Rui Car
04/10/2018 14h40 - Atualizado em 04/10/2018 13h39

Fernando Santos convoca Portugal sem Cristiano Ronaldo

Ele só voltará em 2019

Assistência Familiar Alto Vale
Globo Esporte

Globo Esporte

Delta Ativa

O técnico Fernando Santos divulgou nesta quinta-feira a segunda convocação de Portugal após a Copa do Mundo na Rússia, de olho nos duelos contra Polônia e Escócia, e novamente deixou Cristiano Ronaldo de fora da lista. Ausente na relação anterior, o astro fez um acordo com o treinador e a federação portuguesa para só voltar a defender a equipe em 2019.

 

O tema foi abordado logo na primeira pergunta da entrevista coletiva de Fernando Santos, que confirmou o que a imprensa portuguesa já vinha apontando: que CR7 também não será chamado para a última Data Fifa do ano, em novembro.

 

– Houve uma conversa tripla, com o jogador, o treinador e o presidente da federação. Concordamos que o jogador não estaria nestas duas convocações, nesta e na próxima, em novembro. Não vou dar detalhes. Simplesmente, após uma conversa entendemos que não seria possível convocar Cristiano Ronaldo. No futuro, nada impede que o Cristiano dê sua contribuição à Seleção – disse Fernando.

 
 

O comandante luso também foi questionado sobre a acusação de estupro da qual Cristiano Ronaldo é alvo, em processo aberto pela americana Kathryn Mayorga, nos Estados Unidos. Ela diz que o astro cometeu o crime em 2009, em um hotel em Las Vegas – e o treinador defendeu CR7.

 

– Em termos pessoais, aqui não é uma questão de solidariedade. Acredito no que o jogador publicou, que considera o estupro um ato abominável e reafirma que é inocente. Conheço bem Ronaldo e acredito plenamente naquilo que ele diz. Ele não cometeria o crime de que é acusado. Não acredito nisso.

 

Herói da Euro de volta

O treinador português chamou 25 jogadores para enfrentar os poloneses, na próxima quinta-feira, pela Liga das Nações, e os escoceses, no dia 14, em amistoso. A principal novidade é, na verdade, um retorno: o atacante Éder – autor do gol do título da Euro 2016 – foi chamado novamente, após ter sido deixado de fora do Mundial.

 

Outro atleta que retorna à seleção portuguesa é o volante Danilo Pereira, que havia ficado fora do Mundial por lesão. Os novos nomes são o lateral-esquerdo Kevin Rodrigues, da Real Sociedad, e o atacante Hélder Costa, do Wolverhampton – em contrapartida, Raphael Guerreiro e Gelson Martins não foram chamados, assim como Quaresma, João Moutinho e Adrién Silva.

 

Confira a convocação de Portugal:

  • Goleiros: Beto, Cláudio Ramos e Rui Patrício;
  • Defensores: Cédric Soares, João Cancelo, Kevin Rodrigues, Luís Neto, Mário Rui, Pedro Mendes, Pepe e Rúben Dias;
  • Meio-campistas: Bruno Fernandes, Danilo Pereira, Gedson Fernandes, Pizzi, Renato Sanches, Rúben Neves, Sérgio Oliveira e William Carvalho;
  • Atacantes: André Silva, Bernardo Silva, Bruma, Éder, Gonçalo Guedes e Hélder Costa.
Justen Celulares