Rui Car
24/09/2022 09h23

Figueirense joga o acesso neste sábado contra o ABC

Aproveitamento do Furacão atuando como mandante é de 80,5%

Assistência Familiar Alto Vale
Foto: Luis Debiasi / @soubemfloripa

Foto: Luis Debiasi / @soubemfloripa

Delta Ativa

O Figueirense terá a última oportunidade do ano de voltar para a Série B diante do ABC-RN, neste sábado (24), às 17h. Além disso, conta ao seu favor o desempenho jogando no Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis, durante a Série C, especialmente na 2ª fase.

 

Retrospectiva na temporada O ano começou com a esperança de dias melhores, a principal mudança para tentar não repetir o fracasso de 2021 começou com a troca de técnico.

 

Para o lugar de Jorginho, Júnior Rocha chegou no Estreito após ter um bom desempenho no Ypiranga-RS, no ano passado, quando quase conseguiu subir com a equipe.

 

Dentro de campo, o primeiro confronto trouxe ânimo ao torcedor. O Alvinegro venceu o clássico da Capital contra o Avaí, por 3 a 1, no dia 20 de janeiro, e conquistou a Recopa Catarinense, em pleno estádio da Ressacada. Pelo Campeonato Catarinense, o Furacão do Estreito não conseguiu fazer uma grande primeira fase, mas passou com a 7ª melhor campanha chegou no mata-mata – eram oito classificados.

 

Nos duelos decisivos, eliminou o Hercílio Luz fazendo valer o mando de campo, mas caiu na semifinal para o Camboriú, após perder por 2 a 0 no Estádio das Nações.

 

Apesar da eliminação precoce na 2ª fase da Copa do Brasil, o Furacão do Estreito competiu de igual para igual contra o Cuiabá, que está na primeira divisão, e perdeu nos pênaltis, após o empate em 2 a 2 no tempo normal.

 

O primeiro semestre do Alvinegro foi de altos e baixos, mas com o foco maior na Série C. O objetivo principal do clube segue vivo até este sábado, onde tem a tão sonhada oportunidade de fechar o ano com o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro.

 

Fator casa

 

Após o tropeço contra o Vitória, o Figueirense terá a oportunidade de contar com a força do Orlando Scarpelli para buscar o acesso.

 

O aproveitamento do Alvinegro atuando como mandante é de 80,5%. No total, foram nove vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Na segunda fase, o desempenho é ainda melhor sendo duas vitórias em dois jogos.

 

Mesmo se seguir a sua campanha da atual fase, o Figueirense precisa torcer por um tropeço do Vitória, que está na zona de classificação dois pontos acima dos catarinenses.

 

Temos que tentar esquecer um pouco o jogo lá [Paysandu x Vitória], se não fizermos nossa parte, não vai adiantar de nada. Temos que fazer nossa parte aqui e um empate lá está de bom tamanho”, afirmou o atacante Andrew.

 

A equipe baiana pode, no máximo, empatar. Se esse cenário acontecer, o Figueirense empata na pontuação, mas fica com a vaga pelo critério de saldo de gols.

 

Em busca de contar com casa lotada, a diretoria anunciou promoção de ingressos “sócio +1”. Dessa forma, o sócio adimplente pode levar um convidado de forma gratuita, que deve acessar o estádio junto com o titular da carteirinha. Por volta das 2h desta sexta-feira (23), cerca de 4,5 mil ingressos tinham sido vendidos para a decisão.

 

Últimos preparativos

 

Assim como no confronto contra o Vitória, o técnico Júnior Rocha contará com o mesmo elenco. Apesar do último treino de portões fechados, a reportagem do Arena ND+ apurou que Tito deve seguir como titular no lugar de Gustavo Henrique.

 

Pelo lado do ABC-RN, o departamento de futebol comunicou, na última quinta-feira (22), que os atacante Eron e Wesley Pionteck decidiram, em comum acordo, deixar o clube.

 

Por outr0 lado, terá o retorno do zagueiro Ícaro e de Henan, que não jogaram contra o Paysandu. O experiente atacante é um velho conhecido da torcida do Figueira, pois defendeu o clube entre 2017 e 2018. Na ocasião, foram mais de 62 jogos e 21 gols. Mesmo com os retornos, o técnico Fernando Marchiori ainda faz mistério sobre quem deve começar.

 

FICHA TÉCNICA

 

ABC-RN: Matheus Nogueira; Daniel Vançan, Marcos Vinicius (Ícaro), Afonso e Richardson; Wellington Reis, Erick, Cayson e Fábio Costa; Wallyson e Lucas Pajeu (Henan). Técnico: Fernando Marchiori.

 

Figueirense: Wilson; Muriel, Fernando, Maurício e Zé Mário; Moacir, Oberdan e Léo Artur; Andrew, Tito (Gustavo Henrique) e Jean Silva. Técnico: Júnior Rocha.

 

Arbitragem: Flavio Rodrigues de Souza (FIFA-SP) será o responsável por apitar a partida. Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Fabrini Bevilaqua Costa (Fifa-SP) serão os auxiliares. Adriano de Assis Miranda (SP) fica no comando do VAR.

 

Local: Estádio Orlando Scarpelli, Florianópolis.

 

Data e horário: Sábado (24), às 17h

 
Fonte: Marcos Jordão / ND+
Justen Celulares