Rui Car
03/03/2017 09h30 - Atualizado em 03/03/2017 08h21

Felipe Massa e o desafio físico da nova F1

"Mudei bastante a preparação neste ano, que está bem mais intensa"

Assistência Familiar Alto Vale
Blog Voando Baixo - Globo Esporte

Blog Voando Baixo - Globo Esporte

Delta Ativa

A temporada 2017 da Fórmula 1 está cheia de novidades. Um novo visual para os carros, que estão mais largos, com uma asa traseira maior e mais baixa e a uma dianteira mais agressiva, mais pressão aerodinâmica e pneus mais largos. Com isso, a promessa é que os tempos de volta caiam em até cinco segundos, com maiores velocidades nas curvas. Tudo isso aumenta a importância do preparo físico do piloto, que será submetido a forças G ainda maiores durante mais tempo nas corridas.

 

Pensando nisso, o brasileiro Felipe Massa, confirmado na Williams em 2017, resolveu mudar sua rotina de preparação. Trouxe um preparador físico para seu time, que o acompanhará em todas as atividades durante a temporada. Será o paulista Alex Azevedo, que trabalha com o piloto desde o ano passado.

 

– Mudei bastante a preparação neste ano, que está bem mais intensa. Um preparador físico vai me acompanhar o ano inteiro. A preparação física tem muita parte aeróbica, corrida, bicicleta, treinos para o coração, mas tem muito mais treinos físicos, para a parte muscular. E até crescer um pouco, para suportar toda o aumento da força G que os carros novos vão exigir. Tô treinando aqui igual a um louco, todos os dias, me preparando. Vai ser um ano muito mais difícil no lado físico – disse Felipe ao Voando Baixo.

 

A preparação física de Felipe Massa

 

Alex Azevedo, preparador físico de Felipe Massa

 

Para Alex Azevedo, trabalhar com o piloto brasileiro está sendo ótimo. Com formação de artes marciais, será a primeira vez que o preparador acompanhará uma temporada completa da F1.

 

– Bom, trabalhar com o Felipe é um prazer. Uma pessoa extremamente profissional, humilde e competente. E que lida com todos as situações de uma maneira muito simples. Isso realmente me chamou muito atenção. Ter essa experiência com ele é simplesmente fantástico. Cresci em um ambiente competitivo nas artes marciais, então poder viver tudo isso mesmo que em outro esporte é indescritível – disse Alex.

 

O preparador explica a importância de uma resistência física maior com as mudanças em 2017.

 

– Neste ano, os carros estão até 40km/h mais rápidos nas curvas. Todos os pilotos precisarão trabalhar muito mais a resistência cardiovascular, a força pra segurar o carro nas curvas e fortalecer a cervical (pescoço) e a coluna. Estamos ganhando um pouco de massa muscular mas o trabalho de cardio está realmente intenso. O Felipe tem uma consciência corporal incrível e assimila todos os detalhes muito fácil. Então ele entende bem minha metodologia de trabalho – completou.

 

Justen Celulares