Rui Car
27/09/2018 08h24

Cruzeiro iguala marcas do Grêmio e fica a dois jogos de fazer história na Copa do Brasil

Equipe eliminou o Palmeiras e chegou na final da competição

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Jogo a jogo, de degrau em degrau, o Cruzeiro constrói – e aumenta – uma história muito bonita na Copa do Brasil. O time mineiro já é o maior campeão do torneio ao lado do Grêmio (cinco títulos cada), alcançou outras marcas importantíssimas ao se classificar para mais uma final (vai encarar o Corinthians) e está a dois jogos de fazer história. É muita coisa, mas a gente explica cada uma delas.

 

 

O confronto contra o Corinthians será a oitava final de Copa do Brasil na história do Cruzeiro. A Raposa empatou com o Grêmio também neste quesito. O tricolor gaúcho era a equipe com mais finais na história da competição (também disputou oito decisões). O Cruzeiro terá, porém, a chance de superar o Grêmio no número de taças – caso vença o Corinthians e conquiste o hexa.

 

– (O hexa) não veio para o Brasil, mas vamos conquistar para Minas. A camisa pesa. Estamos novamente na final da Copa do Brasil. Vamos com tudo defender esse título – disse o volante Lucas Silva em entrevista à Rádio Itatiaia.

 

 

Lucas Silva destaca a história do Cruzeiro: "A camisa pesa" — Foto: Vinnicius Silva / CruzeiroLucas Silva destaca a história do Cruzeiro: "A camisa pesa" — Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro

Lucas Silva destaca a história do Cruzeiro: “A camisa pesa” — Foto: Vinnicius Silva / Cruzeiro

 

Em uma outra disputa com o Grêmio, o Cruzeiro também terá a possibilidade de levar a melhor. Apenas uma vez na história da Copa do Brasil um time campeão chegou à decisão no ano seguinte: foi o tricolor gaúcho, que levantou a taça em 1994 e foi finalista em 1995. O Grêmio, porém, não conseguiu o bicampeonato consecutivo. Naquele ano, foi derrotado pelo Corinthians – o mesmo que vai tentar evitar a segunda conquista seguida do Cruzeiro. Vale destacar que, entre 2001 e 2012, o time que estava na disputa da Libertadores não jogava a Copa do Brasil, o que tornou impossível um clube alcançar o bicampeonato durante esse período.

 

 

Caso supere o Timão e levante a taça mais uma vez, o Cruzeiro poderá sustentar, orgulhosamente, o título de único hexacampeão do maior torneio de mata-mata entre clubes do Brasil. Será, também, o único bicampeão de forma consecutiva. A tradição “copeira” da Raposa segue crescendo.

 

Final inédita

Cruzeiro e Corinthians nunca fizeram uma final de Copa do Brasil. As outras sete decisões da Raposa foram contra Grêmio, Palmeiras (2), São Paulo, Flamengo (2) e Atlético-MG. O Timão disputou a final do torneio cinco vezes, contra Grêmio (2), Brasiliense, Sport e Internacional. É tricampeão (1995, 2002 e 2009).

 

Vem hexa ou vem tetra? Será, certamente, uma grande final. O sorteio dos mandos de campo da decisão está marcado para as 14h30 (de Brasília) desta quinta-feira. As datas previstas pela CBF para a final são 10 e 17 de outubro.

Justen Celulares