Rui Car
07/01/2021 14h47 - Atualizado em 07/01/2021 14h48

Dois motivos para acreditar no acesso do Avaí à Série A

Restando seis jogos para o término da competição o Avaí só tem uma alternativa: ganhar

Assistência Familiar Alto Vale
Romulo, atacante do Avaí, é um importante retorno para o time de Claudinei Oliveira (Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC)

Romulo, atacante do Avaí, é um importante retorno para o time de Claudinei Oliveira (Foto: André Palma Ribeiro/Avaí FC)

Delta Ativa

Enquanto o grupo do Avaí se concentra – e trabalha – para o jogo da próxima rodada, em Pelotas (RS), frente ao Brasil, a retaguarda azurra trabalha com a matemática para acreditar que, sim, ainda é possível chegar à Série A.

 

Restando seis jogos para o término da temporada a situação, sobretudo em campeonatos de pontos corridos, é bem prática: ou vai ou racha.

 

O discurso, no Sul da Ilha de Santa Catarina, é de acreditar enquanto a matemática mostra suas possibilidades.

 

Ela é dura, mas ela é real: com míseros 2,3% o cálculo do Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) indica essa irrisória chance.

 

É com base nessa pequena probabilidade que a reportagem do nd+ enumera dois motivos consistentes para que os mais esperançosos se abracem nessa ínfima possibilidade.

 

Confrontos diretos

 

Com seis jogos pela frente, jogando bem ou jogando mal, o fato é que: precisa vencer todos eles.

 

O detalhe é que, entre os adversários, três deles são diretos: o CSA (f), o Juventude (c) e o Guarani (c). O último adversário será o América, uma das sensações da temporada no futebol brasileiro. Também por isso a possibilidade é que o Avaí jogue contra um adversário “de sangue doce”.

 

O outro jogo é na rodada seguinte contra o desesperado Vitória, em Florianópolis.

 

É importante reiterar: não há outra possibilidade senão vencer esses jogos.

 

Partindo da ideia desses triunfos o Leão da Ilha, dessa forma, passa a ter o direito de sonhar com o acesso.

 

Histórico

 

A história da Série B por pontos corridos já é extensa. Disputada, com 20 clubes, desde 2006, ela já contou diversos roteiros.

 

Nos últimos dez anos, por exemplo, em cinco oportunidades o número máximo de pontos que o Avaí pode somar, até o término da competição (62) foi suficiente para acessar à Série A:

 

Em 2011, 2013, 2014, 2018 e 2019 os respectivos times classificaram com 62 pontos ou menos.

 

O próprio Avaí, em 2014, somou 62 pontos e chegou à primeirona. Em 2018 fez menos: somou 61 e igualmente teve o direito de jogar a elite no ano seguinte.

 

O duelo

 

Para a partida o Avaí contará com, pelo menos, três “reforços”: Edílson e Betão, que cumpriram suspensão, voltam a equipe. Romulo, recuperado de uma lesão, também fica apto para o jogo.

 

Nesta quarta-feira (06) o Avaí treinou em Porto Alegre (RS), no Centro de Treinamento do Grêmio. O clube ainda deve trabalhar mais um turno antes da viagem até o Sul do Estado.


POR: DIOGO DE SOUZA – ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui.

Justen Celulares