Rui Car
19/04/2021 11h38

Figueirense perde para o Próspera e se complica no Catarinense

Equipe de Florianópolis chega na última rodada com chances de se classificar ao mata-mata, mas também corre riscos de ser rebaixada

Assistência Familiar Alto Vale
Jessé (ao centro) comemora o gol do Próspera (Foto: Lucas Colombo / EC Próspera)

Jessé (ao centro) comemora o gol do Próspera (Foto: Lucas Colombo / EC Próspera)

Delta Ativa

Figueirense perdeu para o Próspera por 1 a 0 na tarde deste domingo (18), em Criciúma, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Catarinense, e agora vê a vaga ao mata-mata ameaçada.

 

A equipe de Florianópolis teve ao menos duas boas chances de pular na frente do placar, parou na trave, no goleiro Roberto e sofreu um gol de pênalti, convertido por Jessé já na metade da segunda etapa. O lance gerou muita reclamação.

 

O resultado deixa o Furacão na oitava posição, dependendo apenas das próprias forças para avançar à próxima fase. No entanto, uma combinação de resultados pode até mesmo rebaixar o Alvinegro à segunda divisão do Estadual na última rodada.

 

Por outro lado, com a vitória, a equipe do Sul de Santa Catarina carimba a vaga ao mata-mata.

 

Primeira etapa equilibrada

 

Colados na tabela, Próspera e Figueirense fizeram um primeiro tempo equilibrado e com poucas chances de gol.

 

A equipe da casa iniciou a partida com ligeira superioridade ao Furacão. Em cobrança de falta aos 13 minutos, Roger colocou a bola na cabeça do volante Jessé que mandou próximo ao travessão, dando um susto em Emerson Jr.

 

Após os 20 minutos, o Figueirense cresceu na partida e teve a primeira boa chance aos 28’. Carlinhos sofreu falta na entrada da área do Próspera. Na cobrança, Alê Santos cobrou firme, por cima da barreira, e obrigou Roberto a fazer boa defesa.

 

Três minutos depois foi a vez de Pedro Maranhão arriscar uma bomba de fora da área e assustar o goleiro.

 

A melhor chance Alvinegra aconteceu aos 41. Escanteio cobrado pelo lado direito e Matheus Silva subiu mais que a defesa rival para testar firme na trave.

 

Jogo movimentado

 

Melhor no segundo tempo, o Figueirense criou boas chances para sair na frente do marcador. O goleiro Roberto foi o destaque na etapa final.

 

Aos oito minutos, Pedro Maranhão foi derrubado por Daniel na entrada da área. Na cobrança, Alê Santos disparou um chute forte, mas com desvio a bola saiu pela linha de fundo.

 

O atacante Welissol também parou no goleiro da equipe mandante em cabeçada após cobrança de escanteio.

 

Já na reta final, o atacante Alex Bruno recebeu dentro da área e caiu após contato com Felipe Gregório. O árbitro Braulio da Silva Machado marcou pênalti. O lance gerou muitas reclamações pelo lado alvinegro.

 

Jessé foi para a cobrança e bateu sem chances para Emerson Jr: 1 a 0 Próspera. O Furacão ainda tentou pressionar, mas esbarrou na má pontaria dos atacantes e na boa tarde do goleiro adversário.

 

Como fica e possíveis cenários

 

Com a vitória o Próspera assume a quinta posição na tabela e carimba a vaga ao mata-mata. Já o Figueirense permanece em oitavo com dez pontos.

 

Uma vitória sobre o Marcílio Dias na última rodada garante o Alvinegro no mata-mata, desde que o Concórdia não tire a diferença de quatro gols de saldo.

 

Se empatar, a equipe de Florianópolis precisará “secar” Concórdia, Hercílio Luz e Criciúma para avançar.

 

Se perder e estas três equipes citadas vencerem seus jogos, o Figueirense estará rebaixado à segunda divisão do Campeonato Catarinense.

 

FICHA TÉCNICA:

Próspera 1×0 Figueirense

 

Próspera: Roberto; Sueliton, Matheus Ernandes, Gullithi e Diego Soares; Jessé, Roger (Lucas Sebastian) e Galiardo (Eduardo); Gabriel, Maicon Santana (Alex Bruno) e Daniel. Técnico: Paulo Baier

 

Figueirense: Emerson Jr; Everton Santos, Felipe Gregório, Matheus (Paulo Ricardo) e Renan Luís; Alê Santos (Lincon), Fabrício e Marllon; Pedro Maranhão (Wellissol), Blaise e Carlinhos (Breno). Técnico: Jorginho

 

Gol: Jessé (PRO) aos 30′ do 2º tempo

Cartões amarelos: Jessé (PRO) e Galiardo (PRO)

Arbitragem: Bráulio da Silva Machado auxiliado por Helton Nunes e Eder Alexandre

Local: estádio Heriberto Hülse, em Criciúma


FONTE: ND+

Participe de um dos nossos grupos no WhatsApp e receba diariamente as principais notícias do Portal da Educadora. É só clicar aqui. 

 

Justen Celulares