Rui Car
23/05/2024 10h52

Em desvantagem, Criciúma tenta a classificação na Copa do Brasil em reencontro com o torcedor

Equipes duelam na noite desta quinta-feira (23), no Heriberto Hülse

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Foto: Celso da Luz / Criciúma EC

Delta Ativa

O Criciúma reencontra a torcida carvoeira no estádio Heriberto Hülse após 40 dias. O Tigre recebe o Bahia na noite desta quinta-feira (23), às 19 horas, no estádio Heriberto Hülse, buscando avançar para as oitavas de final da Copa do Brasil. Este será o jogo da volta e o time criciumense precisa de, no mínimo, um gol para levar a decisão para os pênaltis, já que no primeiro confronto foi derrotado por 1 a 0. 

 

A equipe carvoeira não entra em campo desde o dia 30 de abril, e seu último jogo foi justamente contra o Bahia, pela Copa do Brasil. Desde então, teve jogos adiados pela Série A do Campeonato Brasileiro em virtude das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul. Como mandante, a última partida do Tigre foi no dia 13 de abril contra o Juventude, pela estreia do Brasileirão. 

 

Confira os destaques das equipes:

 

Criciúma 

 

Cláudio Tencati (Foto: Celso da Luz / Criciúma EC)

 

Depois de treinar por 23 dias, o técnico Cláudio Tencati poderá mandar seu elenco para o confronto. Neste período, o Tigre teve jogos adiados contra Cuiabá, Grêmio e Palmeiras, todos pela Série A. 

 

Para o confronto contra o Bahia, o comandante carvoeiro terá a volta do volante Barreto, que havia sido expulso no confronto da segunda fase contra o Brasiliense e não atuou na primeira partida contra o Esquadrão de Aço. Já o atacante Arthur Caíke não estará à disposição, pois já atuou na competição nacional pelo Sport. 

 

O atacante Allano poderá fazer sua estreia com a camisa do Tigre. Ele chegou recentemente ao Criciúma e ainda não pôde estrear por conta dos jogos adiados, mas já adiantou sua expectativa para a estreia com a camisa do Criciúma.

 

Cheguei já tem um tempo e venho treinando com os meus companheiros, participando de alguns jogos amistosos, mas não é a mesma coisa de estar no estádio e poder sentir o calor da torcida. Estou bem ansioso para poder entrar no majestoso e sentir a força do torcedor carvoeiro”, disse.

 

Com um cenário desfavorável quando entrar em campo, o Criciúma precisará ser ofensivo, mas a palavra de ordem é equilíbrio. “Vamos dar a vida para sair com a vitória. Claro que a gente não pode pensar só ofensivamente, porque sabemos que se tomar um gol fica mais difícil ainda, mas, com certeza, vamos para ganhar o jogo”, enfatizou Claudinho, lateral do Criciúma.

 

Provável escalação: Gustavo; Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes; Meritão, Fellipe Mateus e Marquinhos Gabriel, Matheusinho (Barreto); Eder e Bolasie.

 

Bahia

 

Foto: Divulgação / EC Bahia

 

O técnico Rogério Ceni deve mandar a campo pela quinta vez consecutiva a mesma equipe. O treinador não poderá contar com dois atletas do elenco, sendo o lateral-esquerdo Ryan e o volante Acevedo, que se recuperam de problemas físicos. 

 

O lateral Luciano Juba comentou que a equipe do Bahia treinou forte nos últimos dias para encarar o Tigre. “Acho que todo jogo o Rogério sempre trabalha com a proposta de jogo que ele acha que vai dar certo, então a gente trabalhou aí bem, trabalhou focado no Tigre, na maneira que o Criciúma joga, para que a gente possa desempenhar da melhor maneira possível e sair com mais uma classificação, que é o mais importante”, observou. 

 

Juba afirmou ainda que os dias a mais de treinamento – após o adiamento do jogo contra o Atlético-MG – ajudaram a equipe a se preparar ainda mais para a partida contra o Criciúma.

 

Provável escalação: Marcos Felipe; Santiago Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro e Cauly; Thaciano e Everaldo. 

 

Arbitragem 

 

O árbitro Raphael Claus (FIFA) comanda a partida. Ele será auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa, o trio é de São Paulo. Já o quarto árbitro será Vinicius Goncalves Dias Araujo, também de São Paulo. Na cabine do VAR estarão o arbitro Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA), do Rio Grande do Norte, e o assistente Carlos Eduardo Nunes Braga, do Rio de Janeiro. 

 

Retrospecto 

 

No Heriberto Hülse, Criciúma e Bahia já se enfrentaram em 12 oportunidades. O Tigre venceu sete vezes, empatou duas e perdeu em três oportunidades. Marcou 22 gols e sofreu 14, com aproveitamento de 63,89%.

 

A última vitória do Bahia atuando no estádio Heriberto Hülse foi em 2016 por 3 a 2, pela Série B. O último confronto entre as equipes aconteceu em 2022 pela segunda divisão nacional e o duelo terminou empatado sem gols. 

 

Ao todo, as duas equipes já enfrentaram em 23 jogos. São sete vitórias para o Tigre, sete empates e nove derrotadas. O Tigre marcou 30 gols e sofreu 30.

 

Transmissão

 

A partida entre Criciúma e Bahia terá transmissão do Sportv 3 e Premiere 2 a partir das 19h.

 

Fonte: Rafaela Custódio / Portal Engeplus
Justen Celulares