Rui Car
15/11/2018 09h04

Faca na caveira: Botafogo busca inspiração na polícia na “guerra” contra o rebaixamento

Ivan Braz e Luciano Pedro, que são majores da PM e ex-membros do Bope, deram palestras para o elenco

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

“Tem que extrair o que eles ainda têm para dar de melhor”. A frase até poderia ter sido feita pelo técnico Zé Ricardo para exaltar o rendimento do Botafogo nos últimos dois jogos, mas não foi. A firmação é de Ivan Braz, Major da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que fez palestras motivacionais para o elenco e teve um papel fundamental nas vitórias diante de Corinthians e Flamengo.

 

Ao lado do amigo e também Major, Luciano Pedro, ele encontrou com os jogadores do Botafogo em dois treinos no Estádio Nilton Santos. Utilizando de experiências adquiridas no campo de batalha, os militares mostram a importância de se atuar em conjunto.

 

– Zé Ricardo me pediu para focar em posições específicas do time, como os lados de campo para aproximar as duplas. Marcinho e Erik e Gilson e Luiz Fernando. Conversamos com eles e mostramos como precisam se ajudar. Acho que o jogo contra o Flamengo já deu resultado.

 

Leo Valencia e Gilson comemoram gol diante do Flamengo e fazem homenagem aos palestrantes — Foto: Jorge R Jorge/BP FilmesLeo Valencia e Gilson comemoram gol diante do Flamengo e fazem homenagem aos palestrantes — Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes

Leo Valencia e Gilson comemoram gol diante do Flamengo e fazem homenagem aos palestrantes — Foto: Jorge R Jorge/BP Filmes

 

Ivan, que serviu, ao lado de Luciano, por 10 anos ao BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), disse que o primeiro passo foi mexer com o lado psicológico do elenco e tirar o que eles ainda têm de melhor para as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

 

– O primeiro papo foi antes do jogo contra o Corinthians. Você lida com a realidade de um time no fim de temporada, exaurido fisicamente e mentalmente e à beira de um precipício. Tem que começar a extrair o que eles ainda têm para dar de melhor.

 

Luciano, Zé Ricardo e Ivan durante palestra no Botafogo — Foto: Arquivo PessoalLuciano, Zé Ricardo e Ivan durante palestra no Botafogo — Foto: Arquivo Pessoal

Luciano, Zé Ricardo e Ivan durante palestra no Botafogo — Foto: Arquivo Pessoal

Justen Celulares