Rui Car
18/09/2019 12h30 - Atualizado em 18/09/2019 08h54

Ferido em acidente, Juan Manuel segue em coma induzido, mas tem pequena melhora, diz hospital

Pulmões de piloto americano de 20 anos melhoram, mas ele segue respirando através de aparelhos

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O piloto americano Juan Manuel Correa, que há duas semanas se envolveu no acidente fatal do francês Anthoine Hubert na corrida da Fórmula 2 em Spa-Francorchamps, segue em coma induzido no hospital de Londres no qual está internado. Nesta terça-feira, um novo boletim médico revelou pequenas melhoras nos pulmões do piloto, ainda que ele continue respirando através de aparelhos. Ele precisa de uma melhora significativa de seus pulmões para passar por cirurgias complementares.

 

Na última sexta-feira, os pais do piloto divulgaram um comunicado atualizando o estado de saúde do filho, agradecendo o apoio que os fãs têm demonstrado. Segundo eles, os médicos já afirmaram que Correa passará por novas cirurgias assim que o quadro de insuficiência respiratória evoluir.

 

Segundo comunicado emitido pela família do piloto na última semana, Correa teve um quadro de insuficiência respiratória, considerado comum em casos como o do americano, que sofreu fraturas nos pés e pernas. Os médicos, então, optaram por sedá-lo e deixá-lo respirando com a ajuda de aparelhos. Apesar da intercorrência e do estado critico do piloto, seu estado é considerado estável.

 

– Muitos dos sinais vitais melhoraram suavemente e outros pioraram muito pouco. Nós fomos lembrados pelos médicos que enquanto Juan Manuel continuar em um ritmo de melhoras, ainda que pequenas, é tudo o que podemos pedir no momento. As infecções estão sob controle, os indicadores respiratórios continuam estáveis e todos os sinais vitais continuam consistentes e estáveis. Nós acreditamos na força e na determinação do nosso filho. Nós vemos cada pequena melhora como uma indicação de que as coisas estão começando e virar a seu favor, apenas precisamos que isso aconteça um pouco mais rápido. Os médicos continuam monitorando e trocando os curativos quando necessário e confirmam que as fraturas são múltiplas e severas. Cirurgias adicionais vão ser necessárias assim que os pulmões de Juan Manuel melhorem a um estado que seja seguro para os médicos realizarem o procedimento.

 
 

Acidente fatal de Anthoine Hubert ocorreu na Eau Rouge — Foto: Reprodução/FOMAcidente fatal de Anthoine Hubert ocorreu na Eau Rouge — Foto: Reprodução/FOM

Acidente fatal de Anthoine Hubert ocorreu na Eau Rouge — Foto: Reprodução/FOM

 

O acidente em Spa

No acidente na Bélgica, o piloto da Sauber Team by Charouz não conseguiu desviar do carro de Anthoine Hubert, que havia batido na proteção de pneus no trecho entre as curvas Eau Rouge e Raidillon. No violento impacto, o francês não resistiu, e Correa, cujo carro capotou, teve múltiplas fraturas a ponto de ter corrido o risco de amputação do pé direito.

 

Aos 20 anos, Juan Manuel Correa disputava sua segunda temporada na Fórmula 2 e tinha como melhor resultado dois segundos lugares, em Baku e Paul Ricard.

Justen Celulares