Rui Car
15/02/2019 08h52

Entenda por que Cuca não pode assumir o São Paulo agora

Cardiologista explica as condições de saúde do novo técnico do Tricolor

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

Contratado para ser o novo técnico do São Paulo a partir de 15 de abril, Cuca não pode assumir o comando do Tricolor imediatamente por conta de um problema no coração. Mas o que impede o treinador de exercer sua função agora? Basicamente o nível de estresse a que ele pode ser exposto.

 

De acordo com o cardiologista Constantino Constantini, Cuca ainda precisa estabilizar o problema que tem no coração e o fez pausar a carreira depois de comandar o Santos no Brasileirão de 2018.

 

– Pode ser que não tenha risco hoje ou amanhã, porém, a aterosclerose é um processo evolutivo. Você tem um carro que anda a 120 km/h e faz 10 km por litro. Se quiser usar a 150 km/h, 160 km/h, ele vai andar a 5 km por litro. Se vai a 100 km/h ou 110 km/h você regula a máquina e vai gastar menos gasolina – comparou o médico.

 

– É a situação do Cuca. A artéria dele tem 50% de entupimento. Se não controlar os fatores de risco, isso evolui e pode ocasionar complicações cardiovasculares que fará com que perca a qualidade de vida precocemente – completou Constantino.

 

 
 

Cuca ao lado do cardiologista Constantino Constantini — Foto: Arquivo PessoalCuca ao lado do cardiologista Constantino Constantini — Foto: Arquivo Pessoal

Cuca ao lado do cardiologista Constantino Constantini — Foto: Arquivo Pessoal

 

Nos próximos dois meses, até assumir o São Paulo, portanto, Cuca terá de intensificar os cuidados com a saúde para poder comandar o Tricolor longe de qualquer risco.

 

– Quero que ele coloque em um nível normal todo o transtorno de substâncias gordurosas: colesterol alteradíssimo, triglicerídeos alteradíssimos… Não quer dizer que não possa ir treinar o time, mas tem de equilibrar o próprio metabolismo – alertou o cardiologista.

 

A preocupação de Constantino é com relação ao histórico recente de estresse a que Cuca foi submetido por conta dos seguidos trabalhos no futebol.

 

– Cuca é um técnico que está vindo de muitos anos de estresse importante. Em poucos anos comandou o Atlético-MG, que foi campeão, o Palmeiras, também campeão, entre outros clubes – acrescentou Constantino.

 

 

Como anunciado pela diretoria do São Paulo, enquanto Cuca termina o tratamento no coração, o coordenador técnico Vagner Mancini será o técnico interino do time no Campeonato Paulista. E neste domingo, às 19h, ele comandará a equipe contra o Corinthians, em Itaquera.

 

Auxiliar de Cuca, Avlamir Stival, o Cuquinha, iniciará antes o trabalho no São Paulo e vai compor a comissão técnica com Mancini. Até para ajudar, a partir de 15 de abril, na transição. Apesar das restrições ao trabalho, Cuca deve ser apresentado no CT da Barra Funda na próxima semana.

Justen Celulares