Rui Car
26/07/2018 17h00 - Atualizado em 26/07/2018 14h15

Faixa preta e ausência em coletivas: o luto da Ferrari por Marchionne na Hungria

Kimi Raikkonen e Maurizio Arrivabene são dispensados das respectivas coletivas de imprensa

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

De luto pela morte do ex-presidente da Ferrari e da Fiat, o italiano Sergio Marchionne, os membros da Ferrari apareceram no Circuito de Hungaroring, na manhã desta quinta-feira, com faixas pretas nos braços. Além disso, Kimi Raikkonen e Maurizio Arrivabene foram dispensados das coletivas de imprensa de pilotos e chefes de equipe, respectivamente.

 
 

Assim como os companheiros de time, Sebastian Vettel também será dispensado das obrigações com a mídia nesta quinta. No motorhome da Ferrari, a bandeira da escuderia era vista em meia-haste. A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) soltou um comunicado para explicar a decisão de liberar os membros do time italiano.

 

“Em função das circunstâncias excepcionais na Ferrari no atual momento, a FIA decidiu liberar os representantes da escuderia, Kimi Raikkonen e Maurizio Arrivabene das suas obrigação com a média nas coletivas oficiais de quinta e sexta. No caso de os pilotos da equipe ficarem no top3 no sábado ou domingo, eles serão esperados para participar das coletivas normalmente.”

 

Bandeira meia-haste no motorhome da Ferrari (Foto: Reprodução)Bandeira meia-haste no motorhome da Ferrari (Foto: Reprodução)

Bandeira meia-haste no motorhome da Ferrari (Foto: Reprodução)

 

Nas redes, pilotos e equipes também expressaram os sentimentos pelo falecimento de Marchionne. Na verdade, teve tributo até de anônimos, como essa bela pintura feita pelo o usuário “FrankyDoodle” do fórum “Reddit F1”, que tem o carro predominantemente preto com a mensagem em italiano: “Obrigado, Sergio”.

 

– Em função do falecimento de Sergio Marchionne, eu decidi homenageá-lo com uma pintura exclusiva do SF71H. Sergio fez muita coisa pela FCA e Ferrari, sinto que uma pintura como essa seria um bom adeus – disse.

 

 

Homenagem a Sergio Marchionne (Foto: FrankyDoodle/RedditF1)Homenagem a Sergio Marchionne (Foto: FrankyDoodle/RedditF1)

Homenagem a Sergio Marchionne (Foto: FrankyDoodle/RedditF1)

 

Para o adeus ao ex-presidente, o carro também terá uma faixa preta em sua pintura. O ato similar já foi visto antes em duas ocasiões de luto, mas com o bico inteiro na cor preta: no GP da Itália de 2001, após aos ataques de 11 de setembro nos EUA, e no GP do Barein de 2005, em função da morte do papa Papa João Paulo II.

 
 
 

Na Itália, em 2001, a Ferrari correu sem patrocinadores e com o bico preto como luto pelos atentados de 11 de setembro nos EUA (Foto: Mark Thompson/Getty Images)Na Itália, em 2001, a Ferrari correu sem patrocinadores e com o bico preto como luto pelos atentados de 11 de setembro nos EUA (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Na Itália, em 2001, a Ferrari correu sem patrocinadores e com o bico preto como luto pelos atentados de 11 de setembro nos EUA (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

 

Em 2005, no Bahrein, a Ferrari voltou a mostrar luto, pela morte do Papa João Paulo II (Foto: Mark Thompson/Getty Images)Em 2005, no Bahrein, a Ferrari voltou a mostrar luto, pela morte do Papa João Paulo II (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

Em 2005, no Bahrein, a Ferrari voltou a mostrar luto, pela morte do Papa João Paulo II (Foto: Mark Thompson/Getty Images)

 

Ex-presidente da Ferrari e da Fiat, o italiano Sergio Marchionne morreu na manhã desta quarta-feira, aos 66 anos de idade, no Hospital Universitário de Zurique, capital da Suíça. Marchionne havia deixado todos os seus cargos na última semana, devido à piora de seu estado de saúde. Oficialmente, a causa do falecimento foi uma embolia, após complicações de uma cirurgia no ombro.

Justen Celulares