna etapa, bastou ao Criciúma segurar as últimas investidas do Brusque para sacramentar o título.

 

Conquista tem ares de redenção

 

O título do Criciúma no Catarinense de 2023 marca um momento de recuperação e redenção da equipe. Nesses 10 anos desde a última conquista, a equipe chegou a cair para a Série C do Campeonato Brasileiro, em 2020. No ano seguinte, conseguiu o acesso, retornando à segunda divisão. Quase conseguiu voltar à Série A no último ano, ficando de fora do G4 nas últimas rodadas.

 

Em 2021, a torcida do Tigre viveu novo revés: o rebaixamento no Campeonato Catarinense. Após uma temporada amargando a segunda divisão estadual, o Criciúma retornou à elite catarinense apostando na continuidade do técnico Cláudio Tencati e no fortalecimento do elenco. Nomes como o atacante Éder, repatriado após passagens pelo futebol italiano e pelo São Paulo, e o atacante Fabinho, ex-Athletico, ajudaram a elevar o patamar do time, que mostrou resultado em campo, chegando até a final.

 

Na primeira fase do Catarinense, o Criciúma fez a quarta melhor campanha. No caminho até a decisão, deixou para trás o Avaí e o Hercílio Luz, primeiro colocado na etapa de classificação.

 

Ficha técnica

 

Brusque: Matheus Nogueira; Toty (Olávio), Éverton Alemão, Wallace e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Rodrigo (Thiago Alagoano), Jhemerson e Cléo Silva; Everton Bala (Diego Mathias) e Guilherme Queiroz (Lucas Poletto). Técnico: Luizinho Lopes

 

Criciúma: Gustavo; Claudinho (Cristovam), Walisson Maia, Rodrigo e Marcelo Hermes; Arilson, Rômulo, (Crystopher), Fellipe Mateus e Marcinho (Hélder); Fabinho (Léo Costa) e Eder (Lohan). Técnico: Cláudio Tencatti

 

Gol: Hélder (C), aos 33 minutos do segundo tempo

 

Público: 4.978 torcedores

 

Local: Estádio Augusto Bauer, em Brusque

 

Arbitragem: Ramon Abatti Abel apita a partida com o auxílio de Alex dos Santos e Thiaggo Americano Labes. Charly Wendy Straub Deretti é a quarta árbitra. No VAR, Heber Roberto Lopes comanda e tem auxílio de Helton Nunes e Érica Gonçalves Krauss

 

Fonte: Aline Ramalho, Bianca Anacleto, Luana Amorim, Bruno Atanazio e Jean Laurindo / Diário Catarinense / NSC Total
Justen Celulares