Rui Car
09/11/2017 11h11 - Atualizado em 09/11/2017 08h26

Em ranking de promessas, Vinicius Junior é 67º; Matheusinho é melhor brasileiro

Com seis brasileiros, atacante do América-MG é mais bem posicionado, em 14º

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Famosa por suas listas, a “Four Four Two” lança, nesta semana, mais um ranking. Durante toda a semana, a tradicional revista inglesa está divulgando os nomes dos 100 melhores jovens jogadores do futebol mundial. Os atletas têm idade de 19 anos ou menos. Ainda falta o Top-10, mas dentre os 90 já listados estão seis brasileiros: Matheusinho (América-MG, 14º), Matheus Fernandes (Botafogo, 16º), Mateus Vital (Vasco, 31º), Vinicius Junior (Flamengo, 67º), Nonoca (Cruzeiro, 72º) e Marquinhos Cipriano (São Paulo, 82°).

 

 

O ranking foi feito em parceria com o jogo “Football Manager 2018”, que será lançado nesta sexta-feira. A ordem dos jogadores foi elaborada de acordo com os critérios do game, que conta com 100 pesquisadores titulares e mais de 1000 assistentes espalhados pelo mundo, para avaliar todos os possíveis jogadores. Se você estranha a presença do badalado Vinicius Junior na modesta 67ª posição, um dado pode te ajudar a entender: ele é apenas um dos cinco jovens com 17 anos na lista até o momento. E o segundo melhor – apenas o zagueiro inglês Ryan Sessegnon, do Fulham, tem a mesma idade e está na frente, em 40º.

 

Os 10 melhores do ranking devem ser divulgados nesta sexta-feira. Dentre os jovens com menos de 19 anos que não foram citados na lista ainda, estão o goleiro Donnarumma, do Milan, o atacante Mbappé, do PSG, o meia-atacante Pulisic, do Borussia Dortmund, e o lateral Alexander-Arnold, do Liverpool, que devem pintar no Top-10.

 

Confira a lista dos 10 melhores jovens até o momento e o que a revista diz sobre cada brasileiro:

  • 11. Tom Davis (ING), Everton, 19 anos
  • 12. Felix Passlack (ALE), Hoffenheim, 19 anos
  • 13. Timothy Fosu-Mensah (HOL), Crystal Palace, 19 anos
  • 14. Matheusinho (BRA), América-MG, 19 anos
  • 15. Toni Lato (ESP), Valencia, 19 anos
  • 16. Matheus Fernandes (BRA), Botafogo, 19 anos
  • 17. Ezequiel Barco (ARG), Independiente, 18 anos
  • 18. Dayot Upamecano (FRA), RB Leipzig, 19 anos
  • 19. Weston McKennie (EUA), Schalke 04, 19 anos
  • 20. Panagiotis Retsos (GRE), Bayer Leverkusen, 19 anos

 

 

14. Matheusinho (BRA), América-MG, 19 anos

 

Matheusinho, do América-MG, é o melhor da lista até o momento (Foto: Reprodução/FourFourTwo)Matheusinho, do América-MG, é o melhor da lista até o momento (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

Matheusinho, do América-MG, é o melhor da lista até o momento (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

 

“Matheusinho é um dos mais talentosos jovens jogadores no Brasil no momento. Com os pés rápidos e um centro de gravidade baixo, o jogador de 19 anos passa pelos oponentes com facilidade, seja jogando pelos lados, seja pelo meio.”

 

 

16. Matheus Fernandes (BRA), Botafogo, 19 anos

 

Matheus Fernandes, do Botafogo, é o 16º (Foto: Reprodução/FourFourTwo)Matheus Fernandes, do Botafogo, é o 16º (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

Matheus Fernandes, do Botafogo, é o 16º (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

 

“Fernandes só fez sua primeira apresentação no Botafogo em janeiro, mas já se estabeleceu como uma peça-chave do time de Jair Ventura. Combativo e resistente, o jovem de 19 anos tende a permanecer na frente da defesa e romper o jogo, mas ocasionalmente pode ser visto usando semblante esguio carregando a bola para frente.”

 

 

31. Mateus Vital (BRA), Vasco, 19 anos

 

Mateus Vital, do Vasco, também aparece (Foto: Reprodução/FourFourTwo)Mateus Vital, do Vasco, também aparece (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

Mateus Vital, do Vasco, também aparece (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

 

“Vital já experimentou mais altos e baixos do que quando estava nas categorias de base. Entrou para o Vasco aos cinco anos de idade. Aos nove, viu sua mãe ser fatalmente assassinada. Futebol sempre foi um escape, e o jogador prosperou na seleção brasileira sub-15 antes de ser promovido ao time profissional do Vasco.”

 

67. Vinicius Junior (BRA), Flamengo, 17 anos

 

Vinicius Junior é só o 67º (Foto: Reprodução/FourFourTwo)Vinicius Junior é só o 67º (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

Vinicius Junior é só o 67º (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

 

“Uma jovem promessa que está no pódio onde Ronaldo, Ronaldinho e Neymar estiveram com 17 anos. O vibrante atacante Vinicius já assinou com o Real Madrid por impressionantes 45 milhões de euros, e quando ainda tinha 16 anos. Forte e supersônico driblador, Vinicius fez 24 gols em 29 jogos pelo Brasil Sub-15 e Sub-17. O jornal espanhol “As” o chama de ‘versão mais moderna e forte de Neymar’. Sem pressão, rapaz.”

 

 

72. Nonoca (BRA), Cruzeiro, 19 anos

 

Nonoca, do Cruzeiro, é um dos seis brasileiros (Foto: Reprodução/FourFourTwo)Nonoca, do Cruzeiro, é um dos seis brasileiros (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

Nonoca, do Cruzeiro, é um dos seis brasileiros (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

 

“O ex-técnico do Brasil Mano Menezes promoveu o poderoso e agressivo infiltrador na primeira equipe no início do ano, e o tímido adolescente respondeu com performances ousadas.”

 

82. Marquinhos Cipriano (BRA), São Paulo, 18 anos

 

Marquinhos Cipriano, jovem do São Paulo, aparece na lista (Foto: Reprodução/FourFourTwo)Marquinhos Cipriano, jovem do São Paulo, aparece na lista (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

Marquinhos Cipriano, jovem do São Paulo, aparece na lista (Foto: Reprodução/FourFourTwo)

 

“Descrito como uma das grandes promessas brasileiras na sua idade, Marquinhos tem multa rescisória de 30 milhões de euros. São Paulo o contratou do Desportivo Brasil em 2015, e nos últimos anos despertou o interesse do PSG, Porto, Manchester City, Arsenal e Juventus

Justen Celulares