Rui Car
29/10/2017 08h00 - Atualizado em 28/10/2017 10h34

Fifa diz que não vai interferir em impasse entre federações israelense e palestina

Assistência Familiar Alto Vale
Delta Ativa

A Fifa não vai interferir no impasse entre dirigentes de futebol israelenses e palestinas, e considera o assunto encerrado, disse o presidente da entidade mundial de futebol, Gianni Infantino, nesta sexta-feira.

 

A disputa está centrada em seis times de divisões mais baixas do Campeonato Israelense que têm sede em assentamentos na Cisjordânia ocupada e disputam seus jogos no território.

 

A Associação de Futebol Palestina (PFA) diz que a decisão é contrária aos estatutos da Fifa, que dizem que os times de um país-membro não podem jogar partidas no território de outra associação sem permissão.

 

A PFA também se queixou de que Israel limita suas atividades, inclusive a movimentação de jogadores entre a Cisjordânia e Gaza, e que impediu algumas partidas.

 

Israel tem citado preocupações com a segurança para justificar suas ações, e a federação de futebol israelense diz não ser responsável pelas ações de seu governo.

 

Em 2015 a PFA propôs, durante um Congresso da Fifa, que Israel fosse suspenso do futebol internacional, mas recuou depois que a Fifa montou uma força-tarefa liderada pelo político sul-africano Tokyo Sexwale.

 

“A Fifa decidiu não impor quaisquer sanções ou outras medidas contra a federação de futebol israelense ou a federação de futebol palestina”, disse Infantino em uma coletiva de imprensa após uma reunião do Conselho da Fifa.

 

“Estes territórios são de interesse das autoridades internacionais de lei pública e a Fifa tem que permanecer neutra”.

 

Os assentamentos israelenses em territórios ocupados são considerados ilegais pela lei internacional, o que Israel questiona.

 

 

Extra

Justen Celulares