Rui Car
06/11/2017 16h40 - Atualizado em 06/11/2017 13h44

Ecclestone vê possibilidade real de Ferrari deixar a Fórmula 1 em 2021

Italianos ameaçam deixar a categoria

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O ex-diretor da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, afirmou que, caso o novo regulamento de motores seja aprovado, existe uma boa possibilidade de Ferrari deixar a categoria pela primeira vez na história. Os italianos disputam a principal competição do automobilismo mundial desde a primeira edição, em 1950, sendo o único construtor a conseguir o feito.

 

 

Ferrari não consegue um título, seja de construtores ou de piloto, desde 2008 (Foto: Getty Images)Ferrari não consegue um título, seja de construtores ou de piloto, desde 2008 (Foto: Getty Images)

Ferrari não consegue um título, seja de construtores ou de piloto, desde 2008 (Foto: Getty Images)

 

A equipe é uma das mais críticas à mudança do motor V8 para o V6, que é melhor para o meio ambiente. A Ferrari não consegue voltar a ter bom desempenho desde a mudança, apesar de ver Sebastian Vettel disputar o título com Lewis Hamilton em boa parte desta temporada. Na última terça-feira, a F1 anunciou buscará usar um modelo mais simples e barato do V6 para a renovação de contrato dos times, após 2020, o que não repercutiu bem no box.

 

– Se eles não conseguirem ganhar, vão tentar mudar o regulamento. Se o regulamento caminhar na direção que eles acreditam que vá trazer dificuldades e não puderem manter o investimento, então a Ferrari vai sair – disse Ecclestone.

 

Outro ponto que desagrada o time italiano é a possibilidade do novo dono da F1, o grupo americano Liberty Media, estabelecer um teto de gastos pelos construtores como forma de aumentar o equilíbrio do campeonato.

 

– Eles não querem teto de gastos nem nada disso. Querem gastar tudo que podem e eu sempre defendi isso. Se as pessoas não podem gastar, tem que ir embora. Se são apenas três ou quatro times que conseguem, alguma coisa tem que ser feita. Todos os times que dizem não pode gastar, não deveriam se candidatar para entrar – destacou Ecclestone.

 

 

Bernie Ecclestone vê real possibilidade de a Ferrari deixar a F1 (Foto: Getty Images)Bernie Ecclestone vê real possibilidade de a Ferrari deixar a F1 (Foto: Getty Images)

Bernie Ecclestone vê real possibilidade de a Ferrari deixar a F1 (Foto: Getty Images)

 

Ao longo dos 67 anos em que disputa a F1, a Ferrari já conquistou 15 títulos de pilotos e 16 de construtores, sendo o time mais bem sucedido da história da categoria. Apesar disso, vive um dos grandes jejuns de sua história, desde 2008 os italianos não conquistam a taça por equipes e desde 2007 não veem um de seus pilotos terminar na primeira colocação.

Justen Celulares